segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ed. 2182

  1. Uma fuga inédita
  2. Enchente
  3. Centro Acadêmico
  4. Defesa dos animais
  5. Indenização I
  6. Indenização III
  7. Boxe
  8. Indenização II
  9. Trânsito
  10. Defesa dos animais II
  11. Sarau na Biblioteca
  12. Concurso
  13. Concurso II
  14. Concurso III
  15. Energia
  16. Empregos
  17. Concurso IV
  18. Dois conselhos são reconstituídos
  19. Câmara celebra Semana da Pátria
  20. PL: Consumidor que achar produto vencido poderá levar novo exemplar de graça
  21. Concurso do IPE registra mais de 30% de abstenções
  22. Schneider têm documento assinado por CC’s contra Felice
  23. Exposição itinerante marca o centenário do Frei Orlando
  24. Iniciada Semana da Pátria 2013
  25. Começam as aulas para primeira turma do Colégio Agrícola
  26. Quem ganha e quem perde na bolsa com a alta dos juros
  27. 6 dicas para motivar sua equipe
  28. Gastos com vestuário diminuem e preços caem
  29. Operação da Polícia Civil cerca a
  30. União das Vilas e tira o “Coelho” da toca
  31. 1º BPAF prende jovem por posse de munição
  32. Brigada captura foragido
  33. PC realiza operação a apreende maconha com policial uruguaio e comparsas
  34. Inscrições abertas para VI Bienal de Jovens Criadores dos países de língua portuguesa
  35. Comissão debate reformulação do ensino médio
  36. Comissão aprova política de prevenção à violência contra professor
  37. Educação aprova acesso a notas para reprovados no vestibular
  38. Uruguaiana e região: Intensa programação cultural em setembro
  39. Conheça as músicas que irão concorrer no 5º FESTIVAL DO “CANDIERO” – Poesia e Canção
  40. Os pecados capitais e nossa saúde
  41. Lindsay Lohan tenta convencer a mãe a se internar para reabilitação
  42. Se tiver tempo, Bruna Marquezine diz que vai visitar Neymar
  43. Direção do Inter celebra empate e pede cumplicidade para a torcida
  44. Felipão admite desvantagem de Kaká na busca pela seleção brasileira
  45. Sucesso de público no 30 Horas de Esporte
  46. Fred sente lesão e já é dúvida

Projeto inicia atividades em escola pública no município de Uruguaiana

O projeto Promoção em Saúde nas escolas: um caminho para redução de morbimortalidade por causas externasdeu início, no mês de agosto, às atividades de intervenção no âmbito do Programa Saúde e Prevenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice. O objetivo é reduzir as morbidades e mortalidades ocasionadas pelos fatores externos em uma população jovem do município.
O projeto, desenvolvido no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), é coordenado pela professora Marcia Adriana Poll e conta com cinco bolsistas e quatro voluntários: Diana Baumgart, Kelen Silva, Lurian Tamara, Valquiria Carpes e Tatiane Phelipini, Andressa Rios, Jéssica de Moraes, Karen Medeiros e Marco Recart.
Anterior a essa iniciativa, a equipe do projeto fez o levantamento dos dados das doenças e mortes causadas em Uruguaiana, no período de janeiro a junho de 2012, a partir da coleta de informações nas fichas de atendimento ambulatorial em uma unidade de Urgência e Emergência de um hospital da cidade. Através desses levantamentos, foi possível identificar o bairro mais vulnerável do município por morbimortalidades das causas externas e fazer a escolha da escola.
A equipe do projeto acompanhará, durante três anos, 120 alunos do sétimo ano do ensino fundamental, da escola Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice. As atividades que serão desenvolvidas consistem em dinâmicas pedagógicas e reflexivas por meio de músicas, vídeos e construção de cartazes.
Segundo a voluntária do projeto, Andressa Oliveira Rios, essas iniciativas permitem livre expressão das evidências cotidianas dos estudantes sobre os eixos temáticos relacionados a acidentes de trânsito, álcool, drogas, violência interpessoal, bullyng e suicídio.
As discussões surgidas nos encontros são capazes de potencializar conhecimentos e valores que podem orientar as escolhas destes estudantes quanto à decisão e mudança de comportamento de risco, acrescenta Andressa.
Além disso, o projeto permite a parceria entre docentes da Universidade e professores e alunos da escola pública.
- Esperamos que as ações de prevenção e promoção da educação em saúde sobre os principais agravos das causas externas possam promover a conscientização entre os jovens atendidos pelo projeto - afirma Andressa.

Dois traficantes foram presos pela BM

A Brigada Militar prendeu mais um traficante na terça-feira. De acordo com a ocorrência, o fato aconteceu na quinta-feira, por volta das 17h30min, no bairro Cidade Nova, na Rua Diego Lanziane. O homem preso tem 32 anos e foi flagrado traficando em sua residência. Ele tentou fugir ao ver a BM em frente a sua casa, mas não obteve êxito no feito. Com a traficante a BM apreendeu 14 papelotes de cocaína, pesando um total de 3,63 gramas, um cigarro de maconha, quatro telefones celulares, uma fita larga marrom, um hidrômetro, um pote médio enrolado com fita marrom onde a droga foi encontrada e R$ 240,45 em dinheiro.
O homem foi preso em flagrante por trafico de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia. 
Também foi preso nesta semana por tráfico de drogas, um homem de 50 anos. O flagrante feito pela BM ocorreu no bairro Nova Esperança, na travessa Armelindo Cavaleiro, por volta das 19h de quinta-feira. Com o homem, a Polícia encontrou 11 papelotes de cocaína e uma pedra um pouco maior de cocaína, pesando um total de 7,86 gramas, sete pedras de crack, pesando um total de 0,78 gramas, um tablet, dois telefones celulares, uma câmera digital e dois DVDs.

Homem é capturado com munição

A Brigada Militar prendeu um rapaz de 18 anos, no bairro Vila Julia, na Rua Andradas. Durante revista, a Brigada encontrou com ele, uma munição calibre 22 intacta e uma trouxinha de maconha pesando 1,86 gramas. 
O homem foi preso em flagrante por posse irregular de munição. A quantia de droga encontrada com ele configura consumo.

Casa de Apoio a Pessoas com Câncer é apresentada aos Vereadores

A disponibilidade da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) no apoio aos pacientes em situação de vulnerabilidade social, que realizam tratamento oncológico em Uruguaiana foi detalhada na Câmara Municipal. A instituição oferece acomodações para 24 pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia que não possuem um local para ficar na cidade, sendo em sua maioria pessoas que residem em outros municípios.
A representante da Aapecan, Vivian D’Avila, destacou a gratuidade do serviço que recebe pacientes e um acompanhante, de acordo com a necessidade de cada usuário, e disponibiliza café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A Casa de Apoio localizada na Rua Estilac Leal, 2639, no bairro São Miguel, foi inaugurada há três semanas e também oferece atendimento psicológico e atividades terapêuticas. Para saber mais, ou ajudar a Aapecan, basta ligar para (55) 3411-9327.

Mototaxista é flagrado traficando

Na quarta-feira, a Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, no bairro Cabo Luiz Quevedo, rua Pinheiro Machado, abordou um mototaxista, de 26 anos, que tinha no bolso da sua jaqueta seis papelotes de cocaína, e quando indagado sobre a droga, o mesmo respondeu que estava levando para entregar a uma mulher no bairro Anita Garibaldi. Ele foi apresentado na DP e encaminhado à Penitenciária Modulada.

Jussara luta pela Clínica Renal

Na quinta-feira, a vereadora Jussara Osório esteve em Alegre, em encontro com secretário Ciro Simoni, quando entregou algumas demandas de Uruguaiana. 
Dentre elas estão: a disponibilização de equipamentos básicos para clínica renal; a aquisição de ambulância para o município; instalação do curso de medicina na Unipampa; recursos para adequar área física e equipar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, que será referência regional na Santa Casa de Caridade. 
A Clínica Renal foi inaugurada pelo Governo Felice que vangloriava-se do feito, porém pelo fato de não terem sido adquiridos equipamentos fundamentais, o local continua de portas fechadas e pacientes precisando recorrer a outras cidades do Estado para buscar ajuda.

Câmara homenageia empreendedores de Uruguaiana

A Câmara Municipal reverenciou empreendedores de Uruguaiana que comemoram décadas de prestação de serviço este ano. Em sessão especial realizada nesta quinta-feira, dia 29, foram celebrados os 50 anos da Óptica, Joalheria e Relojoaria Precisão, por proposição do vereador Ronnie Mello, e os 70 anos de Fundação da Colônia Rizícola nº 2, localizada no distrito de São Marcos. 
Os parlamentares destacaram a homenagem como reconhecimento e valorização de empresas que vigoram através dos anos e são exemplares de perseverança, de respeito aos munícipes e de empreendedorismo no município. 
Ainda foram citados como modelos para pequenos investidores que buscam a consolidação do trabalho com honestidade, compromisso e dedicação.

Câmara dos Deputados aprova projeto que unifica 190 entre Policias e Bombeiros

Usado atualmente para contato com a Polícia Militar, o número 190 poderá centralizar todas as chamadas emergenciais no país. Projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo, estabelece a unificação dos números de emergência, como já ocorre em vários países. Se não for apresentado recurso, a proposta segue para o Senado. Pelo texto, ao discar 190 o usuário poderá fazer contato, além da central da Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros, as polícias Federal, Rodoviárias Federal e Estadual, Civil, Defesa Civil e com serviço de saúde de emergência.
“Hoje, o usuário é obrigado a decorar uma variedade de números, 190 para Polícia Militar, 192 para atendimento médico de emergência, 193 para Bombeiros, 199 para Defesa Civil, 147 para Polícia Civil, 181 para Disque-Denúncia e assim por diante, cabendo-lhe o ônus de selecionar apropriadamente o serviço mais adequado à sua necessidade do momento”, justificou o deputado Antonio Mendes (PSDB-SP), autor do projeto.

Pronatec oferece vagas que não foram ocupadas no Sisutec

Aqueles que não foram convocados no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) ou não puderam participar da seleção por não terem feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 poderão inscrever-se para as vagas que não foram ocupadas. Desde ás 19h de quinta-feira até as 23h59 do dia 16 de setembro, os interessados poderão acessar as vagas e fazer a inscrição no portal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As vagas no ensino técnico são gratuitas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O candidato deverá apresentar a seguinte documentação na hora de se inscrever: o certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de Trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma foto 3x4 recente, o título de eleitor e comprovante de votação e o comprovante de residência. Depois de se inscrever, o candidato terá prazo de dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino.

Consepro faz doação à PC

O Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), que tem como presidente o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Clarindo Martins Barbosa, repassou na quinta-feira (29), à Delegacia Especializada de Furto, Roubos e Capturas (DEFREC), uma impressora a laser. Na ocasião, representou a DEFREC, o delegado Rodrigo Veiga Morale. A entrega do equipamento foi realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana e vai beneficiar o trabalho desenvolvido pela Policia Civil em nossa cidade. O CONSEPRO vem realizando diversas ações em favor dos órgãos de segurança pública do Município. “Dentro do que está ao nosso alcance, estamos buscando fazer um trabalho de fortalecimento na área da segurança pública”, declarou Clarindo Barbosa.

Foz executa obras de saneamento em 27 ruas na próxima semana

Na próxima semana a Foz trabalhará na implantação de redes de esgoto cloacal e ramais de ligação. Além destes serviços, estará repavimentado as vias já concluídas. Confira abaixo o cronograma de obras de 02/09 a 06/09.

As repavimentações serão realizadas nos seguintes trechos: 
- Rua Roberto Kraemer, entre Padre Anchieta e Estilac Leal;
- Rua Roberto Kraemer, entre Rodrigues Portugal e Padre Anchieta;
- Rua Rodrigues Portugal, entre Roberto Kraemer e Monteiro Lobato;
- Rua Padre Anchieta, entre Roberto Kraemer e Monteiro Lobato;
- Rua Monteiro Lobato, entre Padre Anchieta e Rodrigues Portugal;
- Beco da Guampa.

As Execuções de novas redes serão realizadas nos trechos:
- Rua Tauceda, entre Salgado Filho e Estilac Leal;
- Rua Estilac Leal, entre Borges da Costa e Tauceda;
- Rua Tauceda, entre Estilac e Padre Anchieta;
- Rua Padre Anchieta, entre Borges da Costa e Tauceda;
- Rua Padre Anchieta, entre Tauceda e Aleixo Worlod;
- Rua Joaquim Murtinho, entre General Canabarro e General Hipólito;
- Rua Feliciano Ribeiro, entre General Canabarro e Julio de Castilhos;
- Rua Julio de Castilhos, entre Venâncio Aires e Bento Gonçalves;
- Rua General Hipólito, entre Domingos de Almeida e Duque de Caxias;
- Rua Marechal Floriano; entre General Hipólito e Prado Lima;
- Rua Sem Denominação 104, entre Gregório Beheregaray e 14 de Julho.

As Execuções de novos ramais serão realizadas nos trechos:
- Rua Aleixo Worlod, entre Estilac Leal e Padre Anchieta;
- Rua Estilac Leal, entre Tauceda e Aleixo Worlod;
- Rua sem denominação 21, entre Tauceda e Aleixo Worlod;
- Rua sem denominação 22, entre Tauceda e Aleixo Worlod;
- Rua sem denominação 23, entre Aleixo Worlod e Cabo Luiz Quevedo.
- Rua Padre Anchieta, entre Cabo Luiz Quevedo e Marechal Floriano;
- Rua General Canabarro, entre 7 de Setembro e General Câmara;
- Rua General Hipólito, entre Domingos de Almeida e Duque de Caxias;
- Rua Feliciano Ribeiro, entre General Hipólito e General Canabarro;
- Rua General Canabarro, entre Bento Gonçalves e Feliciano Ribeiro.

Importante: A programação trata-se de uma previsão dos locais onde haverá a realização de obras, podendo ser alterada em consequência de diversos fatores como interferências, alterações climáticas, entre outros. .Mais informações sobre o trabalho da Foz podem ser obtidas através do telefone 0800 771 0001 ou na Central de Atendimento - Rua Flores da Cunha, 1516. Outro canal de comunicação da Foz é o Torpedo Fácil, basta enviar uma SMS gratuita para o número 27800 e no corpo da mensagem *foz* seguido da solicitação.

Se aprovado pela MEC, curso de Medicina é de Uruguaiana

O Conselho Universitário da Unipampa aprovou nesta semana, em Santana do Livramento, a proposta da Reitora Ulrica Arns de instalar a Faculdade de Medicina em Uruguaiana. Agora, a Unipampa está autorizada a pleitear a instalação no município assim que abrirem as inscrições no MEC para as Universidades públicas, o que deve ocorrer em setembro. Pesou na decisão o apoio político conseguido por Schneider, já que Bagé, sede da reitoria, também queria o curso. A informação garante a intenção da Unipampa em fazer do Pólo de Uruguaiana, o beneficiado pelo curso.

Proposta de realização de plebiscito começa a tramitar na Câmara

A pouco mais de um mês do fim do prazo para que modificações nas regras eleitorais sejam válidas para as eleições de 2014, começou a tramitar na quarta-feira, na Câmara dos Deputados um projeto de decreto legislativo que propõe a realizazão de um plebiscito sobre reforma política.
Proposto pelos líderes do PT, José Guimarães (CE); do PSB, Beto Albuquerque; do PDT, André Figueiredo (CE); e do PCdoB, Manuela D`Ávila (RS), o projeto obteve 188 assinaturas, 17 a mais das 171 necessárias. Agora, o projeto terá que ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pelo plenário da Câmara e depois pelo Senado.
Diferentemente da proposta da presidente Dilma Rousseff, anunciada em julho, o projeto propõe que a consulta popular aborde três temas: financiamento das campanhas eleitorais, possibilidade de coleta de assinaturas por meio da internet para apresentação de propostas de iniciativa popular e coincidência de eleições.
No documento, encaminhado ao Congresso no início do mês passado, Dilma sugeriu que o plebiscito abordasse cinco temas: o financiamento das campanhas, mudanças no sistema eleitoral, fim da suplência de senador, manutenção das coligações partidárias e a possibilidade do fim do voto secreto nas votações do Parlamento.
Apesar do curto prazo para a realização da consulta popular e a aprovação de eventuais mudanças na legislação eleitoral, o líder do PT disse acreditar na possibilidade de as novas regras valerem para 2014.
“Esse é o nosso esforço. Agora, temos que dar celeridade. O mais difícil fizemos” disse o líder. Guimarães acrescentou que o fundamental é “ouvir a população sobre a reforma”. Já o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, demonstrou mais cautela.
“Se for para este ano melhor, senão, estamos na luta”, disse o comunista. “A reforma política é o tema central. Vivemos uma crise de representatividade e do modo de participação do processo eleitoral. Temos que enfrentar essa questão. O plebiscito não está morto”, acrescentou o comunista.
Depois de protocolarem a proposta na Mesa Diretora da Câmara, os autores do projeto, ao lado dos presidentes do PCdoB e do PT, Rui Falcão, foram ao Palácio do Planalto para entregar uma cópia do documento à presidente Dilma Rousseff.

Semana da Juventude Cristã e regulamentação do plantio de árvores são aprovadas

Na sessão ordinária de quinta-feira, dia 29, os parlamentares aprovaram dois projetos de lei propostos pelo vereador Marcelo Lemos.
A inclusão da “Semana da Juventude Cristã” no calendário do município busca fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento dos jovens cristãos de Uruguaiana. Comemorada anualmente na primeira semana de julho, no período serão previstos seminários, palestras e demais atividades que visem promover e divulgar o papel exercido pelo jovem cristão na sociedade. 
O segundo projeto aprovado proíbe o plantio de árvores de grande porte embaixo das redes de fios elétricos e em distância que possa a vir provocar acidentes elétricos, justificado pelos problemas causados na rede elétrica, prejuízo ao trânsito, a medida que escondem a sinalização, e a possibilidade de árvores com copa grande servirem de esconderijo para bandidos e usuários de droga.

Investimento em ferrovias será debatido pelo Parlamento

A implantação da Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul) será discutida na Câmara Municipal de Uruguaiana em audiência pública. 
A proposta coloca em pauta o pleito pela inclusão da região Fronteira Oeste no projeto do Governo Federal que realiza investimentos na malha ferroviária no Rio Grande do Sul. 
O evento será realizado em parceria com as comissões de Economia e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado, dia 06, a partir das 14h, no Plenário do Palácio Borges de Medeiros.

Praça dos Esportes e da Cultura próxima da inauguração

Na quinta-feira, dia 29 de agosto, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do gerente-geral da Caixa Econômica Federal em Uruguaiana, Marcelo Erasmo Temp, e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, vistoriou as obras na Praça dos Esportes e da Cultura – Praça do PAC, que está sendo construída em terreno doado pela Prefeitura de Uruguaiana, nos fundos do antigo CACAU, na Vila Rui Ramos. 
A Praça terá área construída de 1.034,46 metros quadrados com dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer; quadra poliesportiva coberta; biblioteca; pista de skate; telecentro; salas multiuso; CRAS - Centro de Referência de Assistência Social; cineteatro/auditório com 60 lugares; equipamentos de ginástica; mesa de jogos; playground e pista de caminhada. 
O Governo Federal investirá R$ 2,02 milhões na edificação da Praça dos Esportes e da Cultura de Uruguaiana. Destaca o prefeito Luiz Augusto Schneider que “o objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras”.

Menores são apreendidos

Na quinta-feira, às 22h30min, a Brigada Militar aprendeu no bairro Santana, na avenida Presidente Vargas, dois adolescentes, um de 13 e outro de 15 anos. Momentos antes, eles furtaram 16 letras de metal que estavam em uma cruz localizada no canteiro da avenida, na entrada da cidade. Os adolescentes foram encaminhados à Delegacia de Polícia e posteriormente ao Case.

Câmara aprova “Semana de Prevenção às Deficiências”

A instituição da “Semana de Prevenção às Deficiências” foi aprovada na Câmara Municipal de Uruguaiana. O projeto de lei de autoria do vereador Irani Fernandes busca divulgar informações e viabilizar a adoção de medidas preventivas à ocorrência de deficiências, em especial junto à população carente, mediante campanhas educativas para a comunidade.
O período definido entre 21 a 28 de agosto não tem cunho comemorativo, mas de esclarecer a comunidade quanto às causas das deficiências e promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais. De acordo com o vereador Irani, a Semana de Prevenção às Deficiências significa que o município de Uruguaiana reconhece a importância do problema de pessoas com deficiência e da necessidade urgente da prevenção.

Painel - Ed.2181

Cardiologia
Enquanto uns anunciam que o Instituto de Cardiologia reabria “nos próximos dias”, já se passam mais de 15 dias e nem sinal do tal do Incar.

Desproporcional
Na esquina das ruas Iris Valls e Santana, dois semáforos gastam energia em um local sem movimento intenso. Em locais de extrema movimentação e recorrentes acidentes, como a Eustáquio Ormazabal com Pinheiro Machado não há sequer uma placa para sinalização.

Multirão Carcerário
Nesta segunda-feira (2), será instalado em Uruguaiana o Mutirão Carcerário, visando agilizar o exame de processos de execução criminal.

Califórnia I
O Lions Clube Uruguaiana recebeu a Comissão Organizadora da 37ª Califórnia da Canção Nativa do RS para a divulgação dos trabalhos realizados em 2013. Durante a cerimônia de posse de novos integrantes que aconteceu nesta quarta-feira, dia 28, o presidente desta edição do festival, Maurício Vidal, salientou a importância do apoio dos clubes de serviço do município para o evento em dezembro.

Califórnia II
“A concretização do desejo de realizar um grande evento conta com a colaboração de todos os uruguaianenses que valorizam a história e a cultura transmitida pela Califórnia”, considerou Vidal. O presidente do Lions Uruguaiana, José Alberto Leal, destacou a importância da retomada do festival e a participação do clube no prestigio sempre conferido à Califórnia.

Antecedentes IO Atestado de Antecedentes é um documento fornecido pelo Instituto-Geral de Perícias através do Departamento de Identificação, órgão da Secretaria da Segurança Pública. Em Uruguaiana, o órgão está situado ao lado da Delegacia Pronto Atendimento da Polícia Civil. O atestado tem por objetivo informar a existência ou não de registro de antecedentes criminais, apresentando a situação do cidadão no exato momento da pesquisa nos registros informatizados do IGP.

Antecedentes II
O Atestado de Antecedentes não apresenta a ficha pessoal do cidadão. Ele só coloca disponível uma resposta negativa ou positiva quanto a possíveis pendências jurídico-criminais atuais. Para emitir o Atestado de Antecedentes pela Internet é necessário possuir Carteira de Identidade no RS. O cidadão que não possui o documento no Estado ou está com os dados incompletos precisa se dirigir a um Posto de Identificação. No atestado há uma assinatura eletrônica impressa que comprova a sua autenticidade. O documento é expedido por meio eletrônico através do site www.igp.rs.gov.br, no ícone serviços on-line.

Antecedentes III 
O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro. O processo presencial é feito no Departamento de Identificação (DI), ao lado da Delegacia, na Presidente Vargas, sob o pagamento de uma taxa bancária.

Estradas vicinais I
Na quinta-feira, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, destacou o trabalho realizado na recuperação de 16Km na estrada do Passo do Ipané, desde a UR 101 até o limite com o município de Alegrete, na região de João Arregui. A Equipe do Interior, coordenada pelo servidor Cláudio Silveira Guedes da Luz, contou com os funcionários José Newton Cabreira de Almeida, Adão Monteiro Gonçalves, Marcio Antonio Martins de Freitas, Marcelo Librelotto Pelizaro, Hector Pedro Correa Varietta, Valter Vanderlei Etechurri Cardoso, Marcos Alexandre Milbrate e Adair Berem Domingues.

Estradas vicinais II
Ainda, o secretário municipal de Obras, Paulo José dos Santos afirmou que das 2.266 solicitações para reposição de lâmpadas, 2.060 foram atendidas. Atualmente, existe a pendência de 580 pedidos, os quais serão atendidos quando chegar o material que já foi licitado.

Asfalto 
O prefeito Luiz Augusto Schneider, anunciou as próximas ruas que serão asfaltadas, dentro das normas técnicas são: 14 de Julho, entre 7 de setembro e Flores da Cunha; Monteiro Lobato entre a Pinheiro Machado e a vila Anita Garibaldi; Júlio de Castilhos entre Marechal Deodoro e Marechal Floriano; Marechal Floriano entre Dr. Maia e Júlio de Castilhos; Adyr Máscia e Marechal Deodoro entre Júlio de Castilhos e Gonçalves Vianna.

Se liga! I
O pessoal do Balada Segura está ficando esperto! Na última quarta-feira (28), muitos motoristas foram surpreendidos por uma blitz na Rua Dr. Maia. Até então, a “balada” rolava só no final de semana.

Se liga! II
Das 23h30min do dia 28, às 2h30min do dia 29, foram abordados 73 motoristas, ocorreram 18 autuações, 8 veículos recolhidos, 5 motoristas autuados porque se negaram a fazer o teste do etilômetro, e um motorista foi encaminhado à Polícia Civil por apresentar elevado índice de álcool. Em cinco etapas da Operação, 375 motoristas foram abordados.

Asfalto de verdade
O prefeito Luiz Augusto Schneider, anunciou as próximas ruas que serão asfaltadas, dentro das normas técnicas serão: 14 de Julho, entre 7 de setembro e Flores da Cunha; Monteiro Lobato entre a Pinheiro Machado e a vila Anita Garibaldi; Júlio de Castilhos entre Marechal Deodoro e Marechal Floriano; Marechal Floriano entre Dr. Maia e Júlio de Castilhos; Adyr Máscia e Marechal Deodoro entre Júlio de Castilhos e Gonçalves Vianna.

Será que vai dar tempo?
Marcada para o próximo dia 14, o evento de aniversário da joalheira e óptica Precisão deverá ocorrer no Clube Comercial; no entanto o local ainda passa por reformas e não tem cara de que ficará pronto a tempo.