segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto inicia atividades em escola pública no município de Uruguaiana

O projeto Promoção em Saúde nas escolas: um caminho para redução de morbimortalidade por causas externasdeu início, no mês de agosto, às atividades de intervenção no âmbito do Programa Saúde e Prevenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice. O objetivo é reduzir as morbidades e mortalidades ocasionadas pelos fatores externos em uma população jovem do município.
O projeto, desenvolvido no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), é coordenado pela professora Marcia Adriana Poll e conta com cinco bolsistas e quatro voluntários: Diana Baumgart, Kelen Silva, Lurian Tamara, Valquiria Carpes e Tatiane Phelipini, Andressa Rios, Jéssica de Moraes, Karen Medeiros e Marco Recart.
Anterior a essa iniciativa, a equipe do projeto fez o levantamento dos dados das doenças e mortes causadas em Uruguaiana, no período de janeiro a junho de 2012, a partir da coleta de informações nas fichas de atendimento ambulatorial em uma unidade de Urgência e Emergência de um hospital da cidade. Através desses levantamentos, foi possível identificar o bairro mais vulnerável do município por morbimortalidades das causas externas e fazer a escolha da escola.
A equipe do projeto acompanhará, durante três anos, 120 alunos do sétimo ano do ensino fundamental, da escola Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice. As atividades que serão desenvolvidas consistem em dinâmicas pedagógicas e reflexivas por meio de músicas, vídeos e construção de cartazes.
Segundo a voluntária do projeto, Andressa Oliveira Rios, essas iniciativas permitem livre expressão das evidências cotidianas dos estudantes sobre os eixos temáticos relacionados a acidentes de trânsito, álcool, drogas, violência interpessoal, bullyng e suicídio.
As discussões surgidas nos encontros são capazes de potencializar conhecimentos e valores que podem orientar as escolhas destes estudantes quanto à decisão e mudança de comportamento de risco, acrescenta Andressa.
Além disso, o projeto permite a parceria entre docentes da Universidade e professores e alunos da escola pública.
- Esperamos que as ações de prevenção e promoção da educação em saúde sobre os principais agravos das causas externas possam promover a conscientização entre os jovens atendidos pelo projeto - afirma Andressa.

0 comentários: