sábado, 17 de setembro de 2011

O CONTRA-GOLPE DE FELICE: Santa Casa dá passos largos à municipalização

O procurador geral do Município Caciano Ferreira disse ontem em entrevista à nossa Redação que a Santa Casa de Caridade caminha a passos largos à municipalização total. Segundo Ferreira, nesta semana, houve a municipalização de setores e equipamentos da Santa Casa, descaracterizando a necessidade da existência de uma Mesa Diretora e tirando com isso, a autonomia de algumas pessoas, entre elas, os membros da própria Mesa. Caciano explica que ainda haverá a municipalização de outros setores, antes da municipalização do patrimônio em sí. Ele afirmou que os funcionários não serão prejudicados com tais mudanças que só trarão melhorias à comunidade. O Procurador destaca que a ex-administradora Del Lito foi convidada pelo Executivo a ocupar um cargo na Instituição, o que ainda não foi aceito.

O Corpo Clínico
De acordo com o presidente do Comitê Gestor, Caciano Ferreira, após o novo Administrador da Santa Casa assumir a função, o Corpo Clínico do Hospital encaminhou à administração, uma carta sugerindo algumas mudanças. Na carta, os médicos exigem que seus pedidos sejam atendidos, caso contrário, “não serão cordiais com a nova administração.”
Ainda ontem, durante entrevista às rádios da cidade, o prefeito Felice disse que a Santa Casa passou por muitas mudanças e que antes dele assumir o Hospital, os médicos decidiam até quem seriam as pessoas que entrariam no prédio. Para Sanchotene, a nova direção do Corpo Clínico não tem legitimidade, já que apenas 20 entre 88 médicos aprovaram a nomeação de Luiz Antônio Marty à presidência

Painel - Ed. 1876

Algo surge...
Na mais aguerrida frente de combate à intervenção imperial no nosocômio tribal, surge algo. Elucidativo? Intrigante? Alternativo? Uma coisa é certa, nós, humanos, nos movemos por interesses, e nada, nada, é sem propósito. 

Semana Cultural I
Vem ai a 3ª Semana Cultural de Uruguaiana, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Academia Uruguaianense de Letras. Este ano, a atividade cultural será realizada no Salão de Atos da Escola Estadual Dom Hermeto, nos dia 04, 05 e 06 de outubro de 2011, das 09 às 12h, tendo como público-alvo, os alunos das 7ª e 8ª do 1º Grau (Ensino Fundamental) e da 1ª à 3ª Série do 2º Grau (Ensino Médio).

Semana Cultural II
Serão proporcionadas à comunidade escolar palestras educativas, declamações, relatos de viagens, apresentação de danças, exposição de obras de arte e leitura de livros, mostras e diversas outras atividades culturais, visando o desenvolvimento da cultura e do gosto pela leitura e educação. A programação completa já está sendo distribuída.

Palestra
No dia 13, os servidores municipais Doris Delgado Mascia e Diego Xavier Roque estiveram em Santo Ângelo, a convite da 12ª. Coordenadoria de Saúde do Estado, para proferir palestra sobre o andamento do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva. Foi referida pelos servidores, a experiência de Uruguaiana com as diversas ações realizadas nos últimos tempos, entre elas, o aperfeiçoamento dos trabalhadores. Assistiram os 25 municípios da 12ª. região de saúde com 36 profissionais entre gestores e trabalhadores.

Cacau
Ontem á tarde, mais uma criança evadida do Cacau foi apreendida em situação de risco pela Polícia. Um menino de 14 anos, que deveria estar na escola, praticou furto a um estabelecimento comercial. Ele foi apresentado na DP e encaminhado ao Centro de Proteção a Criança e ao Adolescente (Cacau), mais uma vez. Este fato reforma a idéia de que falta fiscalização.

Homenagens
A Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (15), sessão solene em comemoração à Semana Farroupilha. Imbuída do espírito tradicionalista que contagia, especialmente, os gaúchos nesta época do ano, a solenidade foi repleta de homenagens e de emoção, contando com excelente participação de convidados e com a presença de autoridades civis, militares e tradicionalistas. O professor Luiz Machado Stábile, orador oficial da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2011 proferiu homenagem especial ao senhor Patrício Salgueiro Madeira e homenagem in memorian a Pedro Paulo Siqueira Saraiva.

Homenagens II
Pela Câmara Municipal foram homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito: Gerson Berger, músico com destaque na área da cultura e do nativismo, por proposição do vereador Adalberto Silva; Aldemar Rezes, tradicionalista e cavalariano, por iniciativa do vereador Mauro Brum; Ricardo Lima, titular da Coordenadoria Tradicionalista de Uruguaiana, por indicação do vereador José Clemente; e o Título de Cidadão de Uruguaiana foi concedido ao senhor Nelson Garcia, que se destacou na área da segurança pública e da assistência social em Uruguaiana, conforme proposição do vereador Valério Echeverria.

Homenagens III
O presidente Ronnie Mello, em nome do Poder Legislativo, fez reverência à epopéia farroupilha, falando da cultura gaúcha e da chama crioula que deve permanecer sempre acesa para que nos lembremos dos valores e da luta de nossos antepassados pela justiça e pela liberdade do povo sul-rio-grandense. Ainda, o tradicionalista Patrício Madeira foi homenageado pelos vereadores em agradecimento aos relevantes serviços prestados em prol do cultivo da cultura riograndense.

Candieiro
Hoje, a partir das 21h, acontece o 3º Festival Candieiro – Poesia e Canção. O evento é organizado e idealizado pelo CTG Sinuelo do Pago. Vale a pena conferir.

Chama Crioula
Neste sábado, a guarda da Chama Crioula ficará a cargo do Piquete Saraquá e do CTG Tríplice Aliança. Amanhã, o CTG Centelha Crioula assume o posto de guardião de um dos principais símbolos da cultura gaúcha.

Cultura Gaúcha
O Colégio União promoverá na próxima semana, a Noite da Cultura Gaúcha. O tradicional evento acontece no dia 24, a partir das 19h30min.

Ed. 1876

  1. Editorial: O ritmo do varejo continua acelerado
  2. Algo surge...
  3. Semana Cultural I
  4. Semana Cultural II
  5. Chama Crioula
  6. Candieiro
  7. Homenagens
  8. Homenagens II
  9. Homenagens III
  10. Palestra
  11. Cacau
  12. Cultura Gaúcha
  13. Leitura orante da Bíblia
  14. Santa Casa caminha a passos largos a municipalização total
  15. Termo AES binacional pode ser alternativa para retomada dos trabalhos
  16. Entregue proposta de Lei Orçamentária 2012 à Assembleia Legislativa
  17. “Sanchotene, tá tudo errado, o 1007 não dá conta do recado”
  18. Todos contra o Governo
  19. Protestantes bloqueiam a Ponte e vão à frente da PMU exigir melhorias
  20. Governo ajusta proposta para atender à reivindicação da BM
  21. Policiais civis anunciam paralisação
  22. Brasil tem a tarifa de celular mais cara do mundo
  23. Correios: saiba como proceder caso sua conta ou fatura não seja entregue
  24. Renda média mensal do brasileiro cresceu quase 30% entre 2004 e 2009, diz Ipea
  25. Emater capacita produtores de leite da região de Erechim
  26. Seminário debate relação entre consumo e formação dos hábitos alimentares infantis
  27. Escalas aumentam e cresce pressão sobre mercado do boi gordo
  28. Estudo indica que variações climáticascomprometem produção de frutas e hortaliças
  29. Inscrições para a rede pública de ensino começam dia 13 de outubro
  30. Seduc estuda novos critérios para promoção do magistério
  31. Inscrições para concurso iniciam no dia 19
  32. Lançamento do livro “Diário de uma ex-gordinha” em Manaus
  33. Humor e alegria de Zão e Zoraida na Fronteira Gaúcha
  34. Tendências em Cores e Cortes de Cabelos
  35. Cortes de cabelos mais indicados
  36. Equipes de Uruguaiana garantem vaga para finais
  37. Leandro Damião minimiza possibilidade de saída do Inter
  38. Grêmio enfrenta o Vasco com cinco pendurados
  39. Assediado por fãs e políticos, Ronaldo é a estrela no trem
  40. Assassinos do “Esquartejados do Alegrete” são condenados
  41. Polícia Civil fecha o cerco a venda ilegal de produtos
  42. Perícia nega estupro e filha e namorado são indiciados pela morte do “Turco Nasme”
  43. Federal “bate” nos cambistas da Rodoviária
  44. Forças Armadas faz operação na Fronteira
  45. Filho desnaturado é preso após bater na mãe

"Sanchotene, tá tudo errado. O 1007 não dá conta do recado"...

"Protestantes" bloqueiam a Ponte e vão à frente da PMU exigir melhorias


A Ponte Internacional de Uruguaiana foi mais uma vez o ponto estratégico utilizado por protestantes para chamar a atenção das autoridades. Estudantes e funcionários da Unipampa, professores do Cpers e funcionários públicos dos Correios estiveram reunidos na ponte internacional que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres pela mesma causa: reivindicar melhorias e aumento salarial aos Governos Estadual e Federal. A manifestação aconteceu na quinta-feira e durou mais de uma hora, reunindo cerca de 200 pessoas. Depois de interromper o trânsito, os manifestantes foram à frente da Prefeitura Municipal, protestar desta vez contra o Governo Felice. Sentados na rua, em frente á PMU, os estudantes cantaram músicas que expressaram algumas das indignações. Entre as queixas, os alunos reclamam do transporte escolar. Apenas um ônibus atua na Linha 1007 e segundo os estudantes, o mesmo costuma os deixar na estrada. Cerca de 70 servidores técnicos administrativos da Unipampa, vindos de outras cidades da fronteira Oeste, participaram do ato. Também, o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul aderiu ao fechamento e se fez presente com faixas e bandeiras buscando aumento salarial. O movimento estava presente com a caravana “Luta pelo piso já”, em que cerca de 10 professores da rede estadual participaram da manifestação. Os funcionários da Unipampa continuam em greve e os estudantes aguardam providências.

Inscrições para a rede pública de ensino começam dia 13 de outubro

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria nº 151/2011, que normatiza o processo de matrículas para o primeiro semestre de 2012. As inscrições para o ingresso de alunos novos no 1º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, Normal e Técnico serão realizadas no período de 13 a 31 de outubro de 2011, no site: www.educacao.rs.gov.br, no ícone "matrícula na escola pública".
Serão disponibilizados computadores com acesso à internet em escolas estaduais, nos Núcleos Tecnológicos de Educação (NTEs) e nas Centrais de Matrículas. Os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Cachoeira do Sul, São Leopoldo e Passo Fundo terão Central de Matrícula. Nestes municípios as inscrições também poderão ser feitas nas escolas municipais.
O ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos de duração será assegurado para crianças com seis anos completos até 31 de março de 2012. Havendo vagas, poderão ser aceitas matrículas de crianças que completem seis anos de idade até 30 de abril de 2012.
Quando houver maior número de candidatos inscritos do que vagas na escola pretendida, a classificação ocorrerá de acordo com os seguintes critérios: ensino fundamental - prioridade para os candidatos residentes no zoneamento da escola, combinado com o critério de menor idade; ensino médio - prioridade para os candidatos com menor idade, sorteio ou prova, quando previsto no regimento da escolar.
Os candidatos designados deverão efetuar a matrícula no período de 4 a 10 de janeiro de 2012. O processo é constituído de Pré-Matrícula (com o preenchimento e impressão do formulário eletrônico disponibilizado no site www.educacao.rs.gov.br) e Matrícula Presencial, com a entrega do formulário na escola. A rematrícula, em todos os níveis e modalidades, deverá ser feita no período de 3 a 31 de outubro de 2011, na escola da rede pública estadual onde o aluno estiver matriculado.
As inscrições para o ingresso de alunos novos nas classes de Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos deverão ser realizadas no período de quatro a 10 de janeiro de 2012 na escola pretendida. As matrículas ocorrerão no período de 25 a 31 de janeiro.
As transferências e reingressos da 2ª a 8ª série ou do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e retardatários do 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão realizadas no período de 4 a 10 de janeiro de 2012, mediante preenchimento do formulário eletrônico ou em qualquer escola estadual ou municipal nas cidades com Central de Matrícula.
As solicitações de transferências e reingressos da Educação Infantil, do 2º ao 4º ano do Ensino Médio, do Ensino Técnico, do Curso Normal (inclusive Aproveitamento de Estudos) e da Educação de Jovens e Adultos serão realizadas no período de 04 a 10 de janeiro de 2012, diretamente na escola pretendida. É vedada a cobrança de taxas ou contribuições a qualquer título pelas escolas públicas estaduais quando da matrícula e rematrícula dos alunos.

Polícia Civil fecha o cerco a venda ilegal de produtos

Em operação visando a repressão à prática de crimes contra as relações de consumo, a 2a. Delegacia de Polícia de Uruguaiana, em atuação conjunta com a Vigilância Sanitária e com apoio operacional da DEFREC e da 1a Delegacia de Polícia, apreendeu, aproximadamente, duzentos e setenta quilos de carne, a qual estava armazenada para comercialização, em condições impróprias para o consumo. Além da referida quantidade de carne, foram apreendidos outros produtos (leite e derivados) da mesma forma impróprios à comercialização. Na deflagração da operação foram vistoriados aproximadamente dez estabelecimentos comerciais, sendo que duas pessoas foram presas em flagrante, as quais responderão a inquérito policial. Afora as citadas autuações, os demais responsáveis por estabelecimentos comerciais, onde houve apreensões e com o recebimento dos competentes laudos de constatação serão também investigados pela perpetração do citado delito. Participaram da citada operação um delegado, nove agentes policiais, doze servidores da vigilância sanitária, bem como empregadas três viaturas policiais e três veículos da prefeitura municipal. A referida operação teve como principal objetivo a repressão à prática de venda irregular de carne, a qual além de atentar contra as relações de consumo, influência diretamente na incidência de crimes de abigeato. Diante da necessidade de permanente repressão à citada espécie delitiva, a referida operação continuará sendo realizada continuamente, em períodos esporádicos, podendo possíveis denúncias ser encaminhadas pelos telefones (55) 3413-3447, (55) 3413-1127, 197 e 181. A operação foi coordenada pelo delegado Rodrigo Kegler Duarte.