sábado, 17 de setembro de 2011

Painel - Ed. 1876

Algo surge...
Na mais aguerrida frente de combate à intervenção imperial no nosocômio tribal, surge algo. Elucidativo? Intrigante? Alternativo? Uma coisa é certa, nós, humanos, nos movemos por interesses, e nada, nada, é sem propósito. 

Semana Cultural I
Vem ai a 3ª Semana Cultural de Uruguaiana, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Academia Uruguaianense de Letras. Este ano, a atividade cultural será realizada no Salão de Atos da Escola Estadual Dom Hermeto, nos dia 04, 05 e 06 de outubro de 2011, das 09 às 12h, tendo como público-alvo, os alunos das 7ª e 8ª do 1º Grau (Ensino Fundamental) e da 1ª à 3ª Série do 2º Grau (Ensino Médio).

Semana Cultural II
Serão proporcionadas à comunidade escolar palestras educativas, declamações, relatos de viagens, apresentação de danças, exposição de obras de arte e leitura de livros, mostras e diversas outras atividades culturais, visando o desenvolvimento da cultura e do gosto pela leitura e educação. A programação completa já está sendo distribuída.

Palestra
No dia 13, os servidores municipais Doris Delgado Mascia e Diego Xavier Roque estiveram em Santo Ângelo, a convite da 12ª. Coordenadoria de Saúde do Estado, para proferir palestra sobre o andamento do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva. Foi referida pelos servidores, a experiência de Uruguaiana com as diversas ações realizadas nos últimos tempos, entre elas, o aperfeiçoamento dos trabalhadores. Assistiram os 25 municípios da 12ª. região de saúde com 36 profissionais entre gestores e trabalhadores.

Cacau
Ontem á tarde, mais uma criança evadida do Cacau foi apreendida em situação de risco pela Polícia. Um menino de 14 anos, que deveria estar na escola, praticou furto a um estabelecimento comercial. Ele foi apresentado na DP e encaminhado ao Centro de Proteção a Criança e ao Adolescente (Cacau), mais uma vez. Este fato reforma a idéia de que falta fiscalização.

Homenagens
A Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (15), sessão solene em comemoração à Semana Farroupilha. Imbuída do espírito tradicionalista que contagia, especialmente, os gaúchos nesta época do ano, a solenidade foi repleta de homenagens e de emoção, contando com excelente participação de convidados e com a presença de autoridades civis, militares e tradicionalistas. O professor Luiz Machado Stábile, orador oficial da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2011 proferiu homenagem especial ao senhor Patrício Salgueiro Madeira e homenagem in memorian a Pedro Paulo Siqueira Saraiva.

Homenagens II
Pela Câmara Municipal foram homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito: Gerson Berger, músico com destaque na área da cultura e do nativismo, por proposição do vereador Adalberto Silva; Aldemar Rezes, tradicionalista e cavalariano, por iniciativa do vereador Mauro Brum; Ricardo Lima, titular da Coordenadoria Tradicionalista de Uruguaiana, por indicação do vereador José Clemente; e o Título de Cidadão de Uruguaiana foi concedido ao senhor Nelson Garcia, que se destacou na área da segurança pública e da assistência social em Uruguaiana, conforme proposição do vereador Valério Echeverria.

Homenagens III
O presidente Ronnie Mello, em nome do Poder Legislativo, fez reverência à epopéia farroupilha, falando da cultura gaúcha e da chama crioula que deve permanecer sempre acesa para que nos lembremos dos valores e da luta de nossos antepassados pela justiça e pela liberdade do povo sul-rio-grandense. Ainda, o tradicionalista Patrício Madeira foi homenageado pelos vereadores em agradecimento aos relevantes serviços prestados em prol do cultivo da cultura riograndense.

Candieiro
Hoje, a partir das 21h, acontece o 3º Festival Candieiro – Poesia e Canção. O evento é organizado e idealizado pelo CTG Sinuelo do Pago. Vale a pena conferir.

Chama Crioula
Neste sábado, a guarda da Chama Crioula ficará a cargo do Piquete Saraquá e do CTG Tríplice Aliança. Amanhã, o CTG Centelha Crioula assume o posto de guardião de um dos principais símbolos da cultura gaúcha.

Cultura Gaúcha
O Colégio União promoverá na próxima semana, a Noite da Cultura Gaúcha. O tradicional evento acontece no dia 24, a partir das 19h30min.

5 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Hospital Unimed???
Que interessante isso, veja só por ondem vêm os doutores. Será que toda a guerra é para criar um ambiente para uma proposta conciliatória, do tipo: Unimedização da Santa Casa, com tudo no bolsinho "deles", como sempre.
Com o perdão da palavra, mas vão tomar no cu esses médicos, é isso que eles sempre quiseram, já tentaram ter uma parte do Hospital só pra eles, e agora surge essa pretensão.
Olha, entendo que seja até legítima, do direito deles, mas joguem claro, joguem limpo, como homens, não como "gentalha", na obscuridade, na surdina, com canalhice.

Anônimo disse... [Responder comentário]

essa cooperativa de bandidos que tem o nome de unimed, esta pior do que o SUS nos seus piores tempos, estão perdendo os melhores medicos, por falta de pagamento, e tem uma meia duzia sempre mamando nas tetas dela.....hospital da UNIMED, só se mudar e muito mesmo...aqui com esses que ai estão não funcionaria..melhor deixar a santa casa nas mãos de quem esta...pobre povo...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Salário dos vereadores já gera polêmica na Câmara
a imprensa apoiando

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mas que falta de educacao!!! mandar tomar no c....... pelo amor de Deus, esse povinho de Uruguaiana nao merece nada de melhor mesmo e alias quando precisar de um Urologista esse vai tocar no seu.......hahahahaha

Anônimo disse... [Responder comentário]

Me diga anônimo das 10:22, como não perder a compostura com esse tipo de notícia que traz à tona toda a armação que é essa guerra com Felice?
O que esses caras querem é continuar explorando, explorando sim, em nome da vida humana. E digo explorando porque, salvo raras exceções, prestam um péssimo serviço, matam pessoas, fazem o que bem querem, não respeitam ninguém, atendem a hora que querem, se querem, com desprezo, com arrogância, com nojo.