sábado, 14 de janeiro de 2017

UPA será transformada em centro de especializações em saúde


A Unidade de Pronto Atendimento de Uruguaiana será transformada num centro de especializações em saúde. A informação é da secretária de Saúde, Thais Aramburu. Segundo ela, a Prefeitura trabalha para devolver os R$ 2 milhões investidos pelo Governo Federal na obra, bem como os recursos repassados à Uruguaiana pelo Estado. “Uruguaiana já perdeu a Upa e isso todos sabem. Precisamos é trabalhar pela manutenção do prédio, dos equipamentos que são muito modernos e poderão ajudar a cidade”, disse Thais. De acordo com a secretária, a secretaria está passando por mudanças, adequações e num prazo de até um ano a realidade no setor de saúde será outra.

Atendimentos na assistência básica de saúde serão realizados conforme classificação de risco

Uruguaiana terá novo modelo de atendimento na assistência básica de saúde. A nova medida foi anunciada pelo prefeito Ronnie Mello juntamente com a Secretária de Saúde, Thais Aramburu, e o secretário adjunto, Charles Jopas.
De acordo com a Secretária de Saúde, o novo modelo busca melhorar o atendimento à população.  “A partir de agora não haverá dia específico para agendar consultas, esse agendamento será feito todos os dias. Nos horários pela manhã até às 9h, e à tarde, até às 15h”, comentou Thais.
Sendo assim, o agendamento será realizado pelo enfermeiro responsável por cada unidade. Os atendimentos não serão realizados mais por ordem de chegada e sim, por uma classificação de risco (muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente).
“Vamos garantir a ampliação do acesso, humanização da assistência, fortalecendo o vínculo entre o posto e a comunidade. Desta maneira teremos um atendimento mais qualificado e com mais resultados”, disse o Prefeito Ronnie Mello.

Funcionários pedem intervenção e afastamento da direção da Santa Casa

Gabriela Barcellos

Uma parcela bastante significativa dos funcionários do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) estão buscando uma intervenção do Poder Executivo municipal no nosocômio. Um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas foi entregue ao prefeito Ronnie Mello (PP), por uma comitiva formada por diretores do Sindisaúde, entre eles o ex-vereador e ex-secretário municipal Rogério de Moraes, e por funcionários do hospital. A reunião ocorreu no Gabinete do Prefeito, com a presença ainda do vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD) e do secretário de Governo, Paulo Fossari.
No documento, os servidores pedem a intervenção do município no nosocômio, o afastamento da atual administração e a nomeação de uma nova comissão administrativa, que tenha um prazo para apresentar alternativas para solucionar a crise financeira do nosocômio.
As medidas foram solicitadas considerando a situação falimentar da Santa Casa e os atrasos salariais. Além disso, os servidores vêm sentindo-se vítimas de ações truculentas por parte da administração, em especial do provedor da Santa Casa, Eduardo Velo, e do diretor administrativo-financeiro, Geovane Cravo.

Um remate 100% beneficente

Acontecerá nesta segunda-feira, 16/01, no Parque Agrícola Pastoril, o Remate Santa Causa: Solidariedade a Galope. Além das 40 éguas Crioulas - entre potrancas, éguas domadas e de cria – também serão ofertados alguns lotes especiais, como facas e quadros doados por pessoas da comunidade.
A renda do remate na sua integralidade será repassada para a Pediatria do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC). A instituição filantrópica atende especialidades como Neurologia, Oncologia, Traumatologia e Cardiologia.
A Santa Casa presta atendimento à população de 13 municípios da Fronteira Oeste, com abrangência de 530 mil pessoas.
As vendas terão transmissão ao vivo pelo site Z5 TV e o catálogo pode ser acessado no site da Tellechea & Bastos Leilões, responsável pelo leilão. O pagamento poderá ser realizado de duas formas, ambas com quitação máxima em um ano: 15 parcelas (2+2+11) ou em três vezes (10% no ato, 40% em julho de 2017 e 50% em janeiro de 2018). Vale ressaltar que os compradores ficarão isentos da comissão de 8% da venda.
O remate é uma realização em parceria do Instituto Maragata e da  Estância Itapitocai, aqui de Uruguaiana.

Justiça determina retirada de famílias de área municipal

Karine Ruviaro

Durante esta semana, cerca de 30 famílias que residem na Rua Conde de Porto Alegre foram notificadas pela 2ª Vara Civil de Uruguaiana para que deixem suas casas num prazo de até 30 dias corridos. Conforme a ordem judicial, a área ocupada pelas famílias há mais de 20 anos pertence à Prefeitura Municipal, sendo que em 2003, o Município moveu ação contra os moradores, obtendo resultado positivo no último mês de agosto.
O desespero é total entre os moradores do local, conforme declara uma das moradoras. “Não temos para onde ir. Moramos aqui há muitos anos e inclusive pagamos IPTU. Eles alegam que avançamos nossos pátios e que nos apossamos de parte da rua, mas os terrenos sempre tiveram este tamanho”, disse a moradora indignada.
O prefeito Ronnie Mello, assim como sua assessoria de imprensa, foi procurado. O mandatário não atendeu a reportagem do Jornal CIDADE e sua assessoria de imprensa também não retornou o contato até o fechamento desta edição.
Quando questionado sobre o assunto, o Procurador Geral do Município, Eduardo Martins, bem como o secretário de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio, disseram não saber nada sobre o ocorrido.  Já a secretária de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão, comentou a nossa equipe de reportagem que ontem, 13/01, foi procurada por uma moradora do local relatando sobre o ocorrido - até aquele momento, ela não sabia nada sobre a desapropriação. A moradora contou que no ano passado, eles foram procurados por uma equipe da Prefeitura que ofereceu moradia no conjunto habitacional João Paulo II – das 30 famílias, somente duas teriam aceitado a proposta.  Conforme a secretária, “fiquei com uma cópia do mandado de intimação e estou buscando maiores informações de como poderei auxiliar as famílias”, afirma.

Ministério da Transparência orienta prefeitos sobre aplicação de recursos federais

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realiza, no dia seis, o Encontro Município Transparente. O objetivo do evento é orientar os prefeitos eleitos e reeleitos sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, a partir de medidas de aperfeiçoamento da gestão, prevenção e combate à corrupção, e incentivo à transparência.
O Encontro será conduzido, na forma de capacitação, pelas equipes das Unidades Regionais do Ministério da Transparência nos 26 estados, ou seja, para os prefeitos gaúchos acontece em Porto Alegre. O conteúdo programático inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.
As inscrições para os prefeitos interessados começaram quinta-feira12/1, no site do Ministério, e seguem abertas até o dia 31. Ao acessar o formulário eletrônico, o gestor poderá escolher o local onde deseja participar, de acordo com sua logística de deslocamento e a oferta de vagas dos auditórios.
Monitoramento online, escala de transparência e fiscalização in loco
Durante o evento será apresentado o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados produzidos pelo Ministério da Transparência desde 2012. O site permitirá aos prefeitos, bem como a qualquer cidadão, encontrar informações sobre: relatórios de auditorias e fiscalizações já concluídas; valor de transferência de recursos federais; convênios celebrados com a União; denúncias recebidas; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas. O panorama buscará apoiar a gestão municipal e permitir à sociedade colaborar com o controle das ações dos seus governantes.
A pauta inclui ainda o balanço da 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), um indicador criado para avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelas unidades da Federação. Desde o seu lançamento, em 2015, a pesquisa já verificou a situação de 1.559 municípios. O último resultado demonstrou que 29 cidades receberam a pontuação máxima; enquanto que 822 tiveram notas entre 0 e 0,99 em razão da inexistência ou da ineficácia dos canais para a população solicitar documentos públicos mantidos pela administração local.
Os gestores também receberão explicações sobre o 4º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos. Em 2017, a previsão é verificar a regularidade da aplicação dos recursos federais destinados a 100 prefeituras. No consolidado de 13 anos, foram fiscalizados in loco 2 314 municípios e analisado montante superior a R$ 26,5 bilhões. Entres as principais falhas estão: contratos superfaturados; despesas pagas e não realizadas; licitações direcionadas; sobrepreço e desvio de finalidade na aplicação das verbas; além de obras paralisadas ou com atraso na execução. As áreas mais afetadas pela má gestão são Saúde e Educação.

Prefeitura vai ‘reativar’ Praça dos Esportes

Gabriela Barcellos
O prefeito Ronnie Mello reuniu na manhã de quinta-feira, 12/1, secretários e adjuntos para uma reunião ao ar livre, no Centro de Referência de Assistência Social III (CRAS), localizado na estrutura da Praça dos Esportes, no bairro Rui Ramos.
Esteve na pauta da reunião o investimento feito pelo município naquele espaço durante a gestão anterior, e o abandono da estrutura desde sua conclusão. “Nos decepciona vermos estruturas novas como essas, não serem ocupadas como deveriam. Atualmente esse espaço não atende à demanda, por falta da rede de energia elétrica e de pessoal para trabalhar”, declarou Ronnie.
No encontro, foi determinado aos secretários que se empenhem para mudar essa realidade e colocar a estrutura em uso. “Vamos trazer mais vida para a Praça dos Esportes, com atividades regulares, atendimentos, apresentações. Nossa comunidade precisa de lugares assim, e por culpa da má gestão anterior isso não era possível”. Ele destacou ainda a importância da participação da comunidade local neste processo. “Queremos pedir o apoio da nossa comunidade, dos moradores do bairro, pois o trabalho tem que ser conjunto, e não apenas da Prefeitura”, concluiu.
A reunião teve a participação dos secretários Soraya Salomão (Assistência Social e Habitação), Carlos Prudêncio (Planejamento), e os secretários adjuntos Leandro Medeiros (Administração) e Fernando Balaka Bermúdez (Esporte, Cultura e Lazer).

Prefeitura inicia tratativas para implantação do Sisbi

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo Municipal deu início nesta semana, ao processo de implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) em Uruguaiana. Na ocasião, o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Aerton Auzani, com o empresário local Sérgio Osório e com o médico veterinário Salatiel Machado Moreira. Os dois vem buscando a implantação do sistema em Uruguaiana já a algum tempo.
A reunião serviu para explanação dos requisitos necessários para a implantação. De acordo com instrução normativa em vigor desde 2013, entre os requisitos para implantação está a equivalência de serviços de inspeção, a estrutura física, a estrutura de recursos humanos – formada por veterinários, auxiliares de inspeção e administrativos –, ampla documentação, que inclui a relação de todos os estabelecimentos registrados, seus produtos e dados de produção, além de legislação municipal específica. Após a apresentação de toda a documentação necessária, são realizadas auditorias documentais e operacionais. Na reunião ficou acertado que o secretário de Auzani irá entrar em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para formalizar o pedido e dar andamento ao projeto. O prazo para que a implantação ocorra é de um ano, mas Ronnie e Auzani comprometeram-se a fazer todo o possível para reduzir este tempo.
O objetivo da implantação é fomentar a agroindústria local. Com o Sisbi-POA, as empresas poderão vender seus produtos em todo o território nacional, e a medida deve incrementar lucros e aumentar a produção, gerando mais empregos e renda. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é de que, tão logo o sistema seja implantado, sejam gerados entre 70 e 100 novos empregos diretos. “O Sisbi é uma reivindicação antiga dos produtores e vem dentro do conceito da desburocratização. Hoje o município tem o SIM, que faz com que o produtor possa vender no município. O Sisbi tem valor para todo o país e permite que o produtor comercialize seu produto de origem animal em todo o Brasil. Hoje somos um dos maiores criadores de bovinos e nosso gado sai daqui para ser abatido em outros lugares, gerando receita para outros municípios, também por conta disso.”, destaca o Auzani.

Câmara repassa R$ 600 mil ao Executivo

Parte do valor será utilizada para quitar débitos com a Santa Casa de Caridade – referentes aos convênios com Banco de Sangue, Pronto Socorro e Clínica Renal.

Gabriela Barcellos

A Câmara Municipal devolveu ontem, 13/1, R$ 600 mil ao Poder Executivo. O valor integra a sobra do orçamento do Legislativo no ano de 2016, economizado ao longo do ano. Como não tem receita própria, por lei, o orçamento da Câmara de Vereadores vem do Executivo e representa seis por cento da arrecadação, devendo ser paga mensalmente, até o dia 20 de cada mês. O valor que não for utilizado ao longo do ano, deve ser devolvido ao Poder Executivo.
A devolução ocorreu no Gabinete do Prefeito, pelo presidente do Parlamento, vereador José Fernando Tarragó (PSD), acompanhado pelo ex-vereador Adalberto Silva, que presidiu a Câmara no ano passado, e pelo diretor legislativo, Loeci Albeche. O secretário de Fazenda, Valdir Venes também esteve presente no encontro.
O valor é creditado no caixa único do município, podendo ser utilizado em qualquer área. A destinação da verba fica a critério do Prefeito, no entanto, a Câmara de Vereadores fez uma indicação de uso, solicitando que o valor seja destinado à Santa Casa de Caridade.
De acordo com o Prefeito, parte do valor será usado para quitar os débitos do município com a Santa Casa, referentes aos três convênios mantidos com o nosocômio. “Vamos pagar uma pequena parte dos valores referentes ao mês de novembro/2016, que ainda não havia sido pago, e o valor integral referente ao mês de dezembro/2016”, disse ele. Será repassado R$ 114 mil referente ao convênio para manutenção dos serviços da Clínica Renal, R$ 24 mil referente ao convênio com o Banco Municipal de Sangue e R$ 260 mil referente ao convênio para manutenção do Pronto Socorro Municipal. O restante será encaminhado ao nosocômio como pagamento dos convênios referentes ao mês de janeiro. No entanto, como os convênios venceram em 31 de dezembro, será necessária a assinatura dos novos, referentes a 2017. “Vamos assinar esses convênios nos próximos dias”, disse.
Os R$ 600 mil representam a primeira parcela do valor a ser devolvido pela Câmara, cerca de R$ 1,4 milhão. O restante deverá ser repassado nos próximos dias.

Painel Ed.2709

Turistas I

Na tarde de quarta-feira, 11/01, foi instalado um pórtico de boas vindas aos turistas que chegam pela Aduana Brasileira. Além disto, o projeto prevê um investimento de R$ 90 mil – sem recursos públicos – que contempla também a disponibilidade de duas vans para uma city tour que sai da Aduana a cada 30 minutos.. Essa é uma maneira dos turistas conhecerem Uruguaiana.

Turistas II

E falando em entrada de turistas...cerca de 80 mil turistas ingressaram no Brasil pela Ponte Internacional. Os dados referem-se a dezembro de 2016 até o dia 10/01/17. Devido ao movimento, diversos turistas sem ter onde estacionar acabaram colocando seus carros sobre as calçadas.

Show

Ocorre hoje, 14/01, na Quadra da Escola de Samba Cova da Onça, às 23 horas, o show do cantor Xande de Pilares e banda. Entre os pontos de vendas de ingressos estão as Escolas de Samba Bambas da Alegria, Cova da Onça, Ilha do Marduque e Os Rouxinóis.

Cultura

Foi lançado pelo Prefeito Ronnie Mello, nesta semana, o projeto itinerante e cultural “Valores da Nossa Terra”. As apresentações artísticas, culturais e musicais irão ocorrer aos finais de semana em diferentes pontos da cidade como a Praça Barão do Rio Branco, Concha Acústica e bairros do município. Amanhã, 15/01, a partir das 20 horas, na Praça do Barão do Rio Branco, acontecerá a primeira edição.

Câmara de Vereadores

Na sexta-feira, 13/01, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Tarragó (PSD), recebeu o presidente da OAB-Subseção Uruguaiana, Maurício Félix Blanco, e membros de Ordem, Lauro Delgado e Vicente Majó da Maia. Na ocasião, foi reafirmada a disposição do Poder Legislativo em contribuir com a OAB nas ações em prol de Uruguaiana, como nas de segurança e saúde.

Parabéns



Hoje, 14/01, os nossos parabéns vão para o produtor rural Maurício Bastos Molina, para o jornalista Celso Duarte, E quem está apagando as velinhas hoje também é o advogado Paulo Henrique Inda! Felicidades a todos!

Free Shops
O grupo de Coordenação Geral de Articulação para implementação de Free Shops nas cidades de fronteira do Brasil estará em Uruguaiana no dia 25/01. Lideranças e empresários participarão do encontro. A reunião será na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas.

Japejú em festa
Desde quinta-feira, 12/01, acontece na sede do CTL Japejú de Uruguaiana, a 13º Festa Campeira. As competições – laço dupla, laço equipe, paleteada, vaca gorda trio, gineteada, entre outras – vão até amanhã, 15/01. Mais de R$ 27 mil em prêmios serão distribuídos. A organização fica por conta de Alonce Pinto e CTL Japejú.

Feriados
Viagens nos fins de semana prolongados por feriados que caem na segunda, terça, quinta ou sexta-feira devem injetar R$ 21 bilhões a mais na economia brasileira em 2017. A projeção é do Ministério do Turismo. Neste ano, teremos um acréscimo de 22 dias de folga no calendário, quando 10,5 milhões de viagens deverão ser feitas.

CPF
A partir de segunda-feira, 16/01, a atualização de dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) poderá ser feita no site da Receita Federal. O novo serviço é gratuito e ficará disponível 24h por dia, inclusive nos feriados e finais de semana. Além dessa mudança, a Receita disponibilizará novos modelos de comprovantes de inscrição e de situação cadastral no CPF com a utilização do chamado QR Code.

Rotativo
O Governo Ronnie Mello projeta a implantação do estacionamento rotativo no centro da cidade. Adotado pelo Governo Felice e extinto na administração de Schneider devido ao abandono por parte da empresa, o serviço poderá ser municipalizado.

CRAS
Na manhã da última quinta-feira, o prefeito Ronnie Mello, acompanhado de seus secretários, esteve no Centro de Referência de Assistência Social III (CRAS), que fica na Praça dos Esportes, no bairro, Rui Ramos. Indignado, Ronnie disse que a belíssima estrutura estava abandonada e que a partir dos próximos dias, os moradores do bairro sentirão o choque de gestão.

CRAS II
“Nos decepciona vermos estruturas novas como essas, e não serem ocupadas como deveriam. Atualmente esse espaço não atende a demanda necessária, por falta da rede de energia elétrica, e também de pessoal para trabalhar”, declarou Ronnie Mello. A partir de agora, com apoio da comunidade, e empenho dos secretários da nossa gestão, essa realidade vai mudar. “Vamos trazer mais vida para a Praça dos Esportes, com atividades regulares, atendimentos, apresentações”.

Demagogos
Fernando Tarragó disse que os colegas demagogos o deixaram sem saída. A referência é quanto a renúncia da quota do telefone e das diárias por parte das dobradinhas “Eric/Gás” e Delgado/ Rocha”. Tarragó disse que nunca usou diárias, nem as quotas do telefone, no entanto, não precisou apresentar projeto para isso. “Quem não quer gastar, é só não usar”.