sábado, 14 de janeiro de 2017

Prefeitura inicia tratativas para implantação do Sisbi

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo Municipal deu início nesta semana, ao processo de implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) em Uruguaiana. Na ocasião, o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Aerton Auzani, com o empresário local Sérgio Osório e com o médico veterinário Salatiel Machado Moreira. Os dois vem buscando a implantação do sistema em Uruguaiana já a algum tempo.
A reunião serviu para explanação dos requisitos necessários para a implantação. De acordo com instrução normativa em vigor desde 2013, entre os requisitos para implantação está a equivalência de serviços de inspeção, a estrutura física, a estrutura de recursos humanos – formada por veterinários, auxiliares de inspeção e administrativos –, ampla documentação, que inclui a relação de todos os estabelecimentos registrados, seus produtos e dados de produção, além de legislação municipal específica. Após a apresentação de toda a documentação necessária, são realizadas auditorias documentais e operacionais. Na reunião ficou acertado que o secretário de Auzani irá entrar em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para formalizar o pedido e dar andamento ao projeto. O prazo para que a implantação ocorra é de um ano, mas Ronnie e Auzani comprometeram-se a fazer todo o possível para reduzir este tempo.
O objetivo da implantação é fomentar a agroindústria local. Com o Sisbi-POA, as empresas poderão vender seus produtos em todo o território nacional, e a medida deve incrementar lucros e aumentar a produção, gerando mais empregos e renda. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é de que, tão logo o sistema seja implantado, sejam gerados entre 70 e 100 novos empregos diretos. “O Sisbi é uma reivindicação antiga dos produtores e vem dentro do conceito da desburocratização. Hoje o município tem o SIM, que faz com que o produtor possa vender no município. O Sisbi tem valor para todo o país e permite que o produtor comercialize seu produto de origem animal em todo o Brasil. Hoje somos um dos maiores criadores de bovinos e nosso gado sai daqui para ser abatido em outros lugares, gerando receita para outros municípios, também por conta disso.”, destaca o Auzani.

0 comentários: