sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ed. 2840 - Crise derruba secretário de Obras

Confira aqui a edição digital
  1. Temer e Lula, a mesma desculpa
  2. Doação
  3. Galeto
  4. AGENDA
  5. Seminário
  6. Rouxinóis
  7. Palestra
  8. CineSesc
  9. Semana Farroupilha I
  10. Semana Farroupilha II
  11. Feira
  12. Artesanato
  13. Corrida
  14. Setembro Amarelo
  15. Lançamento
  16. Seleção
  17. Costura
  18. Pagamento
  19. Falta de verba derruba secretário de Infraestrutura
  20. Definida Comissão Especial para PLC sobre lotes mínimos de terrenos
  21. Demissão por ‘insuficiência de desempenho’ pode ser aprovada na quarta-feira
  22. TCE remarca julgamento das contas de Ronnie Mello
  23. Santa Casa implanta novo sistema de segurança
  24. Inaugurada a nova sede do Conselho Tutelar
  25. Concluída a primeira turma do Projeto Águia
  26. Museu Crioulo está aberto para visitação
  27. Exportações voltam a crescer após dois meses de queda
  28. Dados de produção e genética são primordiais na escolha de touros
  29. Entidades informam em nota medidas para escoamento da produção do arroz
  30. GAP Genética projeta venda de mais de mil animais em um dia
  31. Homem morre atropelado por motocicleta
  32. Defrec identifica suspeitos de tentativa de latrocínio
  33. Orçamento 2018 amplia em 16% os investimentos em Segurança
  34. Inquérito deverá ser concluído nas próximas semanas, com pelo menos um indiciado
  35. Cpers realiza ato contra o parcelamento dos salários
  36. Quatro escolas de Uruguaiana participam de concurso
  37. Submissão de trabalhos para seminário sobre gênero vai até a próxima terça
  38. IFF está com inscrições abertas para dois cursos em Uruguaiana
  39. “Open Fight” acontece hoje
  40. Celemaster viaja para enfrentar ACBF em Carlos Barbosa
  41. AEU joga em casa contra ASSAF pela 21º rodada
  42. Campeonato de tênis vai até amanhã
  43. Em pó, óleo ou lenços umedecidos: perfumes ganham versões
  44. Selena Gomez desabafa e revela ter feito transplante de rim
  45. Fora do ‘Rock In Rio’, Anitta curte passeio de barco com amigos
  46. Malhação
  47. Novo Mundo
  48. Pega Pega
  49. A Força do Querer
  50. Para comemorar aniversário de
  51. Arlindo Cruz, filho pede vídeos dos fãs

Vereador propõe venda de tickets para estacionamento rotativo

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
A Câmara de Vereadores encaminhou ao Poder Executivo um projeto de indicação que sugere a venda de tickets como metodologia para a reativação do estacionamento rotativo no centro da cidade. A proposta é do vereador Eric Lins (DEM) e observa, especialmente, a questão da geração de trabalho e a economicidade para o município.
“É vigente a retomada do estacionamento rotativo. Como parlamentar me inteirei sobre os procedimentos previstos e, nesse momento, apresento o formato que consideramos mais interessante e adequado à realidade de Uruguaiana”, afirmou Eric Lins sobre a expectativa da geração de 90 empregos automaticamente, caso adotada a sugestão pelo Poder Executivo. Extraoficialmente, Lins já esteve conversando com o secretário de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.
Conforme a propositura, a administração deverá realizar uma seleção simplificada para escolha de pessoas que serão responsáveis pela venda dos tickets do estacionamento. Após obter a licença, esses trabalhadores terão que adquirir os tickets junto à Secretaria, para então revende-los aos usuários do rotativo.
O vínculo dessas pessoas com a administração será a autorização, ato discricionário e precário, para a efetivação da atividade. Assim, não há coordenação da administração pública sobre os trabalhadores, apesar de serão estabelecidas normas de sistematização, como cronograma de dias e horários em determinadas quadras; a compra através de recursos próprios dos talões para a realização da atividade e a responsabilidade do autorizado pelo seu uniforme, deslocamento e gastos inerentes. Dessa maneira, de acordo com Lins, o município está ‘libre’ dos encargos trabalhistas.
A respeito dos valores, a indicação considera preços a serem tabelados pela administração e, ao iniciar a atividade, o autorizado deve realizar um depósito em dinheiro a ser devolvido quando cessada a autorização. Nessa disposição garante a reserva financeira para compra de talões.

Gabriela Barcellos

PL visa auxiliar no combate a abuso infantil e violência doméstica

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Na sessão ordinária de ontem, 14/9, foi apresentado um projeto de lei que visa ser mais uma ferramenta de conscientização na luta contra a violência doméstica e contra o abuso de crianças e adolescentes. Trata-se do projeto que institui no calendário oficial do município o Programa Quebrando o Silêncio.
O programa tem caráter educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, e deve ser desenvolvido nas escolas da rede pública municipal e nos órgãos de assistência social do município. A matéria ainda institui um dia dedicado ao programa, que será o quarto sábado do mês de agosto.
O objetivo é: I) conscientizar à população em geral, em particular às crianças, mulheres e idosos, sobre a importância do combate ao abuso e à violência, através de ações educativas e preventivas; II) disponibilizar às famílias, aos pais, aos filhos, educadores e aos alunos informações para a prevenção e o combate ao abuso e à violência, esclarecendo quanto aos direitos e alertando quanto à necessidade de buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário; III) promover a cultura da paz para um mundo melhor; IV) coibir o abuso e a violência doméstica; V) promover o debate permanente sobre o abuso e a violência doméstica dentro do município; VI) fomentar ações e atividades de divulgação dos canais para a denúncia dos casos de abuso e violência doméstica.
Ao justificar o projeto, Clemente contou que o Programa Quebrando o Silêncio é realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, desde o ano de 2002, através de palestras, passeatas, fóruns e distribuição de materiais, com o intuito de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo da violência.
Ele destacou as legislações em vigor no país sobre o tema: como o art. 227, da Constituição Federal, que determina que a criança e o adolescente devem ser colocados “a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”; o art. 5º, da Lei Federal 8 069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) , que declara que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais; a Lei Federal 11 340/2006, conhecida como “Lei Maria da Penha”, que institui mecanismos “para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher”; e a Lei Federal 10 741/2003 (Estatuto do Idoso), que assegura “ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
Ainda segundo Clemente, uma em 2015 foram registradas, através do Disque 100, mais de 17 mil denúncias de casos de violência sexual contra criança e adolescentes. A informação é da secretaria de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos, que também diz que o “principal local da violação é a casa da própria vítima, onde ocorreram 39% dos casos de violência sexual relatados no Disque 100. Em seguida está a casa do suspeito, com 31,6% das denúncias”. Por fim, destacou que segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha, encomendada pelo Fórum da Segurança Pública, em 2016, uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência. “É fundamental que o Poder Público Municipal adote ações efetivas para o enfrentamento ao abuso e à violência doméstica, incentivando a denúncia por parte das vítimas aos órgãos competentes”, finalizou o Vereador.


Gabriela Barcellos

Jogos de Uruguaiana já têm seus campeões

Créditos: Sesc
Encerraram no último domingo, 10/9, os Jogos de Uruguaiana 2017, que ocorriam deste agosto no município. A competição mobilizou vários atletas e atraiu a comunidade para assistir os jogos. Foram 56 partidas distribuídas em três modalidades: Futsal, Basquete e Handebol Feminino.
No Futsal, quem levou o primeiro lugar foi o time “Torino”, seguido de “STP” e “Dall Car”. No Basquete, a primeira colocação ficou com “Barraca”, já a segunda e terceira é, respectivamente, de “Luba” e “Panatinaikos”. A categoria Handebol Feminino foi vencida pela equipe “Las Corajudas”, sendo que o segundo lugar foi de “Shu” e o terceiro de “Masterbol”.
O torneio é uma promoção do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Homem é alvejado durante assalto próximo ao Sinuelo


A manhã de ontem, 14/9, registou uma tentativa de latrocínio. O crime ocorreu na Rua Capitão Bernardo Brum, bairro Santo Inácio, nas proximidades do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago.
A vítima é Gustavo de Lima, de 31 anos. Ele descarregava uma carga de bebidas de um caminhão, quando foi surpreendido por cinco indivíduos. Um dos bandidos efetuou cinco disparos de arma de fogo na direção da vítima, dos quais um lhe acertou o rosto, do lado direito.
Gustavo foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal, onde permanece em observação, no aguardo do diagnóstico final da equipe de neurologia da Santa Casa de Caridade. Seu quadro de saúde é considerado estável.
A investigação está a cargo da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), comandada pelo delegado Enio Tassi. Uma equipe de policiais esteve no Pronto Socorro Municipal e colheu o depoimento da vítima, mas Gustavo não foi capaz de apontar quem efetuou os disparos. Na tarde de ontem, as equipes da Defrec realizavam diligências a fim de esclarecer o crime, mas até o fechamento desta edição, ninguém havia sido detido.


Gabriela Barcellos

Aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018

O Parlamento aprovou ontem, 14/9, o projeto de lei 79/2017, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2018, a chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Estabelecida pela Constituição Federal, a LDO reúne as diretrizes, objetivos e metas da administração para o ano que vem, em conformidade com o plano plurianual (PPA); a estrutura, organização e diretrizes para a execução e alterações dos orçamentos do Município; as disposições relativas às despesas com pessoal; e as disposições sobre as alterações na legislação tributária.
Ao longo da análise, que contou inclusive com realização de audiência pública pela Comissão de Finanças e Orçamento, os vereadores analisaram a previsão de despesa para o ano, por categoria econômica e origem, previsão da Receita Corrente Líquida para 2018; as metas fiscais, evolução do patrimônio líquido; entre outros.
Relator da matéria na Comissão de Finanças, o vereador Eric Lins apresentou parecer favorável, e o texto foi aprovado sem grande debate.

LDO
Elaborada anualmente, a LDO tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos. O PPA, que planeja os passos financeiros do município pelos próximos quatro anos, foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 12/9.
Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA. Enquanto o PPA é um documento de estratégia, pode-se dizer que a LDO delimita o que é e o que não é possível realizar no ano seguinte.

Gabriela Barcellos 

Oficialmente aberta a Semana Farroupilha em Uruguaiana

Créditos: Francisco Leal/JC
A abertura da Semana Farroupilha aconteceu no início da noite de quarta-feira, 13/9, na Casa do Tradicionalista, na Praça Farroupilha, que também recebeu a Chama Crioula conduzida por tradicionalistas. O CTG Patrulha do Oeste foi quem assumiu a guarda da Chama.
A cerimônia contou com o hasteamento das bandeiras e distribuição da centelha às entidades tradicionalistas do município. Este ano os festejos têm como tema Farroupilhas: “Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”. A chama, que partiu de Mostardas, chegou ao Marco das Três Divisas na última segunda-feira, 11/9, onde centenas de tradicionalistas se reuniram para recebê-la.
A programação da Semana Farroupilha segue com a Missa Crioula, no dia 15/9, às 10h30, na Capelaria Militar, da antiga Santa Casa. No dia 18/9, às 10h, no Obelisco, tem a Solenidade de Retomada de Uruguaiana, que será realizada pelo Exército Brasileiro; o desfile em São Marcos, ocorre no próximo domingo, 17/9, às 9h; o desfile em Uruguaiana no Dia do Gaúcho, 20/9, também a partir das 9h, na Avenida Presidente Vargas; e a cerimônia de encerramento da Semana ocorre no mesmo dia às 18h, na Praça Farroupilha.
Homenagem
Hoje, 15/9, às 19h, ocorre uma Sessão Solene na Câmara Municipal, em homenagem as pessoas que contribuem com a manutenção do nativismo no município.
Durante a solenidade, serão agraciados gaúchos indicados pelo Parlamento e pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha. Receberá o Diploma de Honra ao Mérito do Poder Legislativo, Renato Fagundes, por proposição do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Tarragó (PSD) e o Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana, Cláudio José Silveira Brito, por sugestão do vereador Carlos Delgado (PP).
A Comissão realizará homenagem aos três primeiros gaúchos a participarem dos desfiles em Uruguaiana, Edeli Salgueiro, Mario Amilton Vilela e João Juraci Cantarelli, homenagem póstuma a Júlio Machado da Silva Filho e entregará o Troféu Mulher Gaúcha a Nilda Lopes. 
 
Créditos: Francisco Leal/JC
 

Larissa Vargas

Ed. 2839 - Painel

SOS Mulher
A ONG SOS Mulher, recebeu na terça-feira, 12/9, a doação mensal do Rotary Club de Uruguaiana Santana Velha. O presidente do Rotary, Gaspar Martins esteve no SOS Mulher, juntamente com o tesoureiro Jônatas e o conselheiro Domildes, entregando a contribuição de carne para a instituição, na qual foi representada pela professora Daniele Bica. O Rotary realiza essa ação de maneira mensal, na qual contribui na alimentação das mulheres que lá buscam auxílio em diversas áreas sociais.


Rotary
Ocorreu na quarta-feira, 13/9, na Casa da Amizade, a reunião ordinária do Rotary Club Santana Velha. Na reunião foram tratados alguns assuntos como: “Rotary Day”, referente ao dia Mundial de Combate a Pólio; realização de um Campeonato de Truco em outubro;  foram definidos os detalhes para a festividade farroupilha que será realizada no dia 27/9. Na reunião também estava presente o Interact Uruguaiana Fronteira Oeste, que entre os assuntos, falou sobre a Copa de Futsal, que neste ano ocorrerá no dia 21/10, e visa arrecadar valores para contribuir no Combate a Pólio.

CineSesc
O CineSesc exibe amanhã, 16/9, o filme “Era um vez em Nova York”, do diretor James Gray. O drama/romance americano tem duração de 118 minutos e será exibido às 16h, no Sesc local, que fica na Rua Flores da Cunha, nº 1984. A entrada é gratuita. Sinopse: Em 1920, as irmãs polonesas Magda e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba despertando uma tragédia.

Palestra
Ocorre hoje, 15/9, às 19h, no Teatro Municipal, a Palestra Motivacional “Superação sem Limites”, com o paratleta Denilson Souza. O santamariense praticante de várias modalidades de esportes adaptados aos cadeirantes, entre elas: Bocha, Basquete, Handebol, Canoagem, Ciclismo, Corrida de Rua e outras. Ele virá palestrar gratuitamente em Uruguaiana, contando sua história de vida e independência como deficiente físico. Denilson também tratá cinco modelos de cadeiras de rodas diferentes para exposição e experimentação, duas cadeiras de rodas específicas de competição de basquete, duas handbikes, e uma cadeira de corrida especial para carregar a pessoa com deficiência na frente. Mais informações pelo telefone 99144-1730 (Renata Saldanha Rieefel).
 
Encontro
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), esteve representada pelos Guardas Municipais (Romu) no domingo, 10/9, onde participaram em Uruguaiana do Encontro Internacional de Cinófilos.


Os Rouxinóis
Seguindo a programação da semana farroupilha, a escola de samba Os Rouxinóis, oferece hoje, 15/9, jantar baile, com arroz tropeiro no cardápio. O jantar é a partir das 20h30, e o ingresso custa R$ 12. Mais informações pelo telefone (55) 99985-9794.

Curso
O Senac está com inscrições abertas para a turma de Dicção, desinibição e Oratória – Básico. As aulas vão ocorrer nas terças e quintas, à noite. O curso tem carga horária de 30h e os pré-requisitos são ensino médio incompleto e idade mínima de 16 anos.

Projeto
O projeto Nadar está beneficiando crianças, adultos e a terceira idade. O projeto começou em abril atende pessoas obesas, diabéticas e com problemas respiratórios em diferentes idades. Além dos adultos, o Projeto Nadar atende o público infantil com 60 alunos, sendo 15 do Cacau por meio do programa sócio educativo para inclusão social. O projeto é gratuito e desenvolvido pela Prefeitura por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Sá Viana Futebol Clube.


Princesas
As meninas do projeto “4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível” participaram na semana passada, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), da “Oficina de Voluntariado”. Ministrou a oficina a coordenadora da Unidade da Parceiros Voluntários de Uruguaiana, Arielly Fagundes. Através da palestra com dinâmicas em grupo, Arielly passou para as meninas do projeto e seus familiares, a importância e o valor do voluntariado no mundo de hoje, que anseia pela cooperação e união para transformar a sociedade.

Semana Farroupilha I
O CTG Sinuelo do Pago promove hoje, 15/9, show em dose dupla com os grupos Portal Gaúcho e Grupo Pataço. Os ingressos estão sendo vendidos nos Supermercados Baklizi, Casa do Gaúcho, Bolichão da 28, Quito Pilchas, Correaria Tradição, Pet da Paty, Super Pag Poko, Super Ki Preço, Bazar Tatui e CTG Sinuelo do Pago. Mais informações pelos telefones: (55) 3413-1530 ou (55) 99961-3809.

Jantar Dançante
O Círculo Operário de Uruguaiana vai promover um jantar dançante farroupilha, com paella e saladas, nesta sexta-feira, 15/9, a partir das 21h. O ingresso custa R$ 20. O evento vai ocorrer no salão de eventos do Círculo Operário de Uruguaiana.

Semana Farroupilha II
Hoje, 15/9, no CTG Patrulha do Oeste, tem janta com vaca atolada de cardápio. A janta começa às 21h30 e o ingresso custa R$ 22. Mais informações pelo (55) 3412-5794.

Polícia Civil busca identificar vítima fatal de atropelamento

Um homem foi atropelado na Rua Fernando Ferrari por volta de 22h45min de ontem. Ele trasfegava de bicicleta quando foi atingido por uma motocicleta, que desviava de um grupo de pessoas.
A vítima, que foi socorrida pelo condutor da moto e encaminhada ao Pronto Socorro Municipal pelo Samu, estava inconsciente e não portava nenhuma identificação. Nesta manhã, ele não resistiu aos ferimentos e veio à óbito.
A Polícia Civil trabalha para identificá-lo. Qualquer informação pode ser repassada à PC através do telefone 3412 1127. O corpo será encaminhado à necropsia.
O motociclista se apresentou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pouco depois do acidente.
As informações completas estarão na edição de amanhã.