sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Oficialmente aberta a Semana Farroupilha em Uruguaiana

Créditos: Francisco Leal/JC
A abertura da Semana Farroupilha aconteceu no início da noite de quarta-feira, 13/9, na Casa do Tradicionalista, na Praça Farroupilha, que também recebeu a Chama Crioula conduzida por tradicionalistas. O CTG Patrulha do Oeste foi quem assumiu a guarda da Chama.
A cerimônia contou com o hasteamento das bandeiras e distribuição da centelha às entidades tradicionalistas do município. Este ano os festejos têm como tema Farroupilhas: “Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”. A chama, que partiu de Mostardas, chegou ao Marco das Três Divisas na última segunda-feira, 11/9, onde centenas de tradicionalistas se reuniram para recebê-la.
A programação da Semana Farroupilha segue com a Missa Crioula, no dia 15/9, às 10h30, na Capelaria Militar, da antiga Santa Casa. No dia 18/9, às 10h, no Obelisco, tem a Solenidade de Retomada de Uruguaiana, que será realizada pelo Exército Brasileiro; o desfile em São Marcos, ocorre no próximo domingo, 17/9, às 9h; o desfile em Uruguaiana no Dia do Gaúcho, 20/9, também a partir das 9h, na Avenida Presidente Vargas; e a cerimônia de encerramento da Semana ocorre no mesmo dia às 18h, na Praça Farroupilha.
Homenagem
Hoje, 15/9, às 19h, ocorre uma Sessão Solene na Câmara Municipal, em homenagem as pessoas que contribuem com a manutenção do nativismo no município.
Durante a solenidade, serão agraciados gaúchos indicados pelo Parlamento e pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha. Receberá o Diploma de Honra ao Mérito do Poder Legislativo, Renato Fagundes, por proposição do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Tarragó (PSD) e o Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana, Cláudio José Silveira Brito, por sugestão do vereador Carlos Delgado (PP).
A Comissão realizará homenagem aos três primeiros gaúchos a participarem dos desfiles em Uruguaiana, Edeli Salgueiro, Mario Amilton Vilela e João Juraci Cantarelli, homenagem póstuma a Júlio Machado da Silva Filho e entregará o Troféu Mulher Gaúcha a Nilda Lopes. 
 
Créditos: Francisco Leal/JC
 

Larissa Vargas

0 comentários: