quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ed. 2036

  1. Anatomia da esperança
  2. Pergunta que não cala
  3. E os empregos?
  4. Pesquisa “quente”
  5. Inveja
  6. Temas de campanha
  7. Termo
  8. Forâneos
  9. Desempenho
  10. Justiça, poder e cidadania
  11. Dinheiro
  12. Estacionamento
  13. Disque Eleições entra em funcionamento a partir de quinta no RS
  14. Anvisa suspende comercialização de lote de xarope
  15. Prazo para apresentação de emendas ao Orçamento 2013 vai até o dia 11 de outubro
  16. Regularização da hemodiálise é solicitada
  17. Eleitores podem treinar votação em simulador na página do TSE
  18. Kiko Barbará diz que Mauro Brum jogou sujo com ele e o PMDB
  19. Legislativo avaliará metas fiscais do município
  20. CDL divulga vencedores do Concurso de Galpões e Vitrines
  21. Anestesistas da Santa Casa estão em greve
  22. Comunidade não pode ocupar banheiros da Secretaria de Saúde
  23. Adoção conjunta pode ser deferida para irmãos, desde que constituam núcleo familiar estável
  24. Médico só responde por erro se houver prova de culpa
  25. Delegado finaliza inquérito e diz que policial agiu em legítima defesa
  26. Uruguaiana chega ao 20º homicídio do ano
  27. Entregar direção a motorista alcoolizado pode caracterizar homicídio
  28. Assalto coletivo no Giovani Cabeleireiro
  29. Kaiser vai a Júri no dia 27
  30. Uruguaiana receberá policiais civis e militares, além de viaturas
  31. Matte levou faca ao Piquete para assustar Ana Carolina
  32. Recursos quadruplicam e passam de R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos
  33. A situação do professor brasileiro
  34. Para especialista, melhorias na educação ainda são lentas no Brasil
  35. Versão feminina de Mercenários tem Gina Carano confirmada no elenco
  36. Disco e festas integram comemoração internacional dos 70 anos de Tim Maia
  37. A Múmia: Len Wiseman vai dirigir remake
  38. Aprenda treinos curtos que ajudam a emagrecer
  39. Lutas que ajudam a definir o corpo
  40. Juliana Paes e Cauã Reymond são eleitos os mais sexy de 2012 em festa
  41. Inter lança site de leilão com ‘moto do Mundial’ assinada por Fernandão
  42. Além da moto, estão disponíveis para o leilão a camisa que Forlán estreou pelo clube, um Iphone e um book fotográfico
  43. Grêmio faz treino leve no Equador e está pronto para enfrentar Barcelona
  44. Campeonato Master 55
  45. Boxe

Caso Matte: Ex-namoradas fugiram para não serem mortas

Leonardo Matte, assassino de Ana Carolina Collazzo, foi ouvido na segunda-feira pelo delegado Gustavo Arais, responsável pelo Inquérito Policial. Segundo o delegado, depois de ser apresentado na Delegacia de Polícia na manhã do último sábado, Leonardo foi encaminhado à Penitenciária Modulada e, na tarde de segunda, atendendo a uma determinação judicial, prestou depoimento, assumindo a autoria do crime e confessando ter agido por ciúmes. Leonardo disse que ambos haviam ingerido bebida alcoólica e que Ana Carolina costumava ser tão ciumenta quanto ele. Tentando amenizar a culpa, Leonardo contou que apanhava de “Aninha” e que a discussão começou naquela tarde por que ela queria ir embora e ele não queria acompanhá-la. Segundo Arais, Leonardo mostrou-se emocionado e, de certa forma, tentava passar a idéia de que agiu por impulso. De acordo com o delegado, o criminoso poderá pegar até 30 anos de prisão, se assim o Conselho de Sentença entender. Leonardo aguardará denúncia do Minitério Público e julgamento atrás das grades.

Matte e o histórico de um deliquente
No sábado, sem algemas e cobrindo o rosto com uma sacola plástica, Leonardo tentou evitar as lentes fotográficas, mas não fugiu a pergunta da reportagem: "Por que você matou Ana Carolina?" Matte manteve-se em silêncio, obervando atentamente as ruas, as pessoas, e a ação dos policiais que o conduziam ao Plantão da Delegacia.
O assassino estava hospitalizado desde quinta-feira, quando matou Ana Carolina. Segundo apurado, antes deste fato, o jovem já apresetava sinais de descontrole emocional, tendo inclusive no Carnaval de Rua deste ano, agredido Ana Carolina. O fato ocorreu no camarote onde o casal estava, junto aos amigos da Ilha do Marduque.
Antes desse episódio, Leonardo Matte agrediu duas de suas ex-namoradas, "F" e "A". Sempre motivado pela possessividade e pelo ciumes, Matte costumava bater em suas companheiras e ameaçá-las de morte. Tanto "F" como "A" deixaram Uruguaiana e hoje residem em outros estados. Conversamos com a família de uma das jovens na tarde de ontem e, de acordo com as revelações, após o término da relação, Leonardo transformou a vida de todos em um pesadelo. “Ele fez muita coisa, nos ameaçou e perseguiu a ex-namorada, transformou nossas vidas em um pesadelo. Se não tivessemos saido de Uruguaiana, certamente estariamos chorando assim como a família de Ana Carolina”, disse nossa entrevistada.

O degolador e o Facebook
Enquanto esteve hospitalizado, Leonardo foi monitorado por um policial militar que guardava a porta de entrada do quarto. Na condição de preso, Leonardo não pôde receber visita, no entanto, teve acesso a Intenet já que, quando chegou à Santa Casa, ainda portava o telefone celular. “Quando entrei no quarto, ele estava acessando a Internet através do celular. Estava entrando no Facebook”, disse uma testemunha. O perfil do criminoso foi excluído do Facebook poucas horas após ele ter degolado Ana Carolina, e suspeita-se que o acesso tenha se dado através de um perfil falso, um "fake".
Segundo o administrador da Penitenciária Modulada, Leonardo está na triagem desde quinta-feira, ou seja, isolado e sendo acompanhado por um psicólogo. Fernando Arando destaca que trata-se de um caso especial, pois Leonardo oferece riscos aos demais presos e a si mesmo. “Trata-se de um caso isolado. Leonardo poderá atentar contra a própria vida e isso nos preocupa”, finalizou.

Câmara abre espaço para falar sobre Doação de Órgãos

Na data de comemoração pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, a enfermeira Jane Beatriz Chaves Santos estará presente na Câmara Municipal para explanar sobre o tema. A proposta da vereadora Neraí Kaufmann considera a importância do incentivo a doação de órgãos. No espaço da tribuna livre, a partir das 11h, a profissional abordará assuntos como as formas de tornar-se doador e situações passíveis de doação.

Esporte em pauta no Legislativo

As atividades desenvolvidas pelo Centro Operacional de Treinamento de Esportes Radicais foi destaque ontem, dia 25, na Câmara Municipal, por prosição do vereador Gilberto Risso. O instrutor do grupo, Marco Mombach, relatou as ações realizadas com crianças e jovens para oportunizar a educação, estimular a disciplina e criar alternativas saudáveis de desenvolvimento.
Os mais de noventa alunos de 8 a 18 anos participam de aulas de primeiros socorros, sobrevivência e esportes como o rapel, dentre outras atividades. Também há preocupação com a formação de interessados em seguir carreira militar, afastar os jovens da vulnerabilidade das ruas e incentivar o cuidado com a natureza. Os parlamentares exaltaram a importância de iniciativas como esta para Uruguaiana.

Parlamentares buscam informações sobre direitos dos funcionários da Foz

A presença do diretor de Operações da Empresa Foz de Uruguaiana, Eduardo Frediane, na reunião da Comissão de Serviços Municipais foi solicitada pelos vereadores na última terça-feira. O requerimento de autoria do vereador José Clemente Corrêa busca esclarecimentos sobre o pagamento de insalubridade e periculosidade aos funcionários da empresa. As informações serão solicitadas com o objetivo de esclarecer os funcionários sobre os direitos previstos na legislação aos trabalhadores expostos a produtos químicos. O primeiro requerimento neste sentido foi encaminhado pelo Poder Legislativo em junho e respondido pela empresa, entretanto há necessidade de informações diretas do responsável pela empresa.
Ainda serão solicitados subsídios ao Ministério Público do Trabalho sobre as medidas que poderão ser tomadas. Os vereadores apoiaram a solicitação como forma de colaborar com os funcionários interessados, entretanto destacaram a autonomia da empresa, dos servidores e do Ministério quanto às medidas a serem providenciadas.

Felice quer Jair Rodrigues longe do primeiro grupo

O procurador geral do município, advogado Caciano Ferreira, disse nesta manhã estar preparando a defesa da Prefeitura Municipal no caso envolvendo a Império Serrano. "Por enquanto, a Império está no primeiro grupo", lamentou ele.