domingo, 5 de março de 2017

Setor de venda de passagens da Rodam estará fechado na manhã desta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) informa que amanhã, 6/3, pela parte da manhã, não haverá venda dos tickets de passagens na rodoviária. O motivo é a realização de ajustes na área de venda da empresa Rodam.
Pela parte da tarde, a comercialização será feita normalmente.

Unipampa divulga resultado do processo seletivo de mobilidade acadêmica

Karine Ruviaro

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na quinta-feira, 2/3, em seu portal eletrônico, o resultado final do edital nº 71/2017. Ele rege o processo seletivo para bolsistas do Programa Andifes/Santander de Mobilidade Acadêmica. Para os alunos da Unipampa foram disponibilizadas quatro bolsas. O valor de cada uma é de R$ 3 mil que deverá ser pago em cinco parcelas de R$ 600, com início neste mês.
O resultado final ficou assim: em primeiro lugar ficou Liciane Valim Homem; em segundo, Renê Souto Coutinho; em terceiro lugar, Thomaz Gustavo Pilger Araújo e em quarta posição, Pedro Cupelli Elias. Como primeira suplente, ficou a candidata Jaine Oliveira Rodrigues.
O programa
É voltado aos alunos da Unipampa que tem interesse em realizar mobilidade acadêmica em outra Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica foi gerado por intermédio de um convênio assinado pelos respectivos representantes e permite que alunos de uma instituição cursem componentes curriculares em outra instituição. Atinge somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
Em todo o País, há diversas instituições de ensino que participam deste programa. No Rio Grande do Sul, a FURG (Universidade Federal do Rio Grande), a UFPel (Universidade Federal de Pelotas), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), entre outras são conveniadas a estre processo de mobilidade acadêmica.

Aproximadamente 15 mil alunos voltam às salas de aula nesta segunda-feira em Uruguaiana

Karine Ruviaro

Na segunda-feira, 6/3, tem início o ano letivo na rede estadual de ensino. Em Uruguaiana, 14.912 alunos, divididos em 649 turmas – entre ensino fundamental e médio – de 31 escolas retornam às salas de aulas.
Nos cinco municípios – Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana e Uruguaiana – de atuação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CREA), 28.144 alunos de 64 escolas retornam aos estudos neste dia.  Desse total, 2.076 professores e 638 funcionários também voltam à rotina de trabalho.
Apesar da falta de professores, principalmente de história e geografia em algumas escolas de abrangência da Coordenadoria – devido às bases curriculares de ensino médio terem sido adequadas -, a meta deste ano é focar na melhoria dos rendimentos dos alunos. “Estamos comprometidos com os avanços nos índices de educação”, comenta a coordenadora da 10ª CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso.
Rio Grande do Sul
Até 24/2, 816.990 matrículas já haviam sido computadas pelo Sistema ISE (Informatização da Secretaria da Educação). Os dados são parciais, já que as escolas deverão ainda concluir a alimentação dos dados sobre o início do ano letivo até a primeira quinzena de abril. O ano de 2016 encerrou com 919.451 alunos matriculados nas 2,5 mil escolas estaduais.
Possível greve
Após realizar a greve mais longa da categoria no ano passado, os professores e funcionários da rede estadual podem paralisar as atividades neste início de ano letivo. Cerca de 3 mil servidores ligados ao Cpers Sindicato se reunirão, na quarta-feira, 8/3, para definir sobre uma greve geral.
Sobre isso, a coordenadora da 10ª CRE comentou que eles irão aguardar o resultado da reunião. “Vamos esperar o resultado final. A partir disso, dependendo do desfecho, trabalharemos com os números de pessoas que estarão ou não em greve. Novas decisões serão tomadas, se for preciso”, analisou.
Calendário letivo
O recesso escolar está previsto para acontecer de 20 a 30/7. E o encerramento do ano letivo ocorrerá em 22/12.

Cabo de aço rompe e argentino é ‘atropelado’ pelo próprio carro

Gabriela Barcellos

Um homem de nacionalidade argentina ficou ferido em um acidente com um guincho, no estacionamento de um hotel.
A.D.L. de 51 anos acompanhava o trabalho do guincho, que rebocava seu carro com problemas mecânicos. Em meio ao procedimento, um cabo de aço que sustentava o veículo se rompeu e o carro foi jogado sobre a vítima. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado à Santa Casa de Caridade, com ferimentos graves. De lá, foi removido para Paso de los Libres depois de o Consumado Argentino e a Polícia Civil serem acionados.
A.D.L. teve várias costelas quebradas e sofreu lesões no fígado e no baço.

Concurso da Susepe teve mais de 52 mil inscritos

Gabriela Barcellos

A Fundação La Salle concluiu o processo de confirmação do número de candidatos inscritos nos dois editais para os concursos da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).
Ao todo são 720 vagas, das quais 620 são para agente penitenciário e 100 são para cadastro de reserva para o cargo de agente penitenciário administrativo. No primeiro edital, há 71 vagas para mulheres e 549 vagas para homens, já no segundo, as vagas são para ambos os sexos.
O total de inscritos para o cargo de agente penitenciário foi de 20 371, e para agente penitenciário administrativo, o total foi de 32 237 candidatos inscritos.
Na quarta-feira, 1/2, foi publicada as Listas Preliminares de Inscritos por cota de no site da Fundação La Salle (www.fundacaolasalle.org.br/concursos).

Prefeitura reativará convênio para mão de obra carcerária

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo irá reativar um convênio firmado ainda na administração anterior, com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para utilização de mão de obra carcerária. Ainda no Governo Schneider, apenados da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) e do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) foram empregados pelo município em setores como secretaria de Obras e Serviços Urbanos – hoje secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural – e secretaria de Segurança e Trânsito – hoje secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. No entanto, o convênio fora desativado em razão do não repasse de valores aos apenados pelo Executivo. O assunto foi discutido ontem, 3/3, em reunião do prefeito Ronnie Mello (PP) com os diretores das duas casas  prisionais, Alex Silva e Marcelo Pinto respectivamente, e com o delegado penitenciário regional, Nilton Moreira.
A reativação deverá ocorrer ainda neste mês. Na próxima semana, o Executivo deverá quitar as dívidas deixadas pela administração anterior junto ao Instituto Penal, e deverá ser assinado o primeiro contrato para reativação do convênio.
Já os detentos da Penitenciária Modulada deverão ser beneficiados a partir da reativação da antiga fábrica de concreto, desativada por Schneider. De acordo com o diretor da casa, agente Alex Silva, também está sendo buscava parceria da iniciativa privada para instalação dentro da casa prisional, de uma malharia. “Temos três pavilhões desocupados, que podem ser utilizados. Isso ajuda os apenados na remissão da pena e suas famílias, a quem podem repassas os valores oriundos do trabalho”, explica ele. Atualmente a Penitenciária já conta com uma padaria.