domingo, 5 de março de 2017

Prefeitura reativará convênio para mão de obra carcerária

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo irá reativar um convênio firmado ainda na administração anterior, com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para utilização de mão de obra carcerária. Ainda no Governo Schneider, apenados da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) e do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) foram empregados pelo município em setores como secretaria de Obras e Serviços Urbanos – hoje secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural – e secretaria de Segurança e Trânsito – hoje secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. No entanto, o convênio fora desativado em razão do não repasse de valores aos apenados pelo Executivo. O assunto foi discutido ontem, 3/3, em reunião do prefeito Ronnie Mello (PP) com os diretores das duas casas  prisionais, Alex Silva e Marcelo Pinto respectivamente, e com o delegado penitenciário regional, Nilton Moreira.
A reativação deverá ocorrer ainda neste mês. Na próxima semana, o Executivo deverá quitar as dívidas deixadas pela administração anterior junto ao Instituto Penal, e deverá ser assinado o primeiro contrato para reativação do convênio.
Já os detentos da Penitenciária Modulada deverão ser beneficiados a partir da reativação da antiga fábrica de concreto, desativada por Schneider. De acordo com o diretor da casa, agente Alex Silva, também está sendo buscava parceria da iniciativa privada para instalação dentro da casa prisional, de uma malharia. “Temos três pavilhões desocupados, que podem ser utilizados. Isso ajuda os apenados na remissão da pena e suas famílias, a quem podem repassas os valores oriundos do trabalho”, explica ele. Atualmente a Penitenciária já conta com uma padaria.

0 comentários: