quinta-feira, 22 de março de 2012

Delegado desmoraliza PM na frente de um preso

Na terça-feira à tarde, após apresentar um homem preso em flagrante na DPPA - Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, o soldado PM Fábio, da Brigada Militar, foi “convidado” a se retirar da sala do plantão. O convite, que para quem estava na ante-sala, bem como ao Policial, soou como expulsão, pelo tom alterado com o qual foi feito, representou para o delegado Thiago Albeche apenas uma "determinação".
Naquele momento, Fábio apresentava à Polícia Judiciária um homem flagrado em via pública portando uma arma de fogo. Ele, acompanhado de outros homens, monitorava uma loja no centro da cidade. Durante a apresentação ao Plantão, Fábio fotografou o preso. O delegado Albeche, que entrava na sala justamente naquele momento, disse ao policial que seu ato era de desacato, pois não lhe fora dada qualquer autorização para fotografar naquele local público, determinando-lhe que se retirasse imediatamente.
Questionado por nossa reportagem, Albeche disse ter solicitado ao Policial que se retirasse da sala, pois não prestava qualquer serviço naquele momento, e seria chamado posteriormente para depor, se assim fosse necessário. Já os policiais ouvidos lamentaram que a reprimenda tenha ocorrido diante de um criminoso, que assistiu a cena e viu o Policial Militar que o prendeu ser completamente desmoralizado pelo Delegado. O comandante do 1º BPaf, major Joni Alvim, informado dos fatos, disse que se manifestará após averiguar bem a situação.

Os armários do Ciosp e o rádio desaparecido
Há cerca de 10 dias, o mesmo delegado Albeche deslocou-se ao terceiro andar do prédio da Delegacia de Polícia, mais precisamente ao Ciosp, e revistou os armários dos Policiais Militares. Durante a ação, ele disse estar procurando um rádio pertencente a Polícia Civil e que estava desaparecido. Segundo Thiago, a ação, na verdade, foi um trabalho de rotina, sendo ser sua função preservar o patrimônio da Secretaria de Segurança Pública - os armários não foram revistados, e sim averiguados, pois, como dito, fazem parte do patrimônio da SSP.
O Ciosp
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – Ciosp, foi inaugurado em Uruguaiana no ano de 2006, como o objetivo de centralizar as ações de segurança pública por meio da integração operacional entre os órgãos. Anunciava-se a vinda de pelo menos 70 viaturas para compor nossas forças policias, reforço e a presença de policiais civis e militares no Órgão. As promessas não foram cumpridas pelo Governo do Estado, e apenas Policiais Militares trabalham no local, pois, segundo Albeche, a disponibilização de policiais civis torna-se inviável devido ao déficit de pessoal.
No ano passado a procuradora Lara Claro ajuizou Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa do ex-governador Germano Rigotto e os ex-secretários da Justiça e Segurança José Otávio Germano (deputado federal) e Omar Jacques Amorim, além de danos ao erário e violação dos princípios administrativos na construção, aquisição de equipamentos e implantação do Ciosp, que custou R$ 11,73 milhões aos cofres do Estado e da União. No entanto, a Procuradora identificou desvios de dinheiro, levando em consideração a “maquiagem” feita pela Secretaria de Segurança no local, já que as tão sonhadas viaturas, assim como as demais promessas, jamais saíram do papel.

Unipampa protesta na Santa Casa

Neste momento, acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unipampa, estão no pátio do HSCC onde protestam contra o Poder Executivo devido a falta de vagas para estágio. A Universidade tem 147 alunos aguardando em fase de conclusão de curso, e que poderão ter suas formaturas adiadas por impossibilidade de realização de estágio obrigatório, e que foi objeto de convênio da Universidade com o Município, que assumiu o compromisso de oferecer tais vagas, e não o fez.

Preso é encontrado morto na Penitenciária Modulada

A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 33 anos. O corpo da vítima, Roberto da Silva Pereira, foi encontrado nesta manhã em uma das celas do Módulo Apoio, da Penitenciária Modulada de Uruguaiana. Além de Roberto, outros dois presos ocupavam o espaço.

Ed. 1955

  1. Tempos apocalípticos
  2. Bolsa Família I
  3. Bolsa Família II
  4. Cumprindo a Missão
  5. Com o chapéu alheio
  6. Com o chapéu alheio II
  7. O pai da criança
  8. Dia Mundial da Água I
  9. Dia Mundial da Água II
  10. Dia Mundial da Água III
  11. Dia Mundial da Água IV
  12. A viagem do amigo Pradella, o Alceu
  13. Vinte e nove deputados foram contra o Magistério
  14. Vereador protocola projeto de incentivo ao primeiro emprego
  15. Preservação do Rio Uruguai é polemizada no Seminário
  16. Câmara dos deputados lança Parlamento Jovem Brasileiro
  17. Uruguaiana teve o dia mais quente do todo Verão
  18. Império inaugura sua sede no mês de abril
  19. Modulada estuda a implantação de projeto de piscicultura
  20. Presidente da UEU afronta Câmara de Vereadores e ATPU
  21. Deflagrada ação contra fraude em locação de banheiros químicos
  22. OAB/RS lança oficialmente VI Conferência Estadual
  23. MP acompanha testes de tornozeleiras eletrônicas para monitorar apenados
  24. INSS e Judiciário do RS acertam novo sistema de perícias
  25. Policial militar é expulso da Delegacia
  26. Polícia Civil fecha 100% com a Verticalidade
  27. Comunidade foge do compromisso e não colabora no caso do homem empalado
  28. Mesmo afastado por má conduta, Carrijo continua tirando lucro da Civil
  29. Delegado investiga caso envolvendo van escolar
  30. Abertas 4.034 vagas para cursos técnicos gratuitos
  31. MEC anuncia prova nacional para avaliar a alfabetização de crianças
  32. Cursos técnicos a distância no Senac Uruguaiana
  33. Lançamento inédito no Brasil auxilia os pais no desenvolvimento dos filhos
  34. Produções nacionais se focam em TV e cinema simultaneamente
  35. Alimentos e plantas afrodisíacos
  36. Aniversário de Uruguaiana: Esporte dá início as comemorações
  37. Base aliada decide votar Lei da Copa sem liberação expressa de álcool
  38. Brasileirão voltará a ter jogos às 21h de sábado
  39. Grêmio que ser o clube com mais sócios em 2013