segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Lideranças rurais abrem o voto e falam sobre as eleições deste domingo


“É preciso uma mudança para uma administração com decência e eficiência”
Kaju
“É preciso mudar para aprimorar a democracia e recolocar o Brasil no cenário internacional”
Ângelo Scelzo
Às vésperas do segundo turno das eleições para presidente e governador do Estado, o Jornal CIDADE, conversou com lideranças da comunidade uruguaianense, buscando opiniões, idéias e expectativas com relação ao pleito e aos quatro anos seguintes. João Paulo Schneider da Silva, o “Kaju”, e Ângelo Egídio Ciliato Scelzo, ambos produtores rurais e ativos na política local, falaram sobre o tema. Os dois abriram o voto: Aécio Neves e José Ivo Sartori são os candidatos escolhidos. “É difícil se posicionar publicamente sobre nossas preferências políticas quando interpelados pelos meios de comunicação, no momento em que integramos a diretoria de importante empresa da nossa comunidade ou representamos alguma entidade classista. Seja por empecilhos legais ou pela grande responsabilidade de influenciarmos um grande número de pessoas que se identificam com a nossa atuação na sociedade”, diz Kaju. “Mas, absolutamente, não podemos e não devemos abster-se de declarar explicitamente nossas convicções, conceitos e valores pelos quais guiamos nossas ações nesta vida”, conclui.
A corrida eleitoral
Para Ângelo Scelzo, que diz ver esta como uma das mais disputadas eleições presidências dos últimos anos, a mudança é necessária para que o Brasil volte a crescer. “Como sempre, o PT baixa o nível da campanha, com o foco na desmoralização dos adversários e com a mesma conversa de sempre. Espero que a população tenha a vontade de mudar, pois será benéfico para aprimorar a democracia e recolocar o Brasil no cenário internacional, e não um mero coadjuvante, que hoje prioriza as relações bilaterais com países populistas e atrasados, como Argentina e Venezuela”, diz ele. 
João Paulo destaca a necessidade de mudar, levando em conta o grande período de tempo de um mesmo partido no poder, e diz ver neste pleito “uma grande possibilidade de mudanças e acontecer o que preconizamos, que é a alternância de poder. Esse é um dos princípios que temos em relação à política e acho que representa o pensamento da empresa, a Gap Genética. É preciso quebrar um processo de corrupção crescente, que creditamos ser resultado de um muito tempo de um mesmo partido no poder. As pessoas vão se acostumando, começam a aparecer oportunidades e isso vira normalidade”, declara. Para ele, trata-se de um processo que fica mascarado, e que população às vezes não enxerga. “Até na Copa do Mundo, que era para ser algo para todos os brasileiros se orgulharem, houve um superfaturamento de obras. Nosso país e estado estão muito mal administrados e entendo que há a necessidade de mudança no sentido de maior decência e eficiência”, completa.
O resultado das urnas
A expectativa para o resultado das urnas neste domingo, é grande, mas temerosa para Kaju. “As classes mais baixas estão anestesiadas pelos programas sociais, que geram um custo para a sociedade, e provavelmente irão votar pela continuidade. Cada vez que falo para alguém, tento abrir os olhos daqueles que tem menos cultura, ou menos condições para ver o que acontece no Brasil. Esperamos que este pensamento de mudança que vejo se reflita nas urnas”, diz.
“Espero a vitória de Sartori para que possamos ter uma mudança de rumo no Estado. O atual governo pouco fez e as intervenções que aconteceram em diversos órgãos foram sempre de forma autoritária, em claro favorecimento a interesses partidários”, diz Scelzo. Ele cita como exemplo o Instituto Riograndense do Arroz (Irga). “Logo no início do atual governo, não houve respeito a uma lei aprovada na Assembleia Legislativa e toda a atual diretoria foi nomeada de forma autoritária”, diz ele, completando que, “também espero que Aécio vença, pois temos que mudar. O atual governo já nos deu demonstrações que justificam tomar essa decisão, com a certeza de que teremos um melhor governo”.
Próximo governo
Os produtores apontam ainda questões que consideram como essencial para um bom governo. “É preciso que no próximo governo haja mais abertura, reformas estruturais para que o comércio, a indústria, a agropecuária, possam competir e se desenvolver. Somente com crescimento baseado na eficiência, mérito pelo trabalho, teremos uma economia sustentável e mais imune a fatores externos, o que no fim transformará o Brasil em uma nação melhor para todos”, diz Ângelo Scelzo.
Para Kaju, alguns valores devem ser observados. “Espero que os eleitos neste pleito, em primeiro lugar, respeitem os valores éticos e de cidadania que pautam a vida do homem brasileiro de bem. E que governem para uma nação e não para interesses próprios”, conclui.

2 comentários:

Árvore genealógica disse... [Responder comentário]

Lendo entrevista do senhor Kaju o que me preocupou é o fato de ser citado que estava preocupado com a sociedade que estava anestesiada pelos programas sociais e de que as pessoas votariam pela continuidade destes programas. Então como se justifica o fato do PMDB em TODOS seus debates garantir que iria aprimorar os programas? Ou seja eles teriam continuidade e talvez de uma forma melhorada. Quando o mesmo fala que tenta alertar pessoas com pouca cultura passa a impressão de quem tem como seu candidato representante do PT estaria desinformado. O importante é salientar que vivemos em Democracia e que devemos respeitar o voto de cada individuo.Também não me pareceu elegante a colocação,pois passa a sensação de que é totalmente contra a qualquer tipo de programa social. Lembramos que nunca, mas NUNCA na história desse pais jovens tiveram a oportunidade de ingressar em uma Universidade particular como vemos hoje. Claro que pontos positivos e negativos sempre existiram e existirão, mas a reportagem não me pareceu muito adequadas nas suas citações, mas como vivemos em democracia também é um direito do entrevistado expressar sua opinião, mas alguns tópicos não foram bem esclarecidos.

mauro jesus disse... [Responder comentário]

Começando o comentário pelo fim depois de criticar, amenizar no final é uma forma de se proteger da opinião dos outros, que não entendem a subjetividade de cada comentário, defendendo cada um o seu setor, não acho errado pois são representantes de classe, o que não se deve ter é a pretensão de que podem influenciar pessoas com opinião e aqueles ao qual se direciona o comentário citando a própria empresa a qual pertence, se transforma no antigo e repro- vável voto de cabresto pois é o que é deduzido quando se lê estes comentários,