quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Painel

Troca 
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão assume nesta quinta-feira (6/9) o cargo de corregedor nacional de Justiça. A cerimônia de posse do novo corregedor acontece às 11 horas, na Sala de Sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes da posse, Francisco Falcão dará uma entrevista coletiva à imprensa no mesmo local, às 10h. Falcão sucederá a ministra Eliana Calmon, também do STJ, que encerra o mandato de corregedora iniciado em setembro de 2010. Falcão ocupará o cargo pelos próximos dois anos, sendo também um dos 15 conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão que o ministro Falcão chefiará é responsável pelas atividades correcionais no Poder Judiciário, definidas pelo artigo 103-B da Constituição Federal e pelo artigo 31 do Regimento Interno do CNJ. 

Mais dicas 
Para votar é necessário portar o título de eleitor e o documento de identidade ou apenas um documento de identificação oficial com foto e se apresentar em sua zona eleitoral. Servem como documento de identificação além da Carteira de Identidade, documento de identidade funcional, Certificado de Reservista, Carteira do Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, com foto, ou ainda o passaporte. Enfim, só não vota quem não quer... 

Só lá 
Acatando ação proposta pelo candidato à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), o prefeito e concorrente à reeleição, Luciano Ducci (PSB) está proibido de usar em seus programas de televisão imagens de bens públicos e servidores municipais ou estaduais. Em seu despacho, a juíza afirmou que "todos os candidatos devem receber o mesmo tratamento, mesmo o candidato à reeleição, e não só por conta das candidaturas, mas, e principalmente, por que bem público não deve ser usado em benefício de nenhum candidato". A iniciativa de Fruet se deu porque o candidato pedetista teve negado seu pedido para gravar em imóveis de propriedade da prefeitura, uma vez que a Procuradoria do Município alegou que o ato "configuraria uma cessão do bem público em benefício do candidato, o que seria vedado". "É um desrespeito com a população o que está acontecendo na eleição de Curitiba. Na tentativa de maquiar sua incompetência administrativa, o atual prefeito tem usado descaradamente a máquina pública. Esse é apenas um dos muitos episódios já denunciados a Justiça. É importante que a população avalie se quer ter como prefeito um sujeito que não respeita os bens públicos da nossa cidade", declarou Fruet. O quê??? 

Dinheirama 
Duas ou três coligações realizaram pelas ruas de nossa cidade, neste domingo último, suas carreatas. Ambas enormes. Com dezenas de veículos. Fogos de artifício. E muito material de propaganda jogada às ruas para que os eleitores fizessem uso das mesmas para o que quisessem. O que impressiona é a verdadeira fortuna que os partidos estão gastando na tentativa de angariar votos com prováveis simpatizantes. A Justiça Eleitoral deve estar atenta para as prestações de contas dessas coligações. E que não apresentem valores incompatíveis com o que estamos vendo gastar. E não é pouca coisa, não. Ficaremos de olho... 

Vale tudo 
Na corrida pela conquista de votos vale tudo. Falar do que estão fazendo candidatos nesta terra para garantir uns votinhos pode ser ruim. Mas a Suelem Aline Mendes da Silva, conhecida como Mulher Pêra, candidata a vereadora pelo PTdoB em São Paulo, esboçou sua mais nova tática para atrair o eleitorado paulistano para suas bases eleitoreiras. Após atingir a marca de 50 mil seguidores no Twitter, a concorrente a uma cadeira na Câmara da capital divulgou em seu site uma foto em que aparece numa posição ousada, com o número escrito no bumbum – e pedindo votos. Em texto publicado junto com a imagem, Pêra descreve suas propostas de campanha e explica: "sou guerreira, funkeira, e mulher de marketing. Assim sendo, fiz essa foto apenas para chamar a atenção e marcar o meu número (…), sem a ideia de me vulgarizar”. Por outro lado, a candidata prometeu, na mesma postagem, mostrar seu “piercing íntimo”, caso seja eleita. Olha só... 

Fidelidade 
O pessoal fala muito mal dos políticos, mas a sociedade que os escolhe é quem tem a culpa dos muitos desvios. Um carro, com placas da vizinha cidade de Itaqui mostra bem como é esclarecido o eleitor gaúcho, que, como já foi dito, se considera o mais politizado do Brasil: tinha 3 adesivos: no centro, um número 12 bem grande, indicando a legenda pedetista; à esquerda, um adesivo com o nome Sandro, número 40123, que indica um candidato à vereador socialista, e, à direita, outro adesivo com o nome Marli Carpes, número 45123, indicando uma candidata à vereadora tucana. Aposte no final. 

E aí ? 
Uma moça bem vestida, com um jaleco preto, em cujas costas havia uma inscrição de uma instituição oficial brasileira, acompanhava, dentro de uma camioneta branca pick-up, o motorista, no último dia 8 de setembro e cumpriam uma missão: percorriam a Av. Flores da Cunha, na direção da Ponte Internacional e estavam recolhendo placas (cavaletes) da campanha liderada pelo PP. 

Onde o PT não governa... 
Os municípios gaúchos são verdadeira expressão do pluripartidarismo, pois os Prefeitos pertencem às mais diferentes siglas partidárias. A maior parte dos partidos mantém, destas eleições, um número expressivo de candidatos, mas os que detém o número menor de prefeituras (entre os grandes), são os que apresentam um aumento no número de candidatos, caso do PT e do PTB. 

... o PSDB faz igual 
Nepotismo, empreguismo, demagogia, prebendas, autoritarismo, salamaleques, puxa-saquismos explícitos ou, por pudor (o que é bom) às escondidas. O poder ditatorial de alguns próceres do PSDB está custando caro. Serra está desandando em São Paulo. Uruguaiana, como é o fim (ou o início?) do mundo, tarda a acompanhar o mundo. 

Vivo 
As reclamações são permanentes, diárias e intensas. Os sinais das operadoras de celulares (TODAS, sem exceção), enlouquecem a todos. Ora dá para falar. Ora não tem jeito. Nem rezando para o santo Expedito, o das causas impossíveis. O Procon tem se virado ao máximo, mas a força dessas operadores (muito dinheiro deve andar rolando por aí...) faz com que suas vontades sejam sempre atendidas. Até quando isso vai durar? E os consumidores que se ralem. 

Eleitores 
Pelo visto alguns eleitores já aprenderam a lidar com os políticos candidatos a cargos públicos. Não dizem não nunca. Chega um candidato ou seus cabos eleitorais em uma casa para se apresentar como pretendente a uma vaga, e os moradores já respondem que sim que estão com ele e que a casa está à disposição para que coloquem cartazes ou placas identificando o eleitorado “cativo”. Mas é só darem as costas e chegar outro candidato ou outros cabos eleitorais e pedirem para arrancar a placa/cartaz do anterior que não são impedidos. E assim vai. Tem casa que já teve 32 placas de candidatos diferentes. Mas o melhor, segundo esse morador, é a diversão depois que cada um vai embora. A aposta é se virá outro mais fazer o mesmo pedido.

0 comentários: