sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Governo Federal aciona a AES Uruguaiana


Baixo nível dos reservatórios determina a volta da operação da termelétrica
Com a falta de chuvas e os reservatórios das usinas hidroelétricas com níveis abaixo do necessário, o Ministério de Minas e Energia autorizou a retomada da operação da usina térmica AES Uruguaiana.
Segundo o secretário-executivo do Ministério, Márcio Zimmermann, a usina funcionará por apenas 60 dias, a partir de março, e, ainda segundo Zimmerman, o aumento do valor da energia nas últimas semanas tornou a operação vantajosa.
A termelétrica estava inoperante desde 2008 quando a Argentina, como sempre, ignorou acordos com o Brasil e interrompeu o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL), combustível usado para a geração de energia.
No ano passado ela foi acionada para reforçar a geração de energia do País, também em função do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Para funcionar, Uruguaiana compra GNLda Petrobrás, que o importa de Trinidad e Tobago, entregando-o à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) em Bahia Blanca, na Argentina, para ser transportado via gasoduto até a usina.
A AES Uruguaiana tem capacidade instalada de 639 megawatts (MW), suficiente para atender 20% do crescimento anual da demanda nacional. Nos dois meses em que funcionou no ano passado, foram gerados cerca de 390 MW médios, ao custo de R$ 272,5 milhões, integralmente repassados às nossas contas de energia.

0 comentários: