segunda-feira, 28 de abril de 2014

Audiência pública resulta em melhorias para usuários do IPE


A Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira, 23/4, audiência pública sobre melhorias no atendimento do Instituto de Previdência do Estado (IPE). O evento foi proposto pelo 21º Núcleo do CPERS/Sindicato e pelo Comitê de Cidadania em Prol do IPE. Representantes estaduais do IPE estiveram presentes e ouviram as reivindicações diretamente dos usuários. Além da população, que lotou o plenário, estiveram presentes o chefe de gabinete do presidente do IPE, Carlos Cesar Bento Filho e a coordenadora regional, Giovana Silveira Vargas; o assessor da Diretoria de Saúde, Luiz Carlos Alvim, o delegado do Sindicato Médico do RS (Simers), Pedro Foster e a vice-diretora, em exercício, do CPERS e coordenadora do Comitê Pró-IPE, Zélia Saraiva Garcia. Além do administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, do diretor clínico do hospital, médico Luiz Antônio Marty e do secretário de Governo, Fernando Alves.
Para a Casa Legislativa, houve resultados imediatos referentes à ampliação do atendimento aos usuários do plano de saúde. Foi apresentada a proposta de criação de convênio entre Ipê e Santa Casa, abrangendo todas as especialidades médicas. A convênio global permite, inclusive, que o Hospital seja usado para consultas. Uma reunião na manhã de quinta-feira, 24/4, foram encaminhadas as providencias para agilização do processo. 
A burocracia para o credenciamento de médicos ao convênio foi debatida e, o Ipê informou que a partir da próxima semana será possível a inclusão de profissionais eletronicamente, através do site do Instituto. O excessivo número de médicos que estão se descredenciando e a falta de pronto atendimento para os pacientes também foram abordados. Houve definição de que, após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), prevista para junho, o espaço hoje usado para o Pronto Socorro Municipal poderá ser disponibilizado ao IPE. O Círculo Operário e a Policlínica também estão à disposição. Por fim, os representantes do Ipê garantiram a manutenção de funcionários em tempo integral na agência de Uruguaiana e a promoção de campanha para sensibilização e esclarecimento dos médicos, visando ampliar o número de profissionais credenciados.

0 comentários: