terça-feira, 14 de março de 2017

Sistema reúne dados sobre certificação de carne de raças

Na última quarta-feira, 8/3, durante a Dinâmica Pecuária (Dinapec), na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), houve o lançamento da nova “Plataforma de Qualidade – Carne Certificada”. O projeto apresenta uma gestão unificada dos dados dos diferentes programas de carne de qualidade existentes no país e está disponível pelo www.cnabrasil.org.br/rastreabilidade. Lá o produtor poderá fazer seu cadastro e descobrir quais são os requisitos técnicos para aderir a cada programa em atividade no país. O portal ainda reúne a lista de frigoríficos cadastrados em cada um deles.
Representando a raça Angus, primeira a aderir aos protocolos implementados pela Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA) para controle de abates, o coordenador regional do Carne Angus, Lucas Soares Rosa, explicou que é uma forma de orientar os criadores sobre como participar e quais os passos devem ser seguidos para certificar carcaças. Para dirimir as muitas dúvidas dos pecuaristas da região, a CNA montou um estande na Dinapec, que funcionou até a sexta-feira, 10/3.
Para o gerente do Programa Carne Angus Certificada – o maior em atividade no Brasil –, Fábio Medeiros, esse é um passo importante na regulamentação da produção de cortes nobres no Brasil. “O sistema é uma ferramenta integradora de todos os protocolos de raça chancelados pela CNA e vai facilitar o acesso dos produtores a informações e a adesão aos protocolos”, salientou.
o presidente da CNA, João Martins, disse que a ferramenta possibilitará que a carne comercializada dentro e fora do país seja ainda melhor. “O Brasil deu um salto fantástico na produção pecuária nesses últimos anos. Nós fornecemos carne para mais de cem países do mundo. Atendemos países muito exigentes no quesito qualidade, não muito diferentes do público nacional. A ideia é que a cada dia, o produto ofertado, tanto no mercado interno, como no externo, seja diferenciado”, ressaltou. O secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, frisou a importância da plataforma para a qualidade da carne brasileira. “Toda a cadeia será beneficiada por investir em um produto cada vez melhor”, reforçou.
Gabriela Barcellos

0 comentários: