sábado, 12 de agosto de 2017

Reunião na Câmara promove debate sobre UTI Pediátrica

Créditos: Larissa Vargas/JN
A títular da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Heili Temp, esteve em nosso município na manhã de ontem, 11/8. Na primeira hora ela cumpriu agenda no Hospital Santa Casa de Caridade, e no final da manhã participou de uma reunião na Câmara de Vereadores, a convite do vereador e presidente da Comissão de Serviços Municipais de Saúde, José Clemente.
O vereador aproveitou a visita de Heili para esclarecer dúvidas a respeito da implantação de uma UTI pediátrica em São Gabriel, quando foi dito que Uruguaiana não teria interesse em fazer parte da parceria com os demais dez municípios que compõem a 10ª CRS. Segundo Clemente, não participamos da reunião como município, porque não houve convite oficial. O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Tarragó, recebeu comunicação do encontro via WhatsApp.
Sobre o tema, Tarragó disse: “O vereador Vagner Aloy (Maninho), de São Gabriel, entrou em contato comigo e, como o interesse é da saúde, fomos à Santa Casa atrás do administrador Geovane Cravo que, até a semana passada, estava em Buenos Aires defendendo uma tese de doutorado e as demais pessoas da direção não quiseram tomar partido. Então eu, não sabendo a posição de Uruguaiana, não podia me manifestar lá em São Gabriel, mas o vereador não entendeu isso e achou que Uruguaiana não tinha interesse, quando, na verdade, eu não tinha um posicionamento do Hospital”, finalizou.
Procurada pelo Jornal CIDADE, a Câmara de Vereadores de São Gabriel disse que enviou convite a Uruguaiana via e-mail, e tem como provar.

O encontro

No dia 26/7, São Gabriel sediou uma reunião, proposta pela Câmara de Vereadores gabrielense, com a presença de secretários de saúde e vereadores de dez dos onze municípios pertencentes à 10ª CRS. A pauta foi formalizar uma parceria para finalizar o processo de instalação de uma UTI pediátrica na Santa Casa de Caridade daquela cidade.
A unidade pediátrica precisa de 855 mil reais para aquisição de equipamentos e consultoria de implantação do serviço. Desde 2006, quando foi inaugurada, a UTI nunca funcionou e hoje encontra-se com equipamentos ultrapassados e espalhados pelos corredores da Santa Casa.
Durante o encontro ficou acordado que o valor para finalizar a instalação da UTI pediátrica será buscado junto ao governo do Estado e, estando a unidade habilitada a ser credenciada pela 10ª CRS, esta irá subsidiar a UTI mensalmente com recursos dos governos Federal e Estadual.
A proposta da parceria, do vereador de São Gabriel, Vagner Aloy, o Maninho (PSDB), consiste em cada cidade também participar do custeio com doação para a Santa Casa de São Gabriel, proporcional ao número de habitantes dos municípios.
A UTI Pediátrica de São Gabriel será a primeira da 10ª CRS. Existem duas UTIs Neonatais na região, uma em Alegrete e outra em Uruguaiana. A diferença entre as UTIs é que a neonatal atende crianças de até 28 dias de vida, enquanto a Pediátrica atende dos 28 dias aos 14 anos de idade.
Pertencem a 10ª CRS os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.

Larissa Vargas

0 comentários: