quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Defrec apreende adolescente na Operação Anjos da Lei


Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Os policiais apreenderam ainda 14 celulares, munições e maconha.

A Polícia Civil desencadeou na manhã de ontem, 22/8, a Operação Anjos da Lei, que visa combater o tráfico de drogas nas áreas escolares em todo o Estado. As ações ocorreram em 29 cidades, entre elas em Uruguaiana. As investigações duraram três meses e policiais civis do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI) cumpriram 58 mandados de busca e apreensão.
Em Uruguaiana, a operação foi comandada pelo delegado Enio Tassi, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e teve a participação de 20 agentes. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Em oito deles, os alvos eram casas localizadas no Prado das Bicicletas, e outro no bairro São João.
Conhecido reduto do tráfico, o Prado das Bicicletas – onde foram presos 32 pessoas por tráfico somente pela Defrec – fica atrás da escola Ernesto Dornelles. Em uma das casas alvo dos mandados, os policiais apreenderam 13 telefones celulares, um tablet, uma pequena quantia de dinheiro fracionado, que os policiais acreditam ser oriundo do tráfico, três cartuchos calibre .22 e uma roupa de motoqueiro, que fora roubada de uma transportadora a cerca de três meses. O dono da residência foi conduzido à Delegacia, prestou depoimento e foi posteriormente liberado. Apesar de não ter sido autuado em flagrante pelo Delegado, o homem responderá por receptação, posse de munição e possivelmente por tráfico de drogas. “Os telefones apreendidos passarão por análise. Este, entre outros fatores, será determinante no que tange ao crime de tráfico de drogas”, explica Tassi. Já no bairro São João, foi apreendido um adolescente, por tráfico de drogas. Com eles os policiais apreenderam 220 gramas e um telefone celular.
Até o fechamento desta edição, a operação contabilizava 27 pessoas detidas – inclusive o adolescente uruguaianense e sete armas de fogo apreendidas. Também foram apreendidos mais de 400 comprimidos de ecstasy, 100 gramas de MDMA, oito tubos de lança perfume, 28 quilos de maconha e 800 gramas de cocaína.
No total, mais de 400 escolas foram verificadas e 102 monitoradas nas 29 cidades em que a ação foi realizada: Porto Alegre, Canoas, Viamão, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Alvorada, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Alegrete, Caxias do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Canela, Três Coroas, Lajeado, Encantado, Palmeira das Missões, Seberi, Frederico Westphalen, Ijui, Carazinho, Erechim, Santa Maria, Passo Fundo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
De acordo com o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, o trabalho em conjunto foi fundamental para o êxito da operação. “Proteger as escolas contra o tráfico de drogas é prioridade da Polícia Civil e tem amplitude desde 2016 em todas as regiões do Rio Grande do Sul”, assegurou. O diretor de investigações do Denarc, delegado Mario Souza, esclarece que a Lei de Drogas traz um aumento de pena no artigo 40 de até dois terços para quem for preso por tráfico nas imediações de escolas. “Temos que blindar a área escolar porque lá temos a maior concentração de jovens. É lá que o traficante que buscar o novo usuário ou criminoso e levar para o crime organizado”, disse.
A operação Anjos da Lei é uma ação que acontece desde 2011 contra o tráfico de drogas nas imediações de escolas e já resultou na prisão de 804 pessoas.

Gabriela Barcellos

0 comentários: