quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Trabalho de prevenção ao suicídio é relatado em tribuna

Na tribuna livre de terça-feira, 22/8, foram expostos ao Parlamento a importância e o funcionamento do Núcleo de Apoio à Vida de Uruguaiana (NAVIU), pelo presidente José Alberto Leal. O espaço foi solicitado pelo vereador Carlos Delgado (PP).
O órgão é encarregado pela gerência dos serviços do Centro de Valorização à Vida (CVV) a ser implantado no município. Durante a explanação, foram apresentados dados relacionados à incidência do suicídio. Entre eles que a cada 45 minutos morre uma pessoa do ato no Brasil e nove em cada dez casos poderiam ser evitados. “Uruguaiana ostenta o triste título de recordista gaúcha em número de suicídios, sendo registrados 18 casos apenas nesse primeiro semestre”, afirmou Leal.
Também assinalou que em períodos anteriores o maior número no município foi de dez casos ao longo de um ano e frisou que após o início das atividades de divulgação no município não houve mais registros. “O sistema já recebeu 200 chamadas de Uruguaiana”, considerou.
A respeito do CVV foram relatas as ações da entidade sem fins lucrativos voltada à prevenção do suicídio. “Partimos do princípio que o potencial suicida está no máximo do conflito pessoal e dando oportunidade de ele falar pode-se diminuir a pressão que está sentindo. Falar é o melhor remédio”, afirmou Leal.
Devem ser instalados quatro Centros de Valorização à Vida no Estado, sendo um em Uruguaiana. A ligação que for recebida de Uruguaiana não necessariamente será atendida por um voluntário daqui. Pois se o telefone estiver ocupado, a ligação será encaminhada ao posto que estiver livre. A central fica em Brasília.
De acordo com Leal, ainda não há data definida para o CVV começar a operar com os atendentes de Uruguaiana. “Nós ainda não sabemos a data de operação, acreditamos que comece em outubro, porque nós dependemos dos facilitadores que fazem o treinamento. E eles marcaram só o primeiro treinamento que vai ser no dia 16/9, ainda haverá um segundo treinamento. Então nós acreditamos que no mês de outubro, o pessoal já vai estar capacitado”.
O CVV foi criado em 1962 por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que depois que decidiram fazer mais que conversar e imaginaram um sistema de atendimento por telefone, que expandisse o programa. O atendimento é realizado pelo telefone 188, sem custo e de qualquer telefone, ainda pelo site www.cvv.org.br via Chat, Skype e E-mail. 
 
Com informações da Câmara de Vereadores.

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