segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Vigilância Ambiental alerta para Zoonoses

Daiany Mossi

80% dos exames de Leishmaniose realizados pela Vigilância Ambiental de Uruguaiana tem o resultado positivo. A informação é do veterinário Ricardo Wellicks, coordenador do setor ligado à Secretaria de Saúde. 
De acordo com o veterinário, dos exames realizados em 2016, 120 obtiveram resultado positivo, sendo que grande parte dos proprietários dos cães não foi retirar o resultado. “Infelizmente temos resultados guardados desde o ano de 2013. São pessoas que buscam nossa ajuda, mas depois não retiram o teste, com isso animais com a doença ficam estão expostos ao convívio humano e junto a outros cães”, destacou o veterinário. 
Quanto às demais zoonoses, doenças transmitidas por animais ao ser humano, Ricardo enfatizou haver um trabalho preventivo. “Estamos sempre orientando à comunidade e chamando atenção quanto à importância da higienização das casas e pátios. Felizmente não temos outras zoonoses registradas”, relatou. 
Os testes de leishmaniose e demais doenças são feitas pela Secretaria de Saúde de forma gratuita. Se confirmada a “leish” no animal, os proprietários são orientados quanto aos métodos de eutanásia e tratamento. Vale destacar que o tratamento da leishmaniose não é custeado pelo Ministério da Saúde.
As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos. A peste, carbúnculo, psitacose, triquinose e ornitose são exemplos de algumas zoonoses. As zoonoses mais comuns são:
Toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença);
Leptospirose (muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria);
Raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado);
Dengue (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti);
Histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença).

0 comentários: