sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Schneider e comitiva reúnem-se com governo do Estado de Corrientes


Na terça-feira, 2/12, o prefeito Luiz Augusto Schneider esteve na cidade de Corrientes, capital do estado de mesmo nome, na vizinha Argentina. Acompanhado de uma comitiva formada pelos secretários Rubens Montardo Junior (Cultura) e Jorge Prestes Lopes (Indústria e Comércio), o diretor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Uruguaiana, João Cleber Thedoro de Andrade, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) Luís Oscar Kessler, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Uruguaiana, Lauro Mocelin, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Arthur Frantz.
A comitiva foi recebida no Salão Verde, na sede do Governo da Província de Corrientes. Em reunião com o ministro provincial da Coordenação e Planejamento, Eduardo Alejandro Vischi, ex-intendente de Paso de los Libres e representante do governador Ricardo Colombi, foi tratado sobre saúde pública. O grupo, que visa a criação de medidas de integração entre Uruguaiana e a Província de Corrientes, falou sobre a possibilidade de estágio de alunos e de profissionais de Enfermagem da Unipampa no Hospital San José em Paso de los Libres; o atendimento de médicos especialistas nos dois países; atendimento especializado em neurologia, oncologia e traumatologia; e a implantação da Faculdade de Medicina da Unipampa/Uruguaiana. O ministro Provincial da Saúde, médico Julián Dindart, e a reitora da Universidad Nacional del Nordeste, professora María Delfina Veiravé, e o vice-reitor, Elvio Eduardo Rios, também participam.
À tarde foram realizadas duas audiências que trataram sobre produção, indústria, comércio, cultura e turismo, com a participação dos ministros da Produção, engenheiro-agrônomo Jorge Vara; da Indústria, Trabalho e Comércio, Francisco Osella; do Turismo e Cultura, Inés Presman; da diretora do Corrientes Exporta, Amanda Zarratea; do diretor da Federação Econômica de Corrientes, José Ojeda; do presidente da Federação Empresarial de Corrientes, Fernando Mendez; do presidente da Federação da Produção, Indústria e Comércio de Corrientes, Cataldo Catapano; e do diretor do Instituto de Cultura, arquiteto Gabriel Romero. Os principais temas abordados foram o intercâmbio cultural; a divulgação das potencialidades turísticas e do carnaval realizado na cidade de Corrientes e em Uruguaiana; os trabalhos bilaterais, cursos técnicos-profissionalizantes oferecidos pelo Instituto Federal Farroupilha – IFF; as possibilidades de atuação empresariais conjuntas e isenções oferecidas pela Prefeitura de Uruguaiana quando da instalação de novas empresas, além da herança cultura-histórica jesuítica na região.
Para Schneider, a viagem foi positiva. Segundo. O grupo já definiu um novo encontro, desta vez em Uruguaiana. No dia cinco de março de 2015, no Salão Nobre da Prefeitura.

0 comentários: