segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Painel

Programa
Por enquanto, dizem os mais interessados na fala dos candidatos em programas eleitorais, o debate anda “morno”. Nada de um candidato atacar o outro com força. Algum ataque mais forte, de parte de um candidato, não tem resposta de outro e assim vai. Mas a temperatura vai subir, garantem. É só começarem as promessas, obras, programas e aplicação de verbas, que o “pau” vai pegar. E como. Que cheguem os dias. Mas com civilidade.

Ineficiência
Os guardas de trânsito da Prefeitura Municipal estão agindo “à imagem e semelhança” do Chefe Maior, ou do Imperador, como diria o Marques Acunha. Na frente da Escola Nossa Senhora do Horto, há tempos, de dias em dias, as duplas se revezam para incomodar pais e professores dos alunos da escola. Ontem, a dupla estava lavrando multas contra quem deixava vinte centímetros da parte traseira do automóvel, na faixa de pedestres, ainda que os pais só parassem para recolher os filhos que estavam saindo das aulas. Depois de incomodarem uns 3 ou 4 motoristas, com esse excesso de zelo, a dupla ficou conversando durante quase cinco minutos com um amigo que estava em uma motocicleta e que parou em cima de toda a extensão da faixa de pedestres.

Excesso
Vá se gostar assim. O prefeito encampou novamente o espaço eleitoral do seu partido no horário gratuito da televisão. Desta vez para, além de se auto-elogiar, como faz comumente, esculhambar com seu próprio candidato. Ele defendia a tese de que não há mal nenhum de que o seu candidato se aconselhe e ceda espaços para ele, Felice, que é mais preparado, mais inteligente, mais experiente, e mais etc...

Riqueza
Salta aos olhos a diferença de gastos entre as campanhas de uns e outros candidatos. Enquanto muitos “penam” para divulgar os seus nomes, outros esbanjam verdadeiras fortunas na confecção de materiais cada vez mais sofisticados, na contratação de pelotões de “cabos eleitorais”, e inúmeros carros de som. O que o povo quer saber é como será a prestação de contas, junto à Justiça Eleitoral, desses candidatos.

Coerência
Um dos programas do PT repele as antigas práticas eleitorais e afirma que já passou a época dos “coronéis”, mas, ao mesmo tempo, conclama a população de Uruguaiana a votar na sua candidata para que a cidade esteja afinada com os governos estadual de Tarso Genro, e federal de Dilma Roussef, certamente para poder receber as benesses do País e do Estado. “Pimenta nos olhos dos outros é colírio”, já dizia o velho ditado popular.

Boicote
Como “cristão-novo” no PT, o vereador José Clemente Corrêa, comprou muitas brigas e arrumou adversários ferrenhos. Embora seja um dos mais destacados vereadores, da atual legislatura, e um dos poucos a fazer uma eficiente oposição ao atual governo, Clemente tornou-se uma figura desconsiderada pela cúpula partidária local. É tanta a reserva do comando partidário, que nomes exponenciais do partido não foram incluídos na nominata de candidatos a vereador, como forma de diminuir a votação da legenda e o partido não conseguir colocar nenhum vereador, o que pode ocorrer. É claro, um dos candidatos mais votados, senão o mais votado, pode ser ele, Clemente, repetindo o desempenho de 4 anos atrás.

Denúncias
A Justiça Eleitoral de Uruguaiana, segundo fonte bem informada, tem recebido uma enorme quantidade de denúncias de irregularidades praticadas por candidatos nessas eleições de 2012. Com a onda de denuncismo, vale tudo: propaganda em lugares proibidos, som acima do limite permitido e rodando em locais com proibição, e candidatos em permanente briga com seus adversários por espaço e eleitor, sem contar outras ainda mais pitorescas. Calma gente! ainda faltam 40 dias.

Volta aos palanques
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou aos palanques na última sexta-feira, quando participou de comício do PT em Belo Horizonte, em apoio à Patrus Ananias. O encontro aconteceu às 19h na Praça da Estação, no centro da capital mineira. Até o dia da votação do primeiro turno, Lula planeja estar presente nas capitais com postulantes petistas para manifestar seu apoio aos candidatos. Por enquanto, as cidades de São Paulo, Recife e Belo Horizonte são as únicas com datas marcadas. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a participação é vista como um "teste físico", que vai determinar se Lula tem condições de cumprir com a agenda eleitoral nas campanhas petistas - o ex-presidente se recupera de uma batalha contra o câncer.


Pesquisa
Enquanto não sai pesquisa oficial para as eleições de Uruguaiana, na capital gaúcha uma pesquisa da Vox Populi, encomendada por Grupo de Rádio e TV, foi divulgada na última quinta-feira, e aponta que o candidato Fortunati (PDT) e a candidata Manuela D’Ávila (PC do B) estão empatados tecnicamente nas intenções de voto. Segundo o instituto de pesquisa, na estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), Fortunati aparece com 34% e Manuela com 32%. O candidato do PT, Villa, é o terceiro com 9%. Roberto Robaina (PSOL) vem em seguida com 1%. Wambert Di Lorenzo (PSDB) e Jocelim Azambuja (PSL) aparecem com 0%. Seis por cento dos eleitores afirmam que não votariam em ninguém, branco ou nulo. Outros 18% não sabem ou não responderam. Em relação à pesquisa de voto espontânea (quando os candidatos não são apresentados aos eleitores) 27% afirmaram que votariam em Fortunati e 24% em Manuela. Em seguida vem Villa, com 6%, e Robaina 1%. Os outros nomes somam 1%. Ninguém/branco/nulo somam 5%. Outros 36% não sabem ou não responderam.

0 comentários: