segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bullying no Castelo: Colegas ridicularizam menina durante desfile promovido na Escola

O bullying é crime e se você não sofreu, certamente, alguém bem próximo a você pode estar sofrendo.
Nesta semana, uma menina de 13 anos, estudante da escola Castelo Branco foi vítima de bullying durante um concurso de beleza que acontecia no pátio do educandário. As meninas desfilavam quando, ao entrar na passarela, a jovem foi vaiada por um grupo de estudantes que utilizaram cartazes para chamá-la de “chucky”, nome do boneco assassino do filme de mesmo nome. A estudante abandonou o concurso aos prantos e ligou para a mãe pedindo socorro, para que fosse resgatá-la. A mãe teria ameaçado chamar a Polícia e neste momento, segundo os relatos dos alunos e dos pais, a solução encontrada pelo vice-diretor Nasser Taha, foi a de rasgar os cartazes.
Nossa reportagem esteve na escola na manhã de ontem, porém o professor recusou-se a falar. “Ninguém vai falar com o CIDADE hoje!”, disse o prepotente professor, que em outras oportunidades já declarou aos alunos não ter medo de reclamações, nem que sejam dos pais dos estudantes.
Conversamos ontem á tarde com a mãe da estudante que confirmou o bullying sofrido pela filha. Segundo dona Marta, ao chegar à escola, depois de ser chamada pela filha, conversou com a Diretora, que procurou acalmá-la. “Elas me levaram a uma sala e pediram que eu tivesse calma. Foi minha filha quem ligou contando o que havia ocorrido e acho isso um absurdo. O certo seria que as professoras tivessem me procurado, pois elas são as responsáveis pela segurança dos estudantes dentro da Escola”, disse Marta. Segundo a mãe, no mês de junho, ela já havia relatado situação semelhante à direção. “Minha filha chegava em casa contando a respeito das agressões e eu a aconselhava a não dar bola. Além dela, outros colegas também eram apelidados pelo grupo e expostos ao ridículo. No mês de junho procurei a direção e prometi tomar uma atitude. Depois disso, o problema parecia ter sido resolvido, até que nesta semana, F. foi novamente vítima destas pessoas covardes”. Marta relata que foram as próprias agressoras que indicaram F. para o desfile, sugerindo que ela concorresse ao título. “As alunas indicaram o nome da minha filha para o concurso e pelo visto tudo era de caso pensado. A intenção era expor F. ao ridículo”.
Depois de socorrer a filha, Marta foi ao Conselho Tutelar. “Isso não ficará assim. Procurei o Conselho e hoje vou à Delegacia de Polícia. Também, prendendo mover ação judicial contra a escola”. F. não foi à aula na sexta-feira, mas deve retornar à escola nesta segunda. Marta garante que a filha enfrentará a situação de frente e não vai trocar de escola por causa das colegas. “F. está bem e pronta para voltar às aulas. Se alguém precisar fugir disso, são as agressoras”, finalizou Marta.
Este não é o primeiro caso de bullying registrado este ano em Uruguaiana, tampouco na escola Castelo Branco. A mãe de F. disse que outras crianças são submetidas diariamente ao bullying na escola.

11 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Têm que agir, geralmente professores e funcionários públicos se acham intocáveis e imunes a criticas, se achando acima do bem e do mal.

Anônimo disse... [Responder comentário]

AI QUE XISME

Anônimo disse... [Responder comentário]

Isso acontecia e acontece em todos os tempos de escola, de trabalho, na vida pública e privada. Ninguém precisou de tratamento psicológico ou auxilio, fazíamos e recebíamos isso diariamente. A solução. Parte para o revide aprende a defender-te. Parte para cima. Força que você consegue!E esse jornaleco, podia parar de apelar para ganhar uns trocados!Hem???????????????

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse... [Responder comentário]

HORA QUE GRANDE PORCARIA DE REPORTAGEM, TENTANDO ACABAR COM O NOME DE UMA ESCOLA QUE SEMPRE FOI DE DAR EXEMPLO PERANTE AS OUTRAS, QUE INCLUSIVE SAIU COM O MELHOR INDICE DE RENDIMENTO NA EDUCAÇAO. COMO DIZ NO OUTRO COMENTARIO "XISME"É ISSO MESMO, POIS QUALQUER VAIA JÁ É BULLYNG, QUEM JÁ NÃO PASSOU POR ISSO NA ÉPOCA DE ESCOLA??? AGORA CHAMAR ISSO DE BULLYNG É DEMAIS, E REDICULARIZAR O NOME DA ESCOLA, FOI DEMAIS MESMO.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Melhor índice de rendimento?? hahahahahhaha iludem-se, FOI A MENOS PIOR, isso sim, a nossa educção está um lixo.
E em relação ao bullyng tem mesmo que procurar seus direitos. As pessoas, inclusive crianças, tem que aprender a respeitar os outros.

Anônimo disse... [Responder comentário]

NÃO É QUESTÃO DE ACABAR COM O NOME DA ESCOLA.
ESSA ESCOLA TEM ALUNOS QUE APÓS O TÉRMINO DAS AULAS, FICAM EM FRENTE DA ESCOLA CHAMANDO OS CARROS DE PESSOAS POBRES DE CARROÇA....
PODE ATÉ SER CARROÇA, MAS TALVEZ OS PAIS DELES ANDAM EM CARRO FINANCIADO.
NESSA ESCOLA TEM ALUNOS DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS BOAS, POR ISSO ESTÁ FICANDO IGUAL A CERTAS ESCOLAS QUE SÓ TEM FILHINHOS DE PAPAIS. O MAL DEVE SER CORTADO MESMO. EU SEMPRE ACHEI QUE O ALUNO QUE PRATICASSE BULLYNG DEVERIA SER EXPULSO, E NÃO A ALUNO(a) QUE SOFREU BULLING FOSSE EMBORA DA ESCOLA.
QUERO VER SE FOSSE COM UM FILHO TEU (A).....

Anônimo disse... [Responder comentário]

a que adora mexer com a mãe dos outros agora não aguenta ser chamada de "chucky"

Anônimo disse... [Responder comentário]

Chisme é o que define isso tudo. Na minha época aconteciam coisas piores,me apelidavam e eu apelidava de algo pior, e na outra semana ja estávamos todos se dando normalmente. Bullying foi criado pra covardes que com certeza são as tais "vitimas". Isso que hoje chamam de bullying sempre existiu, e sempre vai existir,é briga de criança, TOLOS são os pais tipo essa tal de Marta que da bola e há boatos que queria bater nas garotas que fizeram. E como um dos comentários, antes de fazer da filha uma santa olhe para o próprio umbigo. Deus que me perdoe,falta de matéria e ganancia,BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE POR ESSAS E OUTRAS. Beijos de gloss

Anônimo disse... [Responder comentário]

Chisme é o que define isso tudo. Na minha época aconteciam coisas piores,me apelidavam e eu apelidava de algo pior, e na outra semana ja estávamos todos se dando normalmente. Bullying foi criado pra covardes que com certeza são as tais "vitimas". Isso que hoje chamam de bullying sempre existiu, e sempre vai existir,é briga de criança, TOLOS são os pais tipo essa tal de Marta que da bola e há boatos que queria bater nas garotas que fizeram. E como um dos comentários, antes de fazer da filha uma santa olhe para o próprio umbigo. Deus que me perdoe, falta de materia,ganancia!!! Por essas e outras que o Brasil não vai pra frente,deveriam focar nos marginais que matam inocentes a cada instante. Beijos de glosssss

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu estudo na escola Castelo Branco e essa menina ja sabia que as outras alunas iriam levantar a placa quando ela fosse desfilar.