sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Emater apresenta tecnologia para combater insetos e pragas nas lavouras


Gabriela Barcellos

Técnicas para manter as pragas e patógenos longe das lavouras de milho e soja estão disponíveis no espaço da Emater, conveniada à secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, na 39ª Expointer. Trata-se do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que reduz o custo da lavoura.
O MIP é uma tecnologia de monitoramento da população de insetos e pragas nas lavouras que é colocada em prática pela Emater/RS-Ascar em 53 municípios do Estado e, pela primeira vez, está na Expointer. O trabalho tem como objetivo fazer com que os produtores adotem um manejo eficiente de pragas que atacam as lavouras, explica o agrônomo da Emater Guilherme Martins Costa.
O agrônomo ressalta ainda que o MIP é indicado porque reduz, principalmente, o uso de inseticidas e de fungicidas nas áreas monitoradas e isto resulta na diminuição do custo da lavoura porque o produtor gasta menos com a compra de defensivos e ainda preserva o meio ambiente e cuida da saúde da humana.
A metodologia de Manejo Integrado de Pragas (MIP) a ser empregada nas lavouras de soja é diferente da utilizada no milho. Na Expointer 2016 há milho plantado para que os agricultores vejam, na prática, como se utilizam armadilhas com feromônios que atraem as mariposas (forma adulta da lagarta do milho) para verificar a ocorrência e frequência de pragas na lavoura para saber quando e quanto de defensivo deve ser aplicado.
No caso da soja, o monitoramento é feito por meio de inspeções semanais para verificar o número e o tamanho das pragas existentes na lavoura, assim como o nível de danos ocasionados em relação ao estágio de desenvolvimento da planta. 
Para estas inspeções usa-se o pano de batida, que consiste em um pano de 1m x 1,5m de largura, de cor branca, que é colocado numa fileira de soja para coletar amostras das pragas e identificar inimigos naturais.
A quantidade de insetos que aparecem no pano de batida é contabilizada pelo produtor e as informações são lançadas em uma ficha de controle. Assim, os agricultores sabem quando haverá a necessidade de aplicação de defensivos agrícolas, os produtos recomendados, dosagem e aplicação correta.
Em Palmares do Sul, por exemplo, com o monitoramento da lavoura de soja foram reduzidas em quatro as aplicações de inseticidas, reduzindo em R$ 200 o custo do hectare da lavoura, explica Alex Côrrea, agrônomo da Emater em Palmares do Sul.

0 comentários: