segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Febre Amarela: Secretaria de Saúde vai vacinar moradores do interior

Karine Ruviaro

Moradores das localidades de João Arregui, Barragem Sanchuri, São Marcos e Plano Alto receberão vacinas contra a Febre Amarela. A ação faz parte de um trabalho preventivo em cumprimento à determinação do Governo Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica e da Estratégia da Saúde da Família (ESF).
A secretária municipal de Saúde, Thaís Aramburu comenta que é importante que todos os moradores desses locais compareçam aos postos de saúde acompanhados do Cartão de Vacinação. “Não há motivo para desespero, a nossa intenção é deixar Uruguaiana fora da zona de ocorrência da doença vacinando toda essa população. Recebemos um grande número de doses para serem aplicadas”, salienta Aramburu.
Na comunidade de São Marcos, as vacinações ocorrem de 14 a 17/2, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas; na Barragem Sanchuri, nos dias 15, 16, 17, 20, 22, 23 e 24/2, das 11 horas ao meio dia, retornando às 14 horas até 17 horas, no Plano Alto acontece no dia 21/2, das 9 às 16 horas e na localidade de João Arregui, as vacinações ocorrem nos dias 7 e 8/3 das 8 às 11 horas.
Os moradores da área urbana que tiverem interesse em tomar a dose da vacina também poderão desfrutar dessa oportunidade. Para isso, basta procurar o Centro de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde.
Transmissão
A febre amarela  é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos. A diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.
Sintomas
Geralmente, as primeiras manifestações da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Diagnóstico
É feito com base nos sintomas, histórico médico e de exposição a mosquitos possivelmente infectados. Caso o médico suspeite de febre amarela, exames laboratoriais de sangue podem detectar a presença do vírus ou de anticorpos que indiquem sua infecção anterior.
Prevenção
A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Vale registrar que nem todo mundo precisa tomar a vacina. Para crianças de seis meses a nove meses de idade incompletos, a vacina, por exemplo, está indicada somente em situações de emergência epidemiológica ou viagem inadiável para área de risco. No caso de viajantes, o recomendado aqui no Brasil é realizar a vacinação dez dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação.
Além disso, a febre amarela urbana pode ser prevenida pela eliminação do mosquito transmissor Aedes, evitando focos de reprodução desse vetor. O uso de repelentes em locais com muitos mosquitos, é outro método importante para se proteger.

0 comentários: