terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Tudo certo para abertura do INCAR


Foi confirmada no início da tarde de quinta-feira, ao final dareunião dos secretários de saúde das cidades que compõem a Associaçãodos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), a habilitação do repasse derecursos pelo Estado para a realização dos atendimentos de altacomplexidade no setor de cardiologia em Uruguaiana.Essa era a última etapa antes do Hospital da Santa Casa de Caridadereceber oficialmente da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em PortoAlegre, a habilitação para o reinício das atividades do Instituto deCardiologia, paralisadas a mais de dois anos. O administrador doHospital, Geovane Cravo, acredita que essa habilitação seja entreguedurante reunião já agendada com a SES, na próxima semana, 14/1.”Cremos que essa habilitação defina a retomada das atividades já apartir do início de fevereiro”, disse.
O INCAR conta com equipe especializada, já formada e treinada pelo Instituto do Coração de Porto Alegre, sob supervisão e acompanhamentodo médico Fábio Motta, que deverá coordenar os trabalhos emUruguaiana. Ao todo, mais de 30 profissionais darão o suporte para odesempenho das atividades tão logo o INCAR volte a atender ospacientes da região da Fronteira Oeste. Desde que o INCAR está com suas atividades paralisadas, em decorrência de desacordos entre a Prefeitura Municipal e a sua direção, os pacientes eram encaminhados para atendimentos e tratamentos amunicípios distantes de Uruguaiana, acarretando prejuízos aos cofres públicos e riscos para o translado dos pacientes. 
O Instituto pode realizar os serviços de hemodinâmica, cardiologia intervencionista, cirurgias cardiovasculares e vasculares.Os três primeiros procedimentos hemodinâmicos cardiológicosintervencionistas, em pacientes de 50, 55 e 70 anos, na unidade doINCAR em Uruguaiana, foram realizados em 22 de outubro de 2010. Naocasião foram realizados três cateterismos, além de uma arteriografiade membros inferiores. O serviço pioneiro na Fronteira-Oeste busca serreferência regional e internacional. O INCAR está instalado na Santa Casa de Caridade, contando com oito leitos de UTI, duas salas de hemodinâmica, duas cirúrgicas e doisconsultórios.

0 comentários: