quinta-feira, 23 de março de 2017

Concurso do IGP: Edital deverá ser publicado até segunda quinzena de abril

O edital do concurso do Instituto Geral de Perícias (IGP) deverá ser divulgado até a segunda quinzena de abril, pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), empresa contratada para organizar o certame. No total, 106 vagas serão ofertadas, 35 delas para peritos criminais, 35 para médicos legistas e 36 para técnicos em perícia. As oportunidades são para nível médio e superior, com salários que podem atingir até R$ 9 mil. A nomeação dos aprovados deverá ser feita ainda no final deste ano.
O novo concurso é uma das ações do pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em junho do ano passado, mas está atrasado. Em visita a Uruguaiana, em dezembro passado, o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, anunciou o certame para dali a 30 dias, o que não ocorreu.
Paliativo
Na ocasião, o Jornal CIDADE questionou o Secretário sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade uruguaianense pela falta de peritos. Em casos de acidentes ou crimes de homicídio, as vítimas geralmente ficam por horas aguardando a chegada da equipe de perícia, vinda de Santana do Livramento, agravando ainda mais o sofrimento das famílias e chocando a comunidade em geral. Nos crimes em que se faz necessário exame de corpo de delito, como lesão corporal e até estupro, a vítima precisa ser encaminhada à Alegrete ou São Borja, e muitas vezes precisa arcar com as despesas da viagem.
Schirmer prometeu como solução paliativa a vinda de pelo menos um perito Uruguaiana, deslocado de outro município e garantiu que Uruguaiana seria comtemplada com uma equipe completa do Instituto Geral de Perícias após o concurso público. Hoje, mais de três meses depois, a situação segue exatamente a mesma.
Gabriela Barcellos

0 comentários: