quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ministério da Saúde autoriza abertura da UPA de Uruguaiana





O Ministério da Saúde autorizou, no final da tarde de ontem, 26/4, a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Uruguaiana. A medida foi confirmada pelo ministro Ricardo Barros, em audiência com o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), com a presença ainda da senadora Ana Amélia Lemos (PP).
Até aqui
Com construção iniciada em 2013, a UPA – localizada atrás da antiga Santa Casa de Caridade – está pronta desde 2014, mas não foi colocada em funcionamento. O então prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB) alegou impossibilidade financeira e falta de profissionais médicos para atender na unidade. Como, entre outras questões, não conseguiu colocar a estrutura em operação dentro dos prazos do Ministério da Saúde, A UPA de Uruguaiana acabou sendo descredenciada pelo Ministério através de uma portaria.
Colocar a UPA em funcionamento foi um dos primeiros assuntos a ser tratado pelo governo Ronnie/Carús. Já nos primeiros dias de governo, o Prefeito deu início às tratativas, sendo esta a primeira demanda encaminhada à Brasília, com apoio de aliados políticos. Em março, com a visita do ministro Ricardo Barros a Uruguaiana, houve significativo avanço. Na ocasião, o Prefeito esteve reunido com Barros – também na presença de Ana Amélia, e dos deputados Frederico Antunes (estadual) e Luís Carlos Heinze (federal) – ocasião em que Barros garantiu a abertura e uma nova reunião foi marcada, desta vez em Brasília, para apresentação da documentação necessária a fim de possibilitar a medida.
Daqui para frente
De acordo com Ronnie, a partir da entrega pelo município de um cronograma técnico ao Ministério é que foi conquistado o parecer favorável de Brasília. A partir de agora, os itens deste cronograma deverão ser cumpridos um a um e então, ocorrerá uma visita do Ministério da Saúde à estrutura a fim de confirmar as condições para abertura. É a partir desta vistoria que a portaria que descredenciou a UPA de Uruguaiana será revogada. “Nosso prazo final é agosto, mas quanto antes melhor e trabalharemos duro para encurtar esse prazo”, disse Ronnie, com exclusividade ao Jornal CIDADE, logo após a reunião. Ele também lembrou a importância da “articulação política, a boa relação e o trânsito conquistado em Brasília, a credibilidade e as portas abertas”, e agradeceu aos apoiadores, entre eles o deputado federal Covatinho (PP), a senadora Ana Amélia Lemos e o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis. Por fim, destacou a importância do momento. “É uma grande honra. A estrutura estava jogada às traças e, agora vamos finalmente dar andamento na implantação. É uma conquista muito importante. Aos pouquinhos vamos recuperar Uruguaiana, com trabalho sério e, com compreensão e paciência”
Para a construção do prédio e aquisição de equipamentos, o município recebeu repasse de recursos federais no valor de R$ 2 milhões. Logo após a reunião de ontem, Ana Amélia destacou o empenho da atual administração do município para abrir a unidade. “Essa é uma demanda muito aguardada pela comunidade porque a UPA, pronta há mais de dois anos, ainda não atende a população. Além de garantir pronto atendimento, a unidade irá ajudar a desafogar a emergência da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana — avaliou a parlamentar gaúcha.

Gabriela Barcellos

0 comentários: