quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sindicato Rural e Unipampa promovem projeto de extensão rural em Uruguaiana

O curso de Medicina Veterinária da Unipampa e a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, em coletiva para a imprensa, apresentaram o Projeto de Extensão Rural “ Noite da Pecuária”, na terça-feira (11), nas dependências da entidade ruralista. O professor Ricardo Pedroso Oaigen, pela UNIPAMPA, e o presidente da Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, João Paulo Schneider da Silva, apontaram os objetivos, o público alvo e alguns dos temas já definidos à serem abordados pelo projeto. Ricardo Oiagen foi enfático ao definir o target da iniciativa:
-“O Noite da Pecuária tem por objetivo trazer expertos que transfiram novas tecnologias, promover o debate e a troca de experiências entre os produtores e técnicos envolvidos na cadeia produtiva da pecuária. Isto sempre de maneira pontual. Nosso foco é a região da fronteira oeste”, frisou.
As palestras, sempre serão no Parque da Agrícola e Pastoril, às 19h30min, todas as primeiras segundas-feiras do mês, com exceção do mês de março, que, por conta do carnaval, será levado a cabo no dia 10. Estão postos no cronograma do projeto dez edições. As sugestões temáticas, até o momento definidas, são:

  • Manejo Sanitário
  • Melhoramento Genético
  • Mercado e comercialização
  • Gestão de Sistemas de produção - já agendado para o próximo dia 10 de março
  • Nutrição animal – agendado para o dia 7 de abril
  • Reprodução animal

Cabe salientar que os temas a serem abordados sempre passarão pelo crivo dos participantes presentes no evento.
O Projeto, segundo a organização, pretende tornar-se referencia na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.”Trata-se de uma iniciativa que busca agregar conhecimento, discutir temas relevantes às atividades pecuárias, e reunir o maior número possível de produtores e público que esteja no entorno da cadeia produtiva da pecuária”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural.

Projeto teve edição piloto em Novembro passado

No dia 25 de novembro passado a Unipampa e a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana realizaram uma edição piloto do “Noite da Pecuária. A resposta obtida por parte dos pecuaristas e profissionais da área, não poderia ter sido melhor. Salão Nobre da Agrícola e Pastoril foi pequeno para o público que atendeu ao chamado. Dois painelistas apresentaram seus trabalhos na ocasião: Eduardo Soares (Estância Carcávio, Livramento/RS) e Fernando Velloso (Assessoria Agropecuária FFVELOSO & DIMAS ROCHA). Os temas apresentados foram: Produção de terneiros precoces -Eduardo Soares- Importância do acesso às informações objetivas de mercado – Fernando Velloso. A primeira tratou de processo de produção bem sucedido no estabelecimento Carcávio, em Livramento, Rio Grande do Sul. A segunda alertou aos produtores da importância do acesso a dados objetivos e pontuais de mercado, servindo este acesso como uma ferramenta importante de tomada de decisões.

0 comentários: