quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Câmara está com alvará vencido e precisa se adequar

Ronnie Mello determinou prioridade total para a questão.
O Corpo de Bombeiros realizou na segunda-feira, 10/2, uma vistoria na Câmara de Vereadores. A ação ocorreu depois de a corporação e o Ministério Público receberem denúncias, inclusive de funcionários da Câmara, que se disseram preocupados principalmente com o plenário do Palácio Borges de Medeiros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vistoria apontou diversas irregularidades, como falta de iluminação e de placas indicativas de saída. Os Bombeiros engenheiros solicitaram à Casa Legislativa a planta do prédio a fim de verificar especificamente informações sobre a construção, como o tamanho exato, o que serve para definir, entre outros, o tamanho que será exigido das saídas de emergência.
O Alvará da Casa Legislativa está vencido e para ser renovado, a Câmara deverá passar pelas adequações apontadas pela sessão técnica do Corpo de Bombeiros. O Legislativo foi notificado a providenciar a adequação; há cerca de 10 itens em desacordo com a legislação vigente. 
Quanto às saída do plenário, situação que mais preocupa, inclusive ao considerar que entre os parlamentares uruguaianenses há um cadeirante, o vereador Irani Fernandes, é possível que seja necessária uma mudança na estrutura do prédio, como a construção de mais uma escada. Atualmente, a Câmara conta com uma escada com saída interna e outra, estreita e de madeira, que sai para a lateral do prédio; além de um elevador, que não pode ser utilizado em casos de sinistro.
O presidente da Câmara, Ronnie Mello (PP) se manifestar sobre o assunto, dizendo que as adequações já estão sendo providenciadas. Ele ressalta ainda que todas elas poderão ser feitas e que é prioridade neste momento. “O objetivo é realizar todas as adequações até o final do mês, para que quando ocorra a volta do recesso, tudo esteja pronto”, ressalta Ronnie.
A Câmara tem 30 dias para fazer as adequações e, de praxe, é solicitado à Prefeitura através de ofício, o empréstimo de profissional técnico, caso seja necessário. A medida já foi tomada, mas segundo Ronnie, levando em conta episódios passados, em que houve grande demora no atendimento da solicitação, a Câmara de Vereadores também está contatando um profissional, para o caso de o município não atender a solicitação imediatamente. “Se, em 15 dias não tivermos retorno da Prefeitura, um profissional será contratado por nós para fazer as mudanças necessárias”. Ronnie determinou também que fossem estudadas intervenções, como a abertura de uma nova porta. “Já vamos nos adiantar”, completa ele.

0 comentários: