quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Em assembleia, trabalhadores do Banrisul decidem continuar a greve


Os trabalhadores do Banrisul rejeitaram novamente a proposta da diretoria do banco e optaram por permanecer em greve por tempo indeterminado. A votação foi feita em assembleia no Clube do Comércio por volta das 16h30min de segunda-feira, quando a paralisação comple duas semanas. 
Os funcionários consideraram que houve pouco avanço em relação à última proposta, rejeitada na semana passada. A proposta atual o banco, feita após reunião mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT) na sexta-feira, oferece um reajuste salarial de 8,5%, de 9% para os pisos da categoria, de 12,2% para o vale-refeição, e de 8,5% para a 13ª cesta-alimentação (benefício pago junto ao 13º salário).
O banco ainda oferece índice de 1,8% do lucro líquido para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e de um cronograma para elaboração do plano de carreira, que havia sido retirado da proposta anterior para o Acordo Coletivo de Trabalho. Além de rejeita a proposta, os grevistas aprovaram um calendário de mobilização. Haverá assembleia diárias nesta semana, plenária em frente ao prédio da Direção Geral (DG) na quarta-feira e passeata na sexta-feira dia 24.
Os funcionários do banco estadual são os únicos ainda paralisados no Rio Grande do Sul. Os trabalhadores do Banco do Brasil aceitaram proposta anterior e reabriram as agências na quarta-feira. Os funcionários da Caixa Econômica Federal e dos bancos privados da Capital já haviam decidido pelo fim da paralisação no início da semana.

0 comentários: