terça-feira, 11 de julho de 2017

Santa Casa promove Campanha de Doação de Sangue

O Hospital Santa Casa de Caridade está promovendo uma campanha de doação de sangue. O objetivo é aumentar o fluxo de doadores no momento em que novamente estão sendo realizadas as cirurgias cardíacas pela instituição filantrópica. 
Somente nesta semana serão realizados inúmeros procedimentos junto ao setor de Alta Complexidade em Cardiologia do Hospital e há uma necessidade ainda maior de sangue para não haver a preocupação da equipe que coordena as cirurgias. 
Com um médico exclusivo para atender a demanda de pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS) para a resolução de seus problemas cardíacos, o setor voltou a disponibilizar no mês passado os procedimentos para a cobertura das necessidades da região de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Serviços como de revascularização do miocárdio, trocas de válvulas e implantes de marca-passo estão sendo realizados pela equipe comandada pelo cirurgião Ricardo Vargas Langenegger.
O Banco de Sangue de Uruguaiana localiza-se junto a Santa Casa de Caridade. De segunda a sexta-feira, as doações podem ser feitas no local das 8h às 12h.
Para doar sangue, é preciso: levar documento oficial de identidade com foto; ter 18 e 67 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar somente com autorização e acompanhamento de um responsável; pesar 50 kg ou mais; ser e estar saudável; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
No entanto, não pode doar quem: teve hepatite após os dez anos de idade; teve Doença de Chagas; teve ou tem Malária ou Sífilis; está no período de janela imunológica (breve período após alguma contaminação no qual a mesma não é detectada em exames de sangue); recebeu transfusão de sangue ou de hemocomponentes do último ano, está resfriado ou com qualquer outra infecção, tenha sido vacinado recentemente (neste caso o período de impedimento para a doação varia conforme o tipo de vacina).
Karine Ruviaro

0 comentários: