quarta-feira, 27 de abril de 2011

CPI da Saúde: Médico denuncia morte de criança por falta de hemoderivados

A CPI da Saúde realizou mais duas reuniões sob a presidência do vereador José Clemente (PT), nas tardes de quarta e quinta-feira.
Prestaram depoimento os médicos Césaro Rodrigues e Lucas Martins, que corroboraram especialmente o depoimento do médico Fábio Mota, de interferência da administração do nosocômio no trabalho técnico dos profissionais. O cardiologista Lucas Krieger, do Incor de Porto Alegre, em depoimento, disse que a equipe cirúrgica foi “desmontada”.
Muito aguardado, o provedor da Santa Casa, advogado Lauro Delgado, não compareceu, bem como a médica argentina Cláudia Alvarez.
Hoje a tarde depôs o médico Jorge Ribeiro que, usando uma tarja preta, falou sobre a dificuldade para obtenção de sangue e hemoderivados, como plaquetas, relatando inclusive sobre um óbito ocorrido em 23 de abril, decorrente de falta de tal derivado. O médico também informou que o farmacêutico Paulo Alves é quem exerce efetivamente a direção do Banco de Sangue, ressaltando que um farmacêutico não detém a necessária qualificação técnica para tanto. A direção técnica hoje é exercida pelo médico José Maria Argemi, velho conhecido da mídia.
Além dos problemas no Banco de Sangue, Ribeiro relatou uma “repercussão” na UTI, de pacientes oriundos do serviço de Hemodiálise. Citou que o setor possui um aparelho chamado Prisma de Diálise 24 horas, inoperante por falta de profissional habilitado, levantando a hipótese de estar havendo um sucateamento da unidade, bem como falta de outros profissionais como nutricionistas, psicólogos, e até mesmo nefrologistas para que se tenha um serviço mais eficiente.
Foi aprovada a oitiva do médico Fernando Weber Matos, presidente do CREMERS, do assessor jurídico Jorge Alcibíades Perrone de Oliveira, e também do secretário de Saúde, Luiz Augusto Schneider.

5 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

ei pessoal..o desmando continua...
se comenta a boca pequena..q segunda tem Argemi de chefe da saúde de novo..volta as perseguições e a tradicional incompetência do fiel escudeiro, para aonde vai o vice...

Jorge disse... [Responder comentário]

Onde anda o CRF para contestar as declarações infundadas do Dr. Jorge onde diz que "farmacêutico não detém a necessária qualificação técnica para tanto (banco de sangue)". O Dr. Jorge está muito enganado ao declarar esta inverdade. O Farmacêutico não pode prescrever sangue e hemoderivados, mas está apto e qualificado para ser Diretor e Responsável Técnico (e mais qualificado que o médico), basta ver o perfil de formação, grade de formação e a legislação que rege a profissão de Farmacêutico... Como já falei anteriormente, o médico NÃO detém mais a exclusividade da saúde. Isto é coisa da Idade Média.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Surgiu um "Amigo do Imperador"..kkkkk

Anônimo disse... [Responder comentário]

Requalque de Medicos!!!!hahahahaha

Anônimo disse... [Responder comentário]

Isso uma norma do Ministerio da Saude, o diretor tecnico de um banco de sangue tenque ser um MEDICO!!