sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2234

Atribulado, mas bom para os negócios
Cenários de incerteza desafiam profissionais de todas as áreas a apurar seus radares a fim de planejar estratégias de ação. Especialmente no Ano Novo, ainda mais 2014, que promete ser muito atribulado, todos estão fazendo cálculos com base nas perspectivas. As eleições em outubro e a Copa do Mundo em junho são os dois principais eventos capazes de causar impacto nos negócios.

O implante
A Presidência do Senado informou na segunda-feira, 30/12, Poe meio de nota à imprensa, que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB - AL), devolveu aos cofres públicos R$ 27.390,25 pelo voo em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) entre Brasília e Recife para realizar cirurgia de implante capilar.

Unipampa I
A Unipampa está com inscrições abertas para concurso para professor nos campus Bagé, Caçapava do Sul, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento e São Gabriel. Ao todo, são 12 vagas em diferentes áreas do conhecimento. As inscrições, pela Internet, vão até o dia 29 de janeiro e o concurso deve ser realizado no período de 10 a 28 de março.

Unipampa II
As oportunidades são para as áreas de Educação Musical: harmonia, arranjo e contraponto, Ensino de Física, Tecnologia Mineral: Gestão ambiental e sustentabilidade na mineração, Matemática, Cadastro Técnico Municipal, Fisiologia Vegetal e Ecologia Agrícola, Educação Infantil, Linguística, Letras e Artes, Literatura, Administração Geral e Paleontologia Estratigráfica.

Prisional
O governo editor medida provisória que inclui a construção e a ampliação de presídios no Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), mesmo das obras da Copa. O Congresso examina em 2014 a medida, que pode acelerar obras no sistema prisional. 

Domésticas
O Senado aprovou em julho o projeto que regulamenta a PEC das Domésticas. Desde então, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assegurou que dará prioridade à proposta no início de 2014.

Juiz leigo I
Os requisitos para recrutamento dos conciliadores e juízes leigos dos Juizados Especiais serao reexaminados pela Comissão de Constituicão, Justiça e Cidadania, onde se encontra pronto para votação projeto de lei do senador José Pimentel (PT-CE) com novas disposições sobre o tema.

Juiz leigo II
A proposta exclui a exigência de que os juízes leigos sejam advogados com mais de cinco anos de experiência, para admitir como requisito básico o título de bacharel em Direito, além de capacitação específica pelos tribunais, academias judiciais ou escolas da magistratura.

Artesanato
A partir deste mês, a Casa do Artesão terá uma sala dedicada à exposição e comercialização de produtos artesanais produzidos por apenados na Penitenciária Modulada.

Incêndio da boate I
Na segunda-feira, 30/12, o incêndio da Boate Cromañón, em Buenos Aires, completou nove anos. Na tragédia argentina 194 pessoas morreram e ao menos 1.432 ficaram feridas. O incêndio causou mudanças políticas e culturais, como o processo de impeachment que destituiu o então prefeito de Buenos Aires, Aníl Ibarra. 

Incêncio da boate II
O governo revisou a situação das casas noturnas, resultando no fechamento de grande quantidade delas. O dono da boate, um excêntrico milionário, que conhecido por andar na ruas em seu triciclo, acompanhado do bicho de estimação, um sapo, foi condenado a 20 anos inicialmente, e depois teve a pena reduzida para 10 anos. Está preso!

Incêndio da boate III
Isso todo faz pensar que, em exatos 25 dias, o incêndio da Boate Kiss, ocorrido de forma similar e que tirou a vida de 242 jovens, entre eles nove uruguaianenses, completará um ano. O prefeito nada sofreu e os acusados estão soltos. Quanto tempo mais os sobreviventes e as famílias das vitimas fatais terão que esperar para ter justiça?

Recesso I 
Termina na próxima segunda-feira, dia seis, o recesso da Justiça Estadual, que volta às atividades normais. Durante o recesso, o Judiciário somente está funcionando em regime de plantão.

Recesso II
O mesmo acontece com o Ministério Público, somente emergências. E em Uruguaiana tem muitas emergências acontecendo e deixando os promotores de cabelo em pé.

Fraude do leite I

A Justiça de Ibirubá recebeu parcialmente a denúncia do Ministério Público, que apurou a fraude no leite no Estado através da Operação Leite Compen$ado e condenou seis dos envolvidos no esquema.

Fraude do Leite II
Foram condenados Paulo César Chiesa 2 anos e 1 mês de reclusão; João Irio Marx, 9 anos e 7 meses de reclusão e 180 dias-multa; Angélica Caponi Marx, 9 anos e 7 meses de reclusão e 180-dias multa; Alexandre Caponi, 9 anos, 3 meses e 12 dias de reclusão e 120-dias multa; João Cristiano Pranke Marx, 18 anos e 6 meses de reclusão e 630-dias multa; Daniel Riet Villanova, 11 anos e 7 meses de reclusão e 420-dias multa. A exceção de Paulo Chiesa, que deverá cumprir a pena em regime semiaberto, os demais deverão cumprir as penas no regime fechado no Presídio de Espumoso. 

Maria da Penha I
Seguem abertas as inscrições para o Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. Alunos do ensino médio, com idade de 14 a 18 anos, de escolas públicas e particulares, terão até a meia-noite do dia 12 de janeiro para inscrever seus vídeos. O tema é “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso?”.

Maria da Penha II
Para se inscrever, os estudantes deverão produzir um vídeo, de um a cinco minutos, por meio de celular ou câmera digital, e postá-lo no site de carregamento de arquivos do Youtube. As inscrições deverão vir acompanhadas do nome de um professor responsável. O candidato deverá inserir o link do arquivo no campo correspondente da ficha de inscrição, disponível online no portal do concurso. Cada estudante poderá inscrever apenas um vídeo e as obras deverão ser inéditas.

Maria da Penha III
O concurso vai premiar seis alunos – por região e pelo júri popular – com um tablet cada e com viagem a Brasília, com acompanhante, para participar da cerimônia de premiação, no dia 12 de março de 2014. Os vídeos ganhadores serão veiculados pela TV Câmara, TV Senado e, internacionalmente, pelo Banco Mundial. Os professores orientadores dos trabalhos selecionados também serão premiados com um tablet cada e virão a Brasília para a cerimônia de premiação.

0 comentários: