Na tarde da última sexta-feira, 11/8, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas) formou 79 novos sargentos da Brigada Militar, entre eles, o sargento Valentim Miotto, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).
A cerimônia marcou a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar, que habilita 3º sargentos e soldados à promoção para 2º sargento, e ocorreu no Estádio da Guarnição de Santa Maria, com a presença de familiares dos formandos e autoridades civis e militares, entre elas o governador José Ivo Sartori (PMDB). Sartori saudou a conquista dos formandos e enfatizou que o ato “concretiza mais uma conquista de todos os cidadãos de bem, que vocês estão mais preparados para proteger”.
O curso prepara soldados e terceiros sargentos da BM para ascenderem ao posto de segundo sargento, de acordo com o plano de carreira da instituição. Com 1,2 mil horas-aulas, o curso tem três ciclos: básico, sócio-jurídico e administração pública. Ao todo, são 40 disciplinas nas áreas de legislação institucional, direito, administração, técnicas de policiamento ostensivo, direitos humanos, sociologia da violência, criminologia, proteção armada, entre outras.O 2º sargento Tiago Augusto Linden Paveck, classificado em 1º lugar no curso, recebeu a medalha Coronel Afonso Emílio Massot pelo mérito intelectual. A onde a formação ocorreu, entregou homenagens a autoridades, instrutores e integrantes da Escola pelo empenho na realização do Curso. O orador da turma, sargento Luis Floriano da Costa Peixoto, valorizou o esforço da turma para que as etapas do curso fossem concluídas da melhor forma, oferecendo bons profissionais à serviço da comunidade.
O secretário da Segurança Pública e paraninfo dos formandos, Cezar Schirmer, disse estar honrado com a distinção. “É um estímulo para continuar esta jornada”. Schirmer elogiou a qualificação da turma de segundos sargentos. “A Brigada Militar tem dado exemplo de gestão, eficiência e valorização de seus quadros”, afirmou.
O comandante-geral da BM, coronel Andreis, ressaltou a mudança de perfil da Instituição, que atualmente “têm dado mais foco à gestão, buscando otimizar o emprego dos recursos humanos e materiais e melhorar o trabalho oferecido à população”, disse o oficial. “Atenção à causa da segurança pública e melhoria de condições de trabalho para os policiais militares” foram pontos destacados no discurso do paraninfo da turma,o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. O governador José Ivo Sartori também falou “da importância que tem a Brigada Militar e todos os seus integrantes para a estrutura do Estado, sendo a pasta uma prioridade”, completou.
Investir no essencial
O governador recordou a série de medidas “amargas” que seu governo tomou para que sobrasse o mínimo de dinheiro para investir no que é essencial. “E sabem o que é essencial? O trabalho de vocês. A segurança das famílias gaúchas. A tranquilidade de quem trabalha e produz, que faz o nosso Estado ir para frente”.
Ao se dirigir aos formandos, o governador afirmou que “até o final de 2017 contará com quatro mil novos servidores. E com a perspectiva de mais reforço, depois do concurso que viabilizamos para 6,1 mil vagas, o maior das últimas décadas”.
Gabriela Barcellos
0 comentários:
Postar um comentário