terça-feira, 15 de agosto de 2017

Brigada Militar aperfeiçoa 79 novos sargentos

Na tarde da última sexta-feira, 11/8, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas) formou 79 novos sargentos da Brigada Militar, entre eles, o sargento Valentim Miotto, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).
A cerimônia marcou a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar, que habilita 3º sargentos e soldados à promoção para 2º sargento, e ocorreu no Estádio da Guarnição de Santa Maria, com a presença de familiares dos formandos e autoridades civis e militares, entre elas o governador José Ivo Sartori (PMDB). Sartori saudou a conquista dos formandos e enfatizou que o ato “concretiza mais uma conquista de todos os cidadãos de bem, que vocês estão mais preparados para proteger”.
O curso prepara soldados e terceiros sargentos da BM para ascenderem ao posto de segundo sargento, de acordo com o plano de carreira da instituição. Com 1,2 mil horas-aulas, o curso tem três ciclos: básico, sócio-jurídico e administração pública. Ao todo, são 40 disciplinas nas áreas de legislação institucional, direito, administração, técnicas de policiamento ostensivo, direitos humanos, sociologia da violência, criminologia, proteção armada, entre outras.
O 2º sargento Tiago Augusto Linden Paveck, classificado em 1º lugar no curso, recebeu a medalha Coronel Afonso Emílio Massot pelo mérito intelectual. A onde a formação ocorreu, entregou homenagens a autoridades, instrutores e integrantes da Escola pelo empenho na realização do Curso. O orador da turma, sargento Luis Floriano da Costa Peixoto, valorizou o esforço da turma para que as etapas do curso fossem concluídas da melhor forma, oferecendo bons profissionais à serviço da comunidade.
O secretário da Segurança Pública e paraninfo dos formandos, Cezar Schirmer, disse estar honrado com a distinção. “É um estímulo para continuar esta jornada”. Schirmer elogiou a qualificação da turma de segundos sargentos. “A Brigada Militar tem dado exemplo de gestão, eficiência e valorização de seus quadros”, afirmou.
O comandante-geral da BM, coronel Andreis, ressaltou a mudança de perfil da Instituição, que atualmente “têm dado mais foco à gestão, buscando otimizar o emprego dos recursos humanos e materiais e melhorar o trabalho oferecido à população”, disse o oficial. “Atenção à causa da segurança pública e melhoria de condições de trabalho para os policiais militares” foram pontos destacados no discurso do paraninfo da turma,o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. O governador José Ivo Sartori também falou “da importância que tem a Brigada Militar e todos os seus integrantes para a estrutura do Estado, sendo a pasta uma prioridade”, completou.
Investir no essencial
O governador recordou a série de medidas “amargas” que seu governo tomou para que sobrasse o mínimo de dinheiro para investir no que é essencial. “E sabem o que é essencial? O trabalho de vocês. A segurança das famílias gaúchas. A tranquilidade de quem trabalha e produz, que faz o nosso Estado ir para frente”.
Ao se dirigir aos formandos, o governador afirmou que “até o final de 2017 contará com quatro mil novos servidores. E com a perspectiva de mais reforço, depois do concurso que viabilizamos para 6,1 mil vagas, o maior das últimas décadas”.


Gabriela Barcellos

0 comentários: