sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Painel - Ed. 2249

Em foco

As ruínas da Imperadores do Sol ainda estão “lá”. O incêndio destruiu a então sede da escola, e ela foi abandonada pelo presidente José Sarquis, do jeito que estava. É um monumento ao descaso, à impunidade, à irresponsabilidade, ao relaxamento, à imundícia, ao carnaval.

Alerta sobre obesidade
Depois de uma breve polêmica e de quase ser rejeitada, a exigência de alerta nas embalagens de bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos, refrescos, xaropes; sobre o risco de obesidade associado a seu consumo excessivo foi aprovada na manhã de ontem 5/2, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A tramitação do PLS 196/2007 pode avançar porque os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Romero Jucá (PMDB-RR) concordaram em retirar voto em separado pela sua rejeição.

Incentivo
Iniciou ontem, 5/2, e se estende até o próximo dia 15, a liquidação do inicio do ano, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL), objetivando aumentar o volume de vendas do comércio gaúcho, tradicionalmente menor neste período do ano. O comércio uruguaianense, no entanto, parece ser o mais necessitado de incentivos – foi o único no estado a registrar queda nas vendas no final de 2013, em comparação ao mesmo período de 2012.

Redução
Senadores se reuniram na tarde de ontem, 5/2, com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. O assunto foi a votação de projeto que reduz pagamentos à União – o chamado Pacto Federativo -. O Governo tenta adiar o exame da matéria, alegando riscos para o Brasil com a crise internacional.

Carnaval
Neste ano os desfiles do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana serão transmitidos ao vivo pelo SRZD – Carnaval. A transmissão acontece em parceria com a Rádio Ação, em todo o Brasil através do site www.sidneyrezende.com, que tradicionalmente transmite direto do sambódromo, os desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Uruguaiana, passam a integrar as transmissões os desfiles de Vitória e Brasília.

Apelo por esforço

Logo na abertura dos trabalhos de 2014 no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Renan Calheiros, convocou os parlamentares a priorizarem a agenda legislativa, sem antecipar a pauta política prevista para o segundo semestre. Ele pediu o empenho dos congressistas para não haver prejuízo das atividades legislativas num ano marcado pela Copa do Mundo e pelas eleições; cobrou a conclusão da reforma política e a urgência na votação de projetos. A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e as novas Leis de Licitações e de Execução Penal também foram citadas por ele.

Patrimônio I
O Bombeiro mandou abrir um portão. E ele está certo. Errado está quem obedeceu. A Império Serrano é uma escola improvisada. Foi o improviso que fez o fiasco que marcou o carnaval de 2013. Só serviu pra morder a fatia do bolo das “irmãs”. Insistiu para ficar entre as grandes, mas já se achicou no grupo de acesso.

Patrimônio II
E agora, no improviso, destruiu a fachada da sede (do seu presidente) tombada pelo patrimônio histórico do município. O lugar não comporta uma escola. Ela tem é que buscar um lugar adequado, ou então fechar as portas. O carnaval de Uruguaiana já não suporta amadorismo.

Empregos
Na agência de empregos do município há vagas para costureira, vendedor interno, gerente de loja, cabeleireira, depiladora, técnico em enfermagem, vidraceiro, faxineira, gari, pedreiro, servente de obras, consultor comercial, açougueiro e auxiliar de açougueiro.

Horário especial
O Poder Judiciário está atendendo em horário especial nas segundas e sextas-feiras, durante o mês de fevereiro. Nas segundas-feiras o expediente inicia às 12h e se estende até as 19h, de forma ininterrupta. Nas sextas, o Fórum começa a trabalhar as 8h e encerra o expediente as 15h.

Campeão de requerimentos
Na sessão realizada ontem, 5/2, pela Câmara de Vereadores, para encaminhamentos de projetos e requerimentos, o vereador Marcelo Lemos apresentou 22 requerimentos. Em 2013, o parlamentar, que é pré-candidato a deputado estadual, bateu os colegas nesta categoria.

Cursos gratuitos I
Estão abertas as inscrições para os Cursos Pronatec de cuidador infantil, cuidador de idosos, recepcionista de eventos, recepcionista de hospedagem, operador de retro escavadeira, garçom, espanhol básico, modelista, camareira de hospedagem, confeccionador de lingerie e moda praia e inglês.

Cursos gratuitos II
As inscrições estão sendo realizadas na Explanada da Estação. São totalmente gratuitos e contam com auxílio alimentação e auxílio transporte.

Cursos gratuitos III
A Escola Livre de Belas Artes (Elba) também está com inscrições abertas para os cursos de violão, animação digital e pintura e desenho. As aulas iniciam no dia 10 de março.

0 comentários: