sexta-feira, 2 de junho de 2017

Laboratórios de informática são tema de reunião entre órgãos





Na manhã de terça-feira, 30/5, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), órgão pertencente a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou uma reunião com as assessoras de tecnologia educacional da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Alcione Ethur e Maria Beatriz Andrade. Na pauta da reunião, a situação dos laboratórios de informática da rede estadual de ensino.
Conforme Maria Beatriz Andrade, a visita teve como objetivo realizar o acompanhamento dos trabalhos.  “A gente vai acompanhando dentro do possível a situação dos NTEs, vendo também de que forma pode auxiliar, vendo a infraestrutura, acompanhando o planejamento”, disse.
A situação dos laboratórios de informática das escolas, bem como a distribuição da internet foram analisadas e avaliadas pelas assessoras e equipe do NTE local. “Apontamos em um relatório a situação dos laboratórios, quantos funcionam, qual é o problema que afeta cada um - sendo a maioria da problemática a situação de internet fraca. E aqui estamos discutindo essa atividade”, frisou Cledenir Dri, servidora do NTE de Uruguaiana. Ainda conforme ela, poucas escolas investem sua autonomia financeira na área de tecnologia. “As escolas têm que investir no laboratório de informática, na compra de maquinário e mobiliário, aumentar a qualidade da internet ofertada. Mas infelizmente poucos gestores têm essa visão de investir nas tecnologias educacionais. As que usam, utilizam-se bastante dos netbooks do Laboratório Móvel disponibilizados, dos computadores com internet, das lousas digitais. No entanto, ainda são poucas”, salientou.
Neste mês (junho), com data a ser definida, irá acontecer uma reunião na sede da 10ª CRE, onde diretores serão convidados para debater o assunto tecnologia e informática. “Vamos falar sobre o uso de tecnologias nas aulas, a importância do uso. A educação não pode ficar apenas no papel, no quadro, no giz, no livro. A educação hoje é tecnológica, a sociedade é tecnológica e a escola não pode ficar fora dela. Recursos têm. Basta querer usar”, falou Dri.
Para Maria Beatriz Andrade é extremamente importante o trabalho dos NTEs junto aos professores. Trabalhos estes que vem acontecendo desde 2008. “Tem a contrapartida do Estado. Subsidiamos os NTEs para que os professores tenham formação para usar essas tecnologias. É extremamente importante o trabalho do NTE. Os alunos usam diariamente as tecnologias, por isso, é importante aliar o conteúdo de aula com o uso da tecnologia. Assim, será maior a motivação dos alunos em ir para a escola”, completou.
Para Cledenir Dri, o trabalho do professor deve andar de mãos dadas com a tecnologia.  “Não é só a tecnologia por ela só, mas é a metodologia do professor junto à tecnologia que vai fazer um trabalho diferenciado e motivar o aluno para estudar”. Ela adianta ainda, que para outubro deste ano, está previsto para acontecer o “Seminário de Boas Práticas Digitais”, onde escolas serão convidadas e professores mostrarão a prática de uso das tecnologias em sala de aula. O propósito é incentivar professores que não usam, a começarem a usar.

Karine Ruviaro

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