sexta-feira, 2 de junho de 2017

Implantação da Escola do Legislativo é aprovada

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária de terça-feira, 30/5, a implantação da Escola do Legislativo no município. De acordo com a Mesa Diretora da casa, o objetivo da medida é aproximar o Parlamento da comunidade e qualificar os servidores.
O projeto de resolução foi proposto pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD) e, antes mesmo de aprovado, os trabalhos para implantação já estavam em andamento. A casa já recebeu doações para o acerto da Escola. O presidente da Câmara escolherá a direção da Escola entre os servidores de carreira pertencentes ao Quadro dos Cargos Efetivos. “Temos grandes expectativas na implantação da Escola para qualificar o atendimento ao público, além de ampliar a integração da Câmara com a comunidade e aprimorar o instituto da transparência e da democracia em Uruguaiana”, salientou Tarragó.
Entre os objetivos do projeto está possibilitar uma melhor compreensão das funções do Poder Legislativo; oferecer aos vereadores, servidores e estagiários suporte conceitual e treinamento para elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização; capacitar a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo e potencializar o debate político de temas de interesse da municipalidade.
A Escola do Legislativo será composta pelas áreas de capacitação interna; formação de cidadania; e desenvolvimento institucional, cultura, integração e pesquisa. Está prevista a realização de atividades para o desenvolvimento do senso crítico e político e para a divulgação, entre os cidadãos uruguaianenses, do papel da Câmara Municipal e do vereador; a concessão de seminários, palestras e outros eventos voltados para a promoção de debate que objetivem a conscientização para a cidadania política; e o gerenciamento de acervo de livros da Biblioteca do Legislativo.
Gabriela Barcellos

0 comentários: