sexta-feira, 2 de junho de 2017

Prefeitura decreta situação de emergência pela enchente

O prefeito Ronnie Mello (PP) e o vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús (PSD) assinaram ontem, 31/5, o Decreto 451/2017, que declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por inundações.
O decreto foi motivado pelas fortes chuvas, que atingem o município desde a semana passada, e que já registra média superior à prevista para essa época do ano, atingindo mais de 600mm. Com isso, até o fechamento desta edição, já havia 33 pessoas, pertencentes a 13 famílias, desabrigadas, outras aproximadamente 490 pessoas, pertencentes a 91 famílias, desalojadas –fora de casa, mas abrigada por amigos ou parentes. Ao todo, 612 pessoas já haviam sido afetadas.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil solicitou ajuda ao Executivo, que deverá dar apoio com voluntários, espaços físicos, materiais, equipamentos, veículos e máquinas pesadas para atender, emergencialmente, a população carente atingida pela cheia.
De acordo com a secretária Ação Social e Habitação, Soraya Salomão, há R$ 574.188,87 disponível na conta da Prefeitura, referente ao serviço de proteção em situação de calamidades públicas e de emergência. “Estamos no aguardo da reprogramação do sistema, por isso, não foi possível sacar este valor”, explica. De acordo com ela, este repasse está represado por não ter sido aberto o demonstrativo físico financeiro da prestação de contas do ano passado. “Montamos uma força tarefa envolvendo diversas secretarias do município, a fim de ajudar e fazer arrecadação de mantimentos, e materiais de necessidades básicas para essas pessoas. Vamos em busca destes recursos para ajudar a sanar o problema que estas famílias estão enfrentando”, completou Ronnie Mello.

Brasília
O Deputado Estadual Frederico Antuones irá a Brasília amanhã (1), e marcou reunião com o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para tratar de recursos federais que deveriam ser repassados ao município, mas que estão represados.
Gabriela Barcellos

0 comentários: