sexta-feira, 8 de julho de 2016

Pesquisas do curso de Enologia são apresentadas em simpósio na Itália

Por Franceli Couto Jorge

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Enologia (Nepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desenvolve diferentes experimentos sobre o cultivo e colheita de uvas. Entre eles estão os que resultaram em três trabalhos científicos apresentados no X International Symposium on Grapevine Phisiology and Biotechnology, que ocorreu no mês de junho, em Verona, na Itália. As pesquisas foram apresentadas pelo docente do curso de Bacharelado em Enologia do Campus Dom Pedrito, Juan Saavedra del Aguila. Conforme o professor, os trabalhos tiveram a participação dos discentes do curso, sendo um apresentado na modalidade oral e dois como pôsteres. A pesquisa com o título “Ethylene, Salicylic and 1-Methylcyclopropene in Postharvest Grape Cabernet Sauvignon” foi a única brasileira apresentada na modalidade oral e contou com apoio financeiro do Edital nº 05/2014 da Pró-Reitoria de Pesquisa (atualmente Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação). Aguila explica que o experimento analisou o uso do etileno na pós-colheita da uva Cabernet Sauvignon, com o intuito de verificar se há alteração na coloração do fruto e, posteriormente, do vinho.
Os pôsteres participantes do evento também trataram sobre a colheita seletiva da uva Petit Verdot para a vinificação na Campanha Gaúcha e sobre os sucos da uva Chardonnay a partir do uso de tipos diferentes de fertilizantes de fósforo. Intitulados, respectivamente, “Selective harvest for the Petit Verdot vinification from Gaucha Campaign in South Big River (RS)/Brazil” e “Grapes juice Chardonnay from different types of Phosphorus fertilizer” são oriundos de um trabalho de conclusão de curso e de um projeto de extensão.
O experimento sobre a colheita seletiva do cultivo da Petit Verdot buscou identificar as características vínicas desta uva, a partir da elaboração de um vinho varietal em método tradicional, considerando álcool, pH, acidez total e o glicerol produzido no vinho, assim como, as características sensoriais olfato-gustativas após finalizado. A partir da realização de uma triagem manual e a aplicação de três tratamentos, apesar de a colheita ter sido antecipada, observou-se que não houve variações significativas dos compostos analisados. De acordo com a pesquisa, “embora visualmente tenha sido possível separar cachos maduros de outros com maturação incompleta, em geral, o vinhedo apresentou uma uniformidade na maturação da cultivar, comprovada pelas análises químicas”. No entanto, é preciso considerar as condições climáticas da região para definir o momento ideal da colheita.
O último pôster da Unipampa apresentado no Simpósio foi desenvolvido com recursos do Edital nº 03/2014 do Programa de Fomento à Extensão (Profext) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext). Segundo Aguila, o trabalho surgiu a partir da demanda de um produtor local e teve como objetivo definir a melhor opção em adubação fosfatada de uvas Chardonnay. O estudo foi desenvolvido com a utilização de diferentes densidades de fósforo (P).
Para o docente, a apresentação dos trabalhos para a comunidade científica da área e o retorno desta é muito importante. “É como um sinal verde, em que estamos traçando o caminho certo”, afirma Aguila. O professor acrescenta que a validação dos experimentos pela comunidade científica motiva os alunos.

0 comentários: