quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Tudo errado: MGA vence e convence na decisão do futsal feminino


Por Everaldo Jacques

Tudo estava pronto para terminar em festa o sábado à noite no Ginásio Municipal. Apenas um empate daria o título às meninas da Celemaster. Sequer fazer gols era necessário. Porém esse detalhe foi o determinante para a equipe de Uruguaiana cair diante da MGA Games, de Caxias do Sul: a falta de gols.
Esse fator foi o principal ingrediente para determinar a vitória do time laranja pela segunda vez consecutiva. Nada deu certo para as meninas uruguaianenses. Além disso, do outro lado da quadra estavam a goleira Bruna (17), responsável por parar o ataque da Celemaster, e Renatinha Adamatti, que jogou como sempre e mostrou porque é da Seleção Brasileira e veio da Itália apenas para jogar as duas partidas da decisão do Gauchão Feminino de 2016.
E foi dos pés dela que surgiu o primeiro gol do jogo, depois de várias chances perdidas pela Celemaster. Renatinha roubou a bola na direita de ataque da MGA e na saída de Jéssica rolou para o meio onde entrava Jaqueline (14), que só teve o trabalho tocar para o fundo das redes. Eram 10min de jogo e a MGA abria o placar, 1x0.
Com o jogo equilibrado, apesar das belas arrancadas de Renatinha (9), o primeiro tempo foi marcado pela igualdade de ações das equipes.
O torcedor que lotou o Ginásio Municipal esperava que no retorno da segunda etapa a reação fosse iniciar. Ledo engano. O golpe contrário veio logo no início, a 1min14seg, com Renata mais uma vez brilhando. Marcou o 2x0 e parecia que não havia marcadora para as suas jogadas.
Becha (8) e Dani Souza (13) tentavam de todas as formas saírem da marcação das adversárias, mas não encontravam espaço para realizar suas jogadas. Mesmo com o incentivo do torcedor, o time do técnico Andrezinho parecia pressionado pela multidão que estava no Ginásio.
Outro golpe do time adversário veio aos 12min50seg, com mais um gol da MGA. Kétlin (10) marcou o terceiro e três minutos depois Renatinha fechou o placar do jogo em 4x0. Como perdera o jogo de ida em Caxias, a MGA precisava vencer no tempo normal e na prorrogação.
Por isso, no final da partida, Andrezinho resolveu trocar suas jogadoras para que as titulares descansassem. A estratégia poderia até ajudar, desde que não acontecesse o pior. Tomar um gol logo cedo.
E foi justamente assim que a MGA Games começou a garantir o título. E novamente dos pés de quem não poderia ser esquecida no jogo. Sem a marcação adequada, Renatinha ficou cara a cara com a goleira a apenas deslocou com classe, fazendo 1x0 para as caxienses, logo ao 1min25seg do primeiro tempo da prorrogação.
Esse gol atordoou as jogadoras da Celemaster que passaram a errar ainda mais por nervosismo.
A chance do empate veio com um pênalti, marcado pelo árbitro Émerson Silveira, em jogada de Jaqueline (6). Dani Fleitas (5), a capitã da Celemaster, foi escolhida para bater a penalidade e empatar o jogo, resultado que daria o título do campeonato para as meninas da fronteira. Tudo terminaria em festa para a equipe tricolor.
Porém, no gol da MGA estava Bruna. Ela foi mais ágil e defendeu o chute de Dani, até com certa tranquilidade. E depois de perder a maior chance do jogo, a Celemaster sucumbiu por completo diante da instabilidade psicológica que lhe abateu. Mesmo assim, com dificuldades, criou boas oportunidades, todas desperdiçadas.
E os “deuses do futebol” castigam aquelas equipes que não fazem gols, principalmente em decisão. Foi mais uma vez o que aconteceu. Faltando 20 segundos para o final da prorrogação, coube a Ketlin finalizar para o fundo das redes, marcando 2x0 para a MGA e terminando por completo com qualquer esperança do torcedor da Celemaster.
A MGA, além do título, terminou o campeonato com a goleadora da competição (Renatinha); com a defesa menos vazada (Bruna, Renata e Gil), e com o nome do jogo na decisão (a goleira Bruna). Título conquistado, título merecido.
Essa foi a única partida oficial em que a Celemaster não marcou gols. Eles que faltaram para que o campeonato de 2016 ficasse em Uruguaiana.

0 comentários: