quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Campus Bagé celebra 10 anos

Por Tamíris da Rosa

A noite de quinta-feira, 15, foi de comemorado os 10 anos de atividades letivas no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para marcar a data o deputado estadual, Luiz Fernando Mainardi, palestrou sobre: Unipampa e o Desenvolvimento Regional. Após a atividade, a comunidade acadêmica participou de um jantar comemorativo. Participaram da celebração o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, a ex-reitora da instituição, Ulrika Arns, além de pró-reitores e direção do Campus Bagé.
Na oportunidade a ex-reitora da instituição, Ulrika Arns falou sobre a missão da Unipampa que é de elencar e produzir conhecimento de ponta que a região precisa. “Trabalhamos para ter o reconhecimento da Universidade que o pampa clamou”, declarou ela.
O diretor do Campus Bagé, Fernando Junges, também aproveitou a oportunidade para falar sobre o desenvolvimento regional que a Unipampa trouxe para o local. “A cidade de Bagé evolui bastante desde o ano de 2006, quando chegamos aqui e o Campus começou suas atividades”, disse ele.
O vice-reitor da Universidade, Maurício Aires Vieira, contou que participou da luta pela implantação da Unipampa na região. Ele também falou sobre a mudança que a instituição trouxe na vida de muitos, seja pelo trabalho, ou pelo que vieram fazer sua vida no campo e estudar na região que estava esquecida.
A atividade terminou com a palestra do deputado estadual, Luiz Fernando Mainardi, sobre a Unipampa e o Desenvolvimento Regional. Na oportunidade, Mainardi afirmou que, de acordo com uma pesquisa realizada por professores do Campus Santana do Livramento, a vinda de professores, técnicos e estudantes naquele município gerou um aporte de R$ 1.003.662,00 anuais no mercado imobiliário, além de um crescimento de 10% no setor de alimentação. “Podemos afirmar que a Unipampa tem contribuído de forma significativa para impulsionar o desenvolvimento dessas regiões, seja no campo de conhecimento, das tecnologias, bem como da economia, sempre em diálogo com as vocações, trajetórias e experiências locais”, falou Mainardi.
De acordo com o deputado, a presença da Unipampa nos dez municípios em que está instalada tem trazido uma significativa alteração nas economias locais que passaram a se organizar para atender as demandas geradas pelo novo público e seus recursos.
Mainardi terminou sua fala reafirmando seu compromisso com a Universidade.
Após a palestra, os presentes participaram de um jantar de comemoração dos dez anos do Campus Bagé.

0 comentários: