sábado, 24 de dezembro de 2016

Ronnie e Carús apresentam seu secretariado













Gabriela Barcellos

O prefeito eleito, vereador Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD) anunciaram na manhã de ontem, 23/12, o primeiro escalão do Executivo a partir de 1º de janeiro, bem como as alterações nas secretarias municipais. O anúncio foi feito em evento presidido pelo próprio prefeito eleito, no Tamandaré Iate Club.
Antes de iniciar a apresentação dos escolhidos propriamente dita, Ronnie fez, em seu nome e de Brasil Carús, um breve discurso ressaltando que o objetivo neste momento e ser “muito objetivo, pois hoje em dia, mais importante que falar é trabalhar”. Ele agradeceu a cada um dos secretários e secretárias que aceitam “não um convite, mas um desafio para transformar nossa cidade nos próximos dias. Me refiro a dias, pelo simples fato de que não temos mais tempo a perder”.
Ele também agradeceu ao grupo de transição e ressaltou que, já neste período, foi implantado um modelo de trabalho que será levado ao Executivo de forma que todos os secretários – sejam titulares ou adjuntos – tenham como base uma completa integração, com muita atenção, dialogo e respeito entre si. Por fim, citou a reaproximação pretendida pelo novo governo com entidades, com a iniciativa privada e, principalmente, com a comunidade. “Essa é a fórmula para resgatar a autoestima, a credibilidade e o maior de todos os desejos: ver nossa Uruguaiana voltar a crescer, a se desenvolver. A turma que aqui está adquiriu nossa confiança pela maneira agregadora, pelo espírito de grupo, pelo conhecimento e desejo de mudança, através de muito, mas muito trabalho”.
Aos escolhidos, Ronnie e Carús também deixaram uma mensagem: “Vocês serão nosso espelho, pois eu e Carús sabemos que todos têm plenas condições de superar cada obstáculo que cruzar o caminho de vocês e, mais do que isso, serem verdadeiros líderes na condução dos serviços de nossa prefeitura, dando exemplo de trabalho e dedicação”, disse Mello.

As secretarias
Como prometido, Ronnie e Carús reduziram o número de secretárias das atuais 16 pastas – incluindo a Procuradoria-Geral do Município, para treze pastas. Para isso, algumas áreas foram agrupadas e contarão com secretários adjuntos, que irão auxiliar na execução dos serviços – basicamente o que realizam hoje os diretores de cada setor das secretarias. Além das reduções, algumas áreas que hoje não estão diretamente incluídas foram contempladas.
“Como vocês puderam perceber, iremos aglutinar, agrupar, algumas secretarias, o que não significa a “diminuição” na importância desta ou daquela, muito pelo contrário, iremos dar muito mais ênfase, com responsabilidade, objetividade, fazendo com que tudo aquilo que é relacionado a referida pasta seja tratado com a mesma atenção e respeito aos temas que envolvem o poder público de forma geral”, frisou Ronnie.
A atual secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho passará a ser uma super-secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, e englobará comércio, indústria, comércio exterior, transporte internacional, agropecuária e turismo. Já a secretaria de Esporte e Lazer, a partir de 1º de janeiro, será secretária municipal de Esporte, Cultura e Lazer. A atual secretaria de Obras e Serviços Urbanos passará a ser secretaria municipal de Infraestrutura Urbana e Rural. Por fim, a secretaria de Segurança e Trânsito será mais uma super-secretaria municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

Os secretários
A partir de 1º de janeiro, a secretaria de Administração estará a cargo do advogado Diroci Rodrigues, que já exerceu diversas funções no serviço público, inclusive ao lado do vice-prefeito eleito durante sua gestão a frente da secretaria estadual de Transportes. A secretaria de Ação Social e Habitação será ocupada pela professora Soraya Salomão. Já a remodelada para secretaria de Desenvolvimento Econômico ficará a cargo do empresário Aerton Auzani, diretor do Sindicato dos Varejistas (Sindilojas). A Educação será comandada pelo professor e ex-diretor da escola Dom Fernando, Emerson Ortiz. Na pasta de Esporte, Cultura e Lazer, um nome forte dentro da área será o comandante, o médico traumatologista Paulo Kleinubing, que há mais de 30 anos atua diretamente no desporto uruguaianense. A Fazenda ficará a cargo de Valdir da Rosa, profissional da área contábil com longa carreira. Sem surpresas, a secretária de Governo ficou a cargo de Paulo Fossari, que foi, chefe de gabinete do prefeito eleito durante a maior parte dos dois mandatos na Câmara de Vereadores, atualmente coordenador da FGTAS/Sine em Uruguaiana e coordenador geral da campanha Ronnie e Carús. A remodelada secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural ficará a cargo de João Francisco Fernandes. No Meio Ambiente, a produtora rural, advogada e professora Márcia Fumagalli será a secretária. No Planejamento, uma das secretarias que deverá ter papel chave na próxima gestão, estará o arquiteto Carlos Prudêncio, atualmente coordenador regional de Obras Públicas e um dos homens responsáveis pela elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana. A secretaria de Saúde também estará nas mãos de uma profissional da área, com extensa ficha de trabalho na própria Secretaria, a enfermeira Thaís Aramburu. A nova secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana estará a cargo do vereador reeleito Irani Fernandes. Já na Procuradoria-Geral estará Eduardo Martins, procurador do município concursado e atualmente assessor especial de controle interno.

0 comentários: