quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lançado Programa Agro+RS

Gabriela Barcellos

O governo do Estado lançou na tarde de ontem, 21/11, a partir das 14h30, no Palácio Piratini, a versão estadual do programa Agro+, batizado de Agro+ RS. Elaborado nos mesmos moldes do projeto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recentemente lançado, a edição gaúcha vai simplificar processos e normas de atendimento do setor produtivo para reduzir a burocracia na esfera pública e estimular o crescimento econômico. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a implementar o programa.
Em setembro, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, convidou entidades ligadas ao setor a fazer um diagnóstico de obstáculos na produção agropecuária e apresentar sugestões para melhorar a situação. No mês seguinte, as reivindicações foram entregues. “Sem deixar de lado a sustentabilidade, podemos, sim, tornar a produção primária mais ágil e menos burocrática, o que, lá na ponta, representará mais geração de emprego e renda para o estado”, afirma Polo.
Tão logo foi anunciado em nível federal, o programa chamou atenção do governo gaúcho, que passou a trabalhar na elaboração do programa estadual. A Seapi designou um grupo técnico para analisar a viabilidade das alterações sugeridas e, em um segundo momento, apresentá-las em forma de seminário para definir os encaminhamentos e definição do plano. Com a implementação do programa em nível federal, o Agro + RS poderá rever algumas normas e procedimentos que hoje estão em vigor e que, em alguns casos, já não condizem com a realidade atual.
De acordo com Polo “O Agro + RS possui um espectro amplo, onde temos a meta de revisar procedimentos e ações para que tenhamos condições de proporcionar mais simplicidade em demandas do cotidiano do setor agropecuário. Sem deixar de lado a sustentabilidade, podemos sim tornar a produção primária mais ágil e menos burocrática, o que, lá na ponta, representará mais geração de emprego e renda para o Estado”, avalia.
A iniciativa do Rio Grande do Sul foi destacada pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que está incentivando os demais estados a seguirem o exemplo gaúcho
A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador, José Ivo Sartori (PMDB), de representantes do Mapa, prefeitos, vereadores e secretários de Agricultura de vários municípios do Estado, produtores, representantes de entidades e líderes do setor.

0 comentários: