quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Serviços de radioterapia e oncologia podem se desmembrar do IRON

Nos últimos dias, uma mobilização tomou força nas redes sociais contra uma suposta descontinuidade dos serviços de oncologia do Instituto de Radioterapia e Oncologia (Iron), anexo ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSSCU).
O Iron é referência em oncologia na região e o serviço é disponibilizado aos pacientes, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na condição de prestador de serviços da Santa Casa de Caridade. A continuidade do serviço, porém, estava ameaçada e foi tema de reunião com a presença do vice-governador do Estado, José Paulo Cairolli e do secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis no dia 20 de julho.
Na ocasião, foram tratadas as dificuldades de acesso e oferta de serviços para a Santa Casa. Segundo a coordenadora regional de saúde, Heili Temp, na reunião ficou definida uma comissão, na qual ela preside, para apresentar, em até 60 dias, um parecer de manutenção ou não da referência de alta complexidade do HSSCU. No entanto, a coordenadora nega que já tenha algo definido. “A gente já vem se reunindo com o Hospital e fazendo esse acompanhamento. Temos o entendimento que muitas melhoras já são visíveis em relação à Santa Casa. Eu não recebi nada oficialmente por parte do Hospital, que o IRON deixaria de prestar serviço”, comentou.
Segundo, o diretor do Iron, médico oncologista José Adir Müller, o Iron foi comunicado pelo hospital sobre a possibilidade de dividir os setores de oncologia e radioterapia. “A proposta da Santa Casa é dividir a oncologia e radioterapia, é o que está sendo colocado. Eu acredito que suspensão do serviço, só se houver alguma demanda jurídica, acho que não vai ter descontinuidade do serviço até porque a gente não tem essa ideia. Mas não se tem nada oficial ainda, só teve um comunicado por parte do hospital”, esclarece.
A Santa Casa se manifestou através de nota, que está avaliando o processo de reestruturação da instituição desenvolvido por uma equipe de consultoria independente e altamente qualificada, entre outros apontamentos, concluiu pela necessidade de alteração do contrato vigente entre IRON (Instituto de Radioterapia e Oncologia de Uruguaiana) e a instituição. Confira na íntegra:
“A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana informa que o processo de reestruturação da instituição desenvolvido por uma equipe de consultoria independente e altamente qualificada, entre outros apontamentos, concluiu pela necessidade de alteração do contrato vigente entre IRON (Instituto de Radioterapia e Oncologia de Uruguaiana) e a instituição. A decisão também está baseada em laudos emitidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.
Assim, o serviço prestado à população da região passará em breve, a ser realizado por duas empresas, uma especializada em radioterapia e outra em quimioterapia, proporcionando ainda mais qualidade no atendimento desenvolvido pelo Serviço de Alta Complexidade em Oncologia.
Não houve, nem haverá suspensão de trabalhos no Serviço de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Muito menos, queda na qualidade na prestação de serviço ou diminuição do número de atendimentos.
Desta forma, a direção da Santa Casa esclarece que a população atendida pela instituição poderá constatar, durante e após a conclusão do processo de alteração da atual sistemática de atendimento no setor, uma melhoria na assistência aos pacientes oncológicos.
A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Iron ao longo de três décadas, sendo este um serviço pioneiro e de alta relevância à comunidade de doze municípios da região da Fronteira Oeste do Estado.
Ao mesmo tempo em que também atende às avaliações de órgãos oficiais que fiscalizam o atendimento prestado à população, a Santa Casa, alinhada às observâncias de técnicos e consultores especializados, busca a melhoria e a excelência dos serviços disponibilizados aos pacientes atendidos pelo hospital”.
 
Larissa Vargas 

0 comentários: