quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Unipampa: Falta de coleta de resíduos do HUVet atrapalha formação de acadêmicos


Os alunos de medicina veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), estão sendo prejudicados na formação por falta de coleta de lixo do Hospital Veterinário Universitário (HUVet).
Segundo o acadêmico do 6º semestre, Ney Luzardo Ulrich Neto, a falta de coleta já chega há quase três meses. “Nós estamos há 80 dias sem a coleta de resíduos. Os professores começaram a se assustar, porque tudo que a gente faz ali gera muito resíduo, então daqui a pouco vem um cadáver de algum animal para fazer uma necropsia para definir do que morreu, e o cadáver tem que ter uma destinação correta, a gente não pode descartar de qualquer forma, e assim praticamente quase tudo que envolve a veterinária”, comentou.
O aluno ainda completou dizendo que as práticas de algumas disciplinas estão sendo prejudicadas. “Por exemplo, a gente tem uma disciplina de patologia que só define que tipo de doença é, onde se faz as necropsias. O professor falou, que as necropsias que tínhamos programadas seriam suspensas. Então, os alunos que estavam naquele semestre com aquelas necropsias ficam com aquela lacuna, que não vai ser preenchida posteriormente, porque no próximo semestre o conteúdo já avançou, já não se tem mais aquela cadeira. Aquilo que tinha que ser feito para a formação profissional deixou de fazer e paciência”, explicou.
“Claro que se tenta ajustar de alguma forma, o que os professores querem é nos ensinar. Então, daqui a pouco a necropsia em si a gente não vai fazer, a gente vai passar um vídeo de como seria. Ou vamos fazer uma didática, vamos ler um artigo de como se deve proceder. Isso auxilia, mas é completamente diferente que a gente colocar a mão na massa, do que praticar”, completou.

Diretório

Em nota, o diretório do curso fala que a comunidade em geral também está sendo afetada. “Quem é o prejudicado? Primeiro, a comunidade Uruguaianense e região, que poderia ter um excelente serviço por parte do HUVET e hoje está sem. Segundo, a imagem do campus junto à opinião pública, a instituição federal não está realizando atividades que são importantes ao povo e este que sempre teve na universidade uma visão de instituição de alto nível agora passa a ver a mesma com a incerteza e desconfiança mas principalmente os alunos do curso, estes que estão sem poder realizar as atividades práticas que são componentes obrigatórios para formação curricular”.
O diretório termina a nota citando que ainda não há previsão de volta da coleta de lixo. “Qual o prognóstico? Desfavorável. Passado mais de dois meses do fim da coleta a reitoria ainda não tem previsão para lançamento do edital licitatório para restabelecimento da coleta (vale mencionar que após o edital ser publicado ainda existe todos os prazos legais a serem observados até o real início de uma atividade) e o hospital sem poder realizar procedimentos estuda encerrar todas as atividades”.

HUVet

Também através de uma nota, a direção do HuVet, a cargo do professor Diego Beckmann, se pronunciou na última terça-feira, 22/8, confirmando a suspensão dos serviços a partir da próxima segunda-feira, 28/8. “A direção do Hospital Universitário Veterinário da Unipampa (HUVet- Campus Uruguaiana), informa que, entre os dias 22 e 25, a unidade estará atendendo apenas os retornos já agendados. A partir do dia 28, todos os atendimentos e procedimentos que envolvam animais estarão suspensos, por período indeterminado, e só serão restabelecidos quando o serviço de coleta de resíduos for reiniciado”, diz o documento. Por fim, o HUVet informou que a contratação do referido serviço abrange diferentes campi e, por essa razão, não depende do HUVet. “Todas as providências cabíveis foram e estão sendo tomadas para restabelecer as atividades o mais breve possível”, finaliza.
Procurada pela reportagem do Jornal CIDADE, a direção do campus disse que se manifestaria através de nota e comprometeu-se a emitir o documento. No entanto, até o fechamento desta edição, não o fez.

Larissa Vargas

0 comentários: