quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Valorização da vida: Câmara vota hoje a instituição do ‘Setembro Amarelo’

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei que institui no calendário de eventos do município a campanha ‘Setembro Amarelo’, de valorização da vida. A iniciativa é do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP) e a matéria foi discutida em plenário pela primeira nesta terça-feira, 22/8, devendo ser votada hoje pelos parlamentares.
Trata-se de uma campanha de prevenção e conscientização que visa despertar a sociedade para a questão do suicídio como um problema de saúde pública, que deve ter a atenção de todos e pode ser evitado. Durante o mês de setembro de cada ano, serão desenvolvidas diversas ações de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, envolvendo tanto a administração pública, quanto entidades civis, ONGs e profissionais liberais.
As atividades serão apoiadas pelo poder público municipal, de todas as formas que lhe for possível, principalmente através da divulgação do evento bem como participando ativamente da campanha por intermédio das secretarias municipais de Saúdes, Educação e Assistência Social. “A ideia é que ao decorrer do referido mês sejam abordas ações junto à população visando: alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; contribuir para a redução dos casos de suicídios no Município; estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas visando ampliar o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos”, explicou Delgado ao justificar o projeto.
Atualmente Uruguaiana ostenta o triste título de recordista gaúcha em número de suicídios e, somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 18 casos. A informação é do presidente do Núcleo de Apoio à Vida de Uruguaiana (Naviu), general José Alberto Leal. Em anos anteriores, o maior número registrado no município foi de dez casos ao longo de um ano inteiro.

Gabriela Barcellos

0 comentários: