sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Na Educação, Não: Apemu derruba projeto de emenda do Executivo

A Associação dos Professores e Especialistas em Educação da Rede Municipal de Uruguaiana obtém vitória histórica para o magistério.
Após a exoneração de DelmarKafmann do cargo de secretário de Educação, a professora Dirce Gracioso Soares, presidente da Apemu, esteve reunida com o prefeito Luiz Augusto Schneider quando o colocou a par das ações do magistério municipal com vistas a derrubar, pela quarta vez, a tentativa de Schneider de desviar recursos orçamentários da Educação, através de emenda à Lei Orgânica vigente. Entre as ações que estavam previstas para hoje, havia inclusive uma paralisação da categoria para ocupar o Plenário do Palácio Borges de Medeiros, visando pressionar os Vereadores a derrubarem a emenda de Schneider.
O município nunca aplica os recursos destinados à Educação, de 35% do orçamento, e agora Schneider fez compromisso de aplicar integralmente o previsto na Lei Orgânica, em troca do apoio da professora Dirce para redução para 30%. O Prefeito garantiu a aquisição de um notebook para cada professor e uma máquina reprográfica (xérox) para cada escola municipal, a contratação de uma empresa para transporte de alunos com necessidades especiais, bem como, no prazo de dois anos, acessibilidade universal nas escolas municipais, e correção de todas as deficiências de infraestrutura apontadas através de vistoria técnica a ser realizada imediatamente.
Mamata liberada
Para garantir a aprovação à proposta que dará governabilidade ao município, salvando a administração Schneider com incremento de R$ 10 milhões nos recursos livres do orçamento, Dirce conseguiu também a flexibilização do cumprimento da carga horária extraclasse, deixando a cargo de cada direção escolar liberar o professor para cumprir esta jornada em sua casa, por exemplo, além de ter agarantia de investimento de 2% do orçamento na capacitação e ensino continuado dos professores.
Schneider elaborará o novo projeto de emenda, em acordo com as exigências da Professora, devendo, nos próximos, submetê-lo novamente ao Legislativo.

0 comentários: