terça-feira, 12 de setembro de 2017

Delegado Adriano Linhares é oficialmente transferido

O delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues não é mais o titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) em Uruguaiana.
Linhares já estava atuando fora da cidade desde agosto do ano passado, quando foi chamado para coordenar a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil, que atua em todo o Estado. Ainda assim, continuava lotado na Defrec, com possibilidade de retorno às atividades no município. A remoção formal, porém, ocorreu no final de agosto e Linhares agora integra a Polícia Civil em Caxias do Sul. Neste período, a Defrec foi comandada interinamente pela delegada Caroline Huber (de agosto de 2016 a fevereiro deste ano) e pelo delegado Enio Tassi (de fevereiro até agora).
Em pouco mais de um ano em Uruguaiana, Linhares foi responsável por mais de cem prisões – entre temporárias e preventivas e autuações em flagrante – especialmente por tráfico de entorpecentes. Entre as ações de destaque, Linhares também esteve a frente da identificação e prisão da quadrilha responsável pela tentativa de assalto a agência local do Banco Itaú (dez pessoas foram presas) e identificação e prisão dos envolvidos no furto de uma carga de 25 toneladas de queijo, avaliada em R$ 600 mil, e ainda a recuperação da mercadoria em um estabelecimento comercial local.
Ainda não há previsão quanto a vinda de mais um delegado para o município, seja para substituir Linhares na Defrec, ou assumir quaisquer das delegacias locais. De acordo com o delegado regional, Juliano Aguiar de Carvalho, esta é uma prioridade para a Delegacia Regional e as tratativas para a vinda de um profissional já estão em andamento. Ele diz ainda que a remoção formal de Linhares reforça a necessidade e os argumentos para a vinda de um novo profissional. “O delegado Adriano ainda estava lotado em Uruguaiana e havia a possibilidade de retornar à Defrec. Sua remoção formal, dá força a necessidade da vinda de outro profissional. Agora, são oficialmente somente três delegados em Uruguaiana. Estamos buscando com urgência suprir esse déficit”, explica Carvalho.
Até que um novo profissional chegue à cidade, Uruguaiana conta com a delegada Alessandra Xavier de Siqueira, titular da 2ª Delegacia de Polícia e que responde ainda pela 1ª Delegacia de Polícia; delegada Caroline Huber, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que também atende à Barra do Quaraí; e delegado Enio Tassi, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que continuará respondendo também pela Defrec. Os três profissionais ainda se revezam em regime de sobreaviso para atender as ocorrências do plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) durante a noite. Já os procedimentos ordinários da DPPA estão aos cuidados do delegado Peterson Benitez, lotado em Alegrete.

Gabriela Barcellos

0 comentários: